tribunadanoticia.com.br

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

IBGE faz relato parcial do Censo realizado em Reserva

O IBGE, fez hoje à tarde na Câmara de Vereadores de Reserva, uma apresentação parcial dos Censo realizado do município. Segundo esses dados, Reserva tem aproximadamente 24.000 habitantes, o que mantém o município com a mesma quota no Fundo de Participação dos Municípios - FPM.

ACIDENTE FAZ 3 VÍTIMAS NO CAPIVARÍ

Na tarde de ontem, um pálio após ultrapassar dois caminhões, bateu de frente com uma carreta. Neste acidente ocorrido da PR 441, três pessoas morreram,uma criança, o motorista Kisleu Panuchi Lourenço e o passageiro Fábio Soares do Rosário.
Os outros dois ocupantes, encontram-se internados no Hospital Dr Feitosa em Telêmaco Borba.

Bancos, telefonia e escolas lideram reclamações no PROCON do Paraná

O Procon, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Cidadania, realizou, entre janeiro e julho deste ano, 82.235 atendimentos, o que equivale a uma média diária de 559 registros em 147 dias úteis. A informação foi dada, nesta quarta-feira (29), pela coordenadora Ivanira Gavião Pinheiro. Os assuntos mais reclamados pelos consumidores estão relacionados à telefonia – fixa e celular –, bancos, aparelhos celulares, escolas, cartão de crédito, veículos, vestuário e acessórios e internet (provedor, adsl e cabo).

O Procon, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Cidadania, realizou, entre janeiro e julho deste ano, 82.235 atendimentos, o que equivale a uma média diária de 559 registros em 147 dias úteis. A informação foi dada, nesta quarta-feira (29), pela coordenadora Ivanira Gavião Pinheiro. Os assuntos mais reclamados pelos consumidores estão relacionados à telefonia – fixa e celular –, bancos, aparelhos celulares, escolas, cartão de crédito, veículos, vestuário e acessórios e internet (provedor, adsl e cabo).

O atendimento do Procon-PR é realizado por telefone e e-mail, responsáveis por mais de 75 % dos registros, e pessoalmente. “Também foram feitas audiências de conciliação, 8.445 no período; emitidas certidões e pareceres técnicos; realizadas investigações preliminares; despachos e decisões administrativas; e ações fiscais, entre outros procedimentos”, explica Ivanira.

A área de Serviços continua na liderança das queixas com 28.184 registros, seguida por Produtos (24.137) e por Assuntos Financeiros (18.723). As áreas de Habitação, Saúde, Consórcio e Alimentos também apresentam queixas, mas em menor proporção. Há também cerca de cinco mil atendimentos com situações que não se referem a consumo e outros serviços.

O consumidor é atendido gratuitamente no Procon e pode optar por obter informações e orientações pelo Disque Procon 0800-41-1512, das 8h30 às 18h, ou pelo “Procon Responde”, que pode ser acessado no endereço eletrônico www.pr.gov.br/proconpr. Também pode se dirigir ao Espaço da Cidadania, na Alameda Cabral 184, esquina com a Rua Cruz Machado, Curitiba, a partir das 9h, para fazer a sua reclamação, portando o seu RG, CPF, comprovante de residência e da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato, etc). Ao abrir sua reclamação, o consumidor já tem agendada a data de sua audiência para a resolução do problema.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

APAE REALIZOU PALESTRA SOBRE A SEMANA DO EXCEPCIONAL

A APAE de Reserva, realizou hoje à noite, palestra no Clube Reservense, sobre a Semana Nacional do Excepcional, valorizando e mostrando as potencialidades das pessoas portadoras de deficiências.

OPOSIÇÃO NÃO ACEITA CANDIDATURA ÚNICA

A oposição em Reserva, mesmo sabendo das reais possibilidades de sofrer a 3ª derrota consecutiva em Reserva, pois já perdeu duas para o grupo do prefeito Neto, uma para prefeito e a outra para deputados, promete lançar assim mesmo candidato a prefeito, apenas para discutir propostas, falou o vereador Orlei, na Rádio Comunitária.
JOGAR DINHEIRO FORA
Deve estar sobrando recursos nas mãos da oposição, pois bancar uma campanha não é barato.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

VEREADORES HOMENAGEIAM ATLETAS CAMPEÃS

Vereadores, o vice-prefeito Aleixo Lopata e o prefeito Neto durante a Sessão Solene


Atletas do Futsal Feminino, da Bocha e o público presente

Os vereadores reservense, neste dia 23/08/07, homenagearam as atletas campeãs regionais de futsal feminino dos JAPS e os atletas da Bocha, que ficaram em 3º lugar na competição.

Nesta Sessão Solene estiveram presentes o prefeito municipal Frederico Bittencourt Hornung, o vice-prefeito Aleixo Lopata, o diretor de esportes Gerson Gomes e reservenses que foram prestigiar as atletas pela conquista.
Bocha classificou-se em 3º lugar

A Seleção Municipal de Bocha, conseguiu sua classificação após vencer a equipe de Arapoti por 2 x 0. A equipe reservense jogou duas vezes contra o time de Arapoti.

Prefeito fala sobre os investimentos no esporte

O prefeito Neto, falou sobre os investimentos feitos no esporte e salientou que irá construir o estádio municipal.

Dr José e Aleixo Lopata, prometeram adotar cada um uma atleta do futsal feminino

Parabenizando a equipe pela conquisa histórica, o vereador Dr José, prometeu apoiar a equipe, adotando uma atleta e ainda buscando recursos junto ao comércio, ação que foi endossada pelo vice-prefeito Aleixo Lopata.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

FUTSAL FEMININO DE RESERVA É CAMPEÃO DA FASE REGIONAL DOS JOGOS ABERTOS

A Seleção Reservense de Futsal Feminino, hoje, sagrou-se campeã da Fase Regional dos Jogos Abertos do Paraná, conquistando assim o direito de diputar a Fase Final da Competição. A equipe venceu o time de Rebouças por 5 x 2. O time é comandado por Luiz Cesar Beira e também está disputando o IV Campeonato Regional da Liga dos Campos Gerais.
Resultados da equipe:
Reserva 8 x 1 Telemâco Borba
Reserva 8 x 0 Irati
Reserva 7 x 0 Carambei
Reserva 4 x 0 Rio Azul
Reserva 5 x 2 Rebouças
BOCHA
A Seleção de Bocha, joga mais tarde contra a equipe de Arapoti para conquistar sua vaga na Fase Final que acontecerá na cidade de Toledo.
Resultados
Reserva 2 x 1 Arapoti
Reserva 0 x 2 Imbituva
FUTSAL MASCULINO
A equipe de Futsal Masculino, não classificou-se após perder dois jogos.
Resultados
Reserva 2 x 12 Imbituva
Reserva 4 x 5 Prudentópolis

domingo, 19 de agosto de 2007

SUCESSO MARCA RODEIO DO POTRO LOBUNO

A festa de rodeio realizada neste fim de semana pelo CTG Potro Lobuno foi um verdadeiro sucesso, sendo muito prestigiada. Os membros do Potro Lobuno comandados pelo patrão Lúcio Morães e pelo conselheiro do MTG do Paraná, Antônio Valdemir Roberto, trabalharam arduamente para realizar o evento.
Diz um ditado: uma foto vale por mil palavras...então veja veja 11.000 palavras nas fotos abaixo.....

Panorâmica da pista de rodeio


Público assistindo show durante o rodeio


Galope da vitória do quinteto campeão na prova de laço

O pátio do Centro de Eventos repleto de barracas e carros


O prefeito Neto e o vereador Iraer Malaquias e amigos

Luiz Henrique recepcionando seus convidados em sua barraca


O tradicionalismo reunindo amigos

Otávio Costa recebendo os amigos em sua barraca

A festa contou com atrações que proporcionaram a alegria das crianças

O patrão do CTG Potro Lobuno, Lúcio Moraes, juntamente com os ginetes momentos antes da montaria

O ginete Tiãozinho abrindo as disputas na gineteada

PMDB REALIZOU JANTAR

Confraternização marcou jantar realizado pelo PMDB Reservense

O PMDB de Reserva realizou um jantar na noite de 17 de agosto na Churrascaria e Lanchonete Ponto de Encontro. Neste jantar aconteceu uma confraternização entre os membros do diretório municipal do partido.

Estiveram presentes o deputado estadual e vice presidente da Assembléia Legislativa Antonio Anibelli , o prefeito Neto, o vice-prefeito Aleixo Lopata, mais 5 vereadores da legenda e os membros do diretório municipal do PMDB.

Na ocasião foram feitos alguns pronunciamentos, entre eles do deputado Anibelli, que falou do seu trabalho no legislativo paranaense, destacou a lei de isenção do pedágio que beneficiará 430 mil usuários das rodovias paranaenses e ainda afirmou a sua satisfação de vir a Reserva.

Outro pronunciamento foi feito pelo professor Junior Vaz, presidente do diretório do partido em Reserva. Ele destacou o crescimento do PMDB e que atualmente estão filiados no partido o Prefeito, o Vice-prefeito, cinco vereadores e um Secretário.

Cândido de M. Gomes

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

HOJE COMEÇA O X RODEIO INTERESTADUAL DO POTRO LOBUNO

Membros do CTG Potro Lobuno, fizeram os últimos acertos na Pista de Rodeio do Parque de Exposições, para promoverem o X Rodeio Crioulo Intestadual do CTG Potro Lobuno.
O conselheiro do MTG, Antônio Valdemir Roberto, e o patrão do CTG, Potro Lobuno, estão animados e apostam que este será um grande rodeio.

Todas as mesas para o baile foram vendidas
As mesas para o grande baile com o conjunto "Os Caciques", estão esgotadas, o Clube Reservense estará lotado no evento.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

PRISÃO EM RESERVA DE UM DOS LADRÕES DO BANDO QUE ASSALTOU ORTIGUEIRA FOI SÓ BOATO

A notícia que circulou em Reserva, falando sobre a prisão na cidade de um dos membros do bando que assaltou em Ortigueira não é verídica, segundo o Cabo Amaní, que em conversa conosco, informou que a PM estava no Município, averiguando outra situação, ressaltou.
Outras Prisões
Já foram efetuadas 12 prisões de membros da quadrilha, elas foram realizadas em Ortigueira, Cambé, Londrina e esta em Reserva.

sábado, 11 de agosto de 2007

Reserva Fm faz festa para comemorar seu 1º ano de existência

População presente na festa
Aproximadamente 250 pessoas compareceram no Mini Ginásio de Esportes Osmar Guimarães na tarde de sábado dia 11 de agosto para participar da festa do primeiro aniversário da Rádio Reserva FM emissora mantida pela ACEAR - Associação Comunitária Entre Amigos de Reserva. Também prestigiaram o evento o vice prefeito Aleixo Lopata e o vereador Orlei Ferreira. Na ocasião foram sorteados uma tv 34", uma tv 14" e um DVD. Os ganhadores dos televisores foram os ouvintes Tiago Ribeiro do Bairro Anta Gorda - tv 34", Cintia A. Galvão do Bairro Capivari de Baixo- tv 14" e o ganhador do DVD foi o ouvinte Sandro Moraes Resende.
Cândido de M. Gomes

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Arrastão em Ortigueira

No final da manhã de hoje, 8 assaltantes fizeram um arrastão em Ortigueira. Os foras da lei após render policiais civis e militares, assaltaram bancos e supermecados na cidade. O prefeito Geraldo Magela foi levado como refém e solto posteriormente. A polícia fechou as estradas e desconfia que os ladrões estejam escondidos em alguma fazenda no município assaltado.

Rapaz leva 5 tiros

Anteontem, quarta-feira, dia 09/08, rapaz levou 5 tiros, os motivos da briga segundo informações foi a realização de inscrições em uma calçada. Saulo , atirou em Alexandre Pietrowski. Após passar por cirurgia a vítima não corre risco de morte.
Fonte: Reserva FM

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

RESERVA PODERÁ FAZER A ABERTURA NA FASE REGIONAL DOS JAPS

A equipe municipal de futsal de Reserva, poderá fazer nesta quinta-feira, dia 16/08, a abertura da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná, em Prudentópolis. O jogo será válido pelo futsal masculino, e acontecerá as 21:00 horas contra a equipe sede da competição. Além do futsal masculino, Reserva, também levará para participar dos JAPs, o Futsal Feminino e a Bocha.

sábado, 4 de agosto de 2007

LEI AMERICANA PODE LIBERAR TURISTA BRASILEIRO DE VISTO

Os Estados Unidos podem deixar de exigir visto dos turistas brasileiros. Uma lei assinada na sexta-feira, (03/08), pelo Presidente George W. Bush, permitirá a alguns cidadãos de "países amigos" dos EUA, viajarem para o país sem essa autorização.
Veja mais
aqui
Fonte: Site Horahnews

Safra 2006/2007 será 21,9% maior do que a do ano passado, apesar das geadas

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento reavaliou as estimativas para a produção paranaense de grãos de verão e inverno da safra 2006/07 e o resultado aponta para uma colheita de 29,2 milhões de toneladas de grãos. A reavaliação foi divulgada nesta sexta-feira (03) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), que já incluiu os efeitos das geadas recentes sobre as lavouras, sendo que a mais afetada foi o trigo, principal cultura de inverno do Paraná. As geadas ocorridas nas madrugadas dos dias 26, 27 e 28 de julho provocaram perdas de 17% na produção do grão.

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento reavaliou as estimativas para a produção paranaense de grãos de verão e inverno da safra 06/07 e o resultado aponta para uma colheita de 29,2 milhões de toneladas de grãos. Esse volume de produção representa um crescimento de 21,9% sobre a safra 05/06, quando foram produzidas 23,96 milhões de toneladas de grãos no Paraná.

A reavaliação foi divulgada nesta sexta-feira (03) pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura, que já incluiu os efeitos das geadas recentes sobre as lavouras, sendo que a mais afetada foi o trigo, principal cultura de inverno do Paraná. As geadas ocorridas nas madrugadas dos dias 26, 27 e 28 de julho provocaram perdas de 17% na produção do grão.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, destacou que apesar da quebra de safra, em função das geadas, a produção de grãos do Paraná é superior à do ano passado e com expectativas de preços melhores no mercado.

Com os ajustes de avaliação feitos desde o período do plantio, em setembro e outubro do ano passado, e os fenômenos climáticos como geadas, considerados naturais para o período do inverno, a previsão de safra que está se concretizando representa exatamente a média de produção prevista há 11 meses pela equipe de técnicos do Deral.

As estimativas são elaboradas com intervalos mínimos e máximos de produção e a equipe técnica vai fazendo os ajustes ao longo do ano, conforme o rendimento de produtividade e comportamento do clima.

Para o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni, a safra 06/07 de grãos de verão teve um desempenho bastante satisfatório. A produção de soja atingiu 11,8 milhões de toneladas, volume recorde que superou até mesmo o resultado da safra 2002/03 considerada a maior dos últimos anos. Naquele ano, a produção de soja foi de 10,96 milhões de toneladas.

A safra de milho também registrou bom desempenho, com uma produção de 8,86 milhões de toneladas na primeira safra. A expectativa de produção do milho safrinha (segunda safra) deverá se confirmar em 4,98 milhões de toneladas, devendo totalizar uma produção total de 13,84 milhões de toneladas de milho produzidas no Paraná.

O aumento de produção da safrinha de milho deve-se à expansão de 37,6% na área plantada, que passou de 1,06 milhão de hectares em 2006 para 1,47 milhão de hectares na safra 2007.

Trigo - A estimativa para a produção de trigo no Paraná foi reavaliada em função das geadas ocorridas entre os dias 26 e 28 julho. Nesses três dias, a previsão de safra caiu de 2,05 milhões de toneladas de acordo com estimativas iniciais para 1,71 milhão de toneladas, uma perda de 340 mil toneladas do grão. Com isso, estima-se um prejuízo de R$ 180,2 milhões correspondentes aos que os agricultores vão deixar de ganhar.

Apesar das perdas que estão se configurando, a safra de trigo desse ano no Paraná ainda é 42,3% maior em relação ao ano passado, quando foram colhidas 1,2 milhão de toneladas. Mesmo com os prejuízos das geadas, o Paraná se mantém na liderança da produção de trigo no País.

Simioni salientou que as perdas nunca são bem-vindas, mas em se tratando de culturas de inverno o risco sempre é maior e as geadas ocorridas são fenômenos naturais durante o inverno.“Se por um lado os produtores vão deixar de contabilizar a receita que era prevista, existe a possibilidade um faturamento maior por parte dos produtores em função da escassez do produto no mercado nacional e internacional”, afirmou.

Nesse mês de agosto, o Deral vai iniciar as pesquisas de campo para levantamento da avaliação e perspectivas de plantio da safra 07/08. Técnicos de campo dos 20 núcleos regionais da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e os gerentes de área da Secretaria de Curitiba estarão trabalhando para a apresentação dos prognósticos no mês que vem.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Membros do Potro Lobuno marcaram presença na reunião da 2ª RT


Mesa diretora da reunião
No noite de ontem, o patrão do CTG Potro Lobuno, Lúcio Moraes e o conselheiro do MTG do Paraná, Antonio Valdemir Roberto, estiveram presentes na reunião trimestral da 2ª Região Tradicionalista do Movimento Tradiconalista Gaúcho do Paraná - MTG, que foi realizada nas dependências da Churrascaria Papai Cogo, em Ponta Grossa.
Nesta reunião estiveram presentes patrões de CTGs de alguns municípios dos Campos Gerais, entre estes, Reserva, Telêmaco Borba, Castro, Palmeira e Ipiranga e Ponta Grossa.

Nesta reunião foram discutidos assuntos referentes ao andamento dos rodeios já realizados e sobre os que ainda serão realizados na 2ª RT, que tem como coodenador o locutor, Airton Vacariano e como vice-coordenador, Nelinho, de Tibagi.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

RESERVA FM INAUGUROU SITE

A Associação Comunitária Entre Amigos de Reserva, mantedora, da Rádio Comunitária Reserva FM, ontem, colocou à programação da emissora ao vivo na internet, os ouvintes poderão acessar o conteúdoaqui.