tribunadanoticia.com.br

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Unidade do Sicredi será implantada em Tibagi

Diretoria do Sicredi campos gerais aprovou estrutura da cidade em março deste ano.

O município de Tibagi será o próximo nos campos gerais a receber uma unidade de Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).

Nessa quinta-feira (29), O prefeito de Tibagi, Sinval Silva (PMDB) participou juntamente com a diretoria do Sicredi campos de uma assembléia geral extraordinária que definiu a implantação de uma unidade no município. A assembléia que contou também com a participação de associados decidiu pela instalação da agência em Tibagi depois de autorização concedida pelo Banco Central.

Segundo presidente do Sicredi Campos Gerais, Lauro Osmar Schenier, o município têm condições favoráveis para receber a unidade. “A agência de Tibagi faz parte do nosso plano de ação para 2008. O apoio que tivemos da prefeitura e dos comerciantes locais foi fundamental para concretizar esse projeto”, afirma.

O Sicredi, nada mais é do que uma agência bancária, que oferece além de serviços comuns a outros bancos, linhas de financiamento de crédito com tarifas mais baixas. O gerente regional da instituição Márcio Zwierewicz, fala também sobre outros atrativos. “Por ser uma cooperativa, todos os nossos clientes são também nossos sócios. Isso significa que todos têm participação nos lucros da empresa”, explica.

A diretoria do Sicredi esteve em Tibagi em março deste ano analisando a estrutura da cidade e o local das futuras instalações. Na ocasião, os representantes do banco se reuniram com o prefeito, secretários e comerciantes de Tibagi. A agência do Sicredi Tibagi será implantada no antigo prédio do Banestado, ao lado da atual agência do Itaú, região central da cidade.

O presidente da Associação Comercial e Turística de Tibagi (ACITTI), João Carlos Gomes, participou da reunião em março e garantiu que a implantação de uma nova agência bancária na cidade pode aumentar o volume de recursos para o comércio e aquecer o setor. “No meu ponto de vista, com mais recursos para os pequenos e médios empresários, a economia da cidade vai crescer. Quem ganha com isso são os consumidores”, disse na ocasião.

O lançamento oficial do Sicredi Tibagi, que marca o início das construções, acontece no dia 17 de Dezembro. A inauguração da agência está prevista para abril de 2008.

Tibagi sedia Paranaense de vôo livre

Etapa acontece neste sábado dia 01 de dezembro

A quarta etapa do campeonato paranaense de vôo livre deve reunir mais de 120 pilotos de parapente e asa delta em Tibagi, na região dos campos gerais. Essa é a primeira vez que o município entra para o circuito de competições da Federação Paranaense de vôo livre. Além de Tibagi, o campeonato conta com provas em outras 7 cidades.

No ano passado, Tibagi recebeu o primeiro festival de vôo com a presença de aproximadamente 200 pilotos do Paraná e outros estados.

A etapa de Tibagi começa no próximo sábado, 1° de dezembro, às 10 horas da manhã.



Confira a programação completa:


01 DE DEZEMBRO



10h00 - Abertura oficial com a presença do prefeito e demais autoridades no Campo Suíço Almir Ribas


10h30 - Inscrições


11h00 - Breefing entre a comissão técnica para definição das provas


12h00 - Início das provas no Morro da Comuna / Jacaré


18h00 - Marcação dos vôos realizados no Ginásio de Esportes Quirão



02 DE DEZEMBRO



10h00 - Abertura da rampa para vôos duplos e pilotos não inscritos na competição no Morro da Comuna / Jacaré


11h30 - Breefing entre a comissão técnica para definição das provas


12h00 - Início das provas


17h00 - Marcação dos vôos realizados no Ginásio de Esportes Quirão


18h00 - Cerimônia de encerramento com solenidade de entrega da premiação no Ginásio de Esportes Quirão



Mais informações pelo telefone (42) 3916-2240


www.tibagi.pr.gov.br


‘Natal Sonho de Luz’ é lançado em Tibagi

Prefeitura de Tibagi

Inúmeras atividades artísticas e culturais integram a programação das tradicionais Cantatas de Natal. Como em 2006, todo o mês de dezembro será marcado com eventos musicais, de dança e outras atividades culturais.

O lançamento acontece no próximo domingo (2), com a presença da Orquestra de Metais do Colégio Santana de Ponta Grossa. Na ocasião será lançada também a decoração natalina.

Os eventos acontecem na Praça Edmundo Mercer, no Teatro Municipal e outros prédios públicos da cidade. A novidade é levar as cantatas até os distritos de Caetano Mendes e Alto do Amparo, com a chegada do Papai Noel e outras apresentações.

Pelo terceiro ano consecutivo o natal de Tibagi ganha um sentido especial: a espiritualidade da festa aliada ao caráter ecológico e as marcas culturais do povo tibagiano. Toda a decoração das praças centrais foi confeccionada com material reciclado. As embalagens pets foram arrecadas através de uma campanha coordenada pelo Provopar, ‘Reciclando a natureza agradece e o Natal acontece’, onde foram trocadas garrafas plásticas por pó de café.

A Praça Edmundo Mercer é a que merece maior destaque. Palco das apresentações natalinas, ela recebeu até uma fonte d’água que rodeia o presépio do nascimento de Jesus. Guirlandas, árvores, anjos, velas, carneiros e outras peças natalinas ganharam um toque especial do artista plástico, José Reale Filho, trabalhando exclusivamente com materiais reciclados.



Confira a programação!



Cantatas de Natal 2007


Natal Sonho de Luz



02/12 (Domingo)


- Abertura do Natal Sonho de Luz;


- Acendimento das luzes;


- Concerto de Natal, com a Orquestra de Metais do Colégio Santana.


Na Praça Edmundo Mercer – 20h



07/12 (sexta-feira)


- 15h30 – VI Festival da Escola Municipal de Dança de Tibagi, apresentação beneficente;


- 20h30 – VI Festival da Escola Municipal de Dança de Tibagi;


- Seresta de Natal, nas janelas do Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior; Com apresentação do Grupo de Câmara de Tibagi e Pré-Escola Aquarela;


Em frente ao Museu Histórico – 20h


08/12 (sábado)


- Feira da Lua, edição especial de Natal;


Calçadão do João Doca, a partir das 18h;


- Natal em Dança - V Festival de Dança da Escola Municipal de Dança de Tibagi;


No Teatro Municipal – 20h


09/12 (domingo)


- 14h - Chegada do Papai Noel em Alto do Amparo e Cantatas de Natal; Com apresentação do Grupo Vocal “Ecos do Vale”;


- Dia da Bíblia;


Na Praça da Bíblia – em frente a Rodoviária, 20h



14/12 (sexta-feira):


- Chegada do Papai Noel;


- Natal Cultural, com apresentação das escolas municipais e entidades;


Nas escadarias da Igreja Matriz – 20h


15/12 (sábado):


- Dia Cultural, apresentação do Conservatório Municipal de Tibagi;


No Teatro Municipal - 20h


16/12 (domingo):


- 14h - Chegada do Papai Noel em Caetano Mendes e Cantatas de Natal, com apresentação do Grupo Vocal 'Ecos do Vale';


- Roda de Viola especial de Natal;


- Na Praça Edmundo Mercer, em frente à Prefeitura – 20h



21/12 (sexta-feira):


- Natal Ecumênico, com apresentação das Igrejas locais;


- Participação especial do Coral da 3ª Idade Santa Paula de Ponta Grossa;


Na Praça Edmundo Mercer – em frente a Prefeitura, 20h


22/12 (sábado):


- Natal dos Ritmos, com apresentação do Grupo Samba Léo e GRUPO JAPONES;


Na Praça Edmundo Mercer – em frente a Prefeitura, 20h


23/12 (domingo):


- Janelas do Advento, com apresentação das crianças na janela, com coral das escolas municipais e entidades;


- Premiação do concurso “Melhor frase de Natal”;


- Encerramento com queima de fogos;


Em frente a sede da Prefeitura Municipal de Tibagi, 20h

Caetano Mendes tem Noite Cultural

Grupo de jovens de Caetano Mendes realizando a apresentação


Diversas crianças e adultos do distrito de Caetano Mendes foram as estrelas do espetáculo musical que marcou a I Noite Cultural no interior do município. As apresentações são resultados da extensão do Conservatório Municipal de Tibagi, que oferece oficinas de música, como violão, teclado e coral.

Em mais de uma hora de exibição, a comunidade que lotou o salão de festas do distrito, pôde reconhecer a qualidade e talento dos músicos e dançarinos do interior. “Esse trabalho permitiu dar oportunidade para inúmeras crianças e adultos do distrito, que só tinham vontade e nem sequer sabiam de suas habilidades. Foi um verdadeiro show de talentos”, destaca o professor de música Marco Nadal.

Durante a abertura, o Prefeito Sinval Silva (PMDB), falou da importância que o projeto tem em preservar e ao mesmo tempo construir valores culturais para a comunidade. “Sempre lutamos para descentralizar as atividades que só eram realizadas na sede de Tibagi. É com orgulho que hoje acompanhamos a evolução e o resultado deste trabalho”, enfatiza

O conservatório

O projeto do Conservatório Municipal de Tibagi é coordenado pelo casal de professores Marco Aurélio e Luciane Nadal. Com apoio do Provopar local, atendem semanalmente além da sede, os distritos de Caetano Mendes e Alto do Amparo. São mais de 200 alunos distribuídos nos cursos de técnica vocal, canto-coral, violão, teclado, violino e ballet clássico. Também é realizado um trabalho musical nas escolas municipais.

Livro resgata história de ruas e famílias tibagianas

Nylzamira Cunha Bejes e o prefeito Sinval Silva durante o lançamento do livro Teu nome é uma história

A Biblioteca Pública de Tibagi foi palco no último domingo, 25, para o lançamento do livro “Teu nome é história”. A obra da escritora Nylzamira Cunha Bejes, apresenta biografia e genealogia de todas as pessoas que nomeiam ruas, praças e prédios públicos da cidade. Pessoas que participaram da história e do progresso do município e foram homenageadas por leis municipais.

Na presença de autoridades legislativas, do poder executivo e de representantes de familiares constados no livro, o prefeito Sinval Silva (PMDB) destacou a importância da obra no resgate da cultura tibagiana. “Esse é um material de referência para qualquer pessoa que quiser saber da nossa história. Tibagi é um dos únicos municípios do Brasil, onde todas suas ruas, praças e outros espaços são nomeados com benfeitores que nasceram ou moraram em Tibagi e de alguma forma contribuíram para o crescimento da cidade”, ressalta.

A obra é resultado de mais de dez anos de pesquisa - contrariando os desejos da autora - e conta a vida dos cidadãos, cujos nomes intitulam logradouros públicos do município. “Pensava que em seis meses estaria com o livro concluído, mas passaram-se dez anos para terminar. Exigiu muita pesquisa e merece destaque a genealogia das pessoas estudadas”, relata.

A bibliotecária Nylzamira retrata a historia de Tibagi com peculiaridades vividas pela própria autora ou baseada em fatos descritos pelo seu pai, Aguinado Guimarães Cunha, no período de 1930 até 2007. Em mais de 500 páginas, uma riqueza de informações e detalhes dos homenageados.

A autora

Nylzamira Cunha Bejes, nascida em Ponta Grossa, pertence a várias academias de letras, de poesia e de cultura. Também integra o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, ocupa a cadeira 30 da Academia de Letras dos Campos Gerais. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná, concursada na Biblioteca Pública do Paraná, exerceu a profissão por 35 anos. Poetisa tem outras publicações: “Teu nome é poesia” e “Sonetos em Curitiba”.


Texto: Peter Allan

Rio Tibagi mais limpo

Mutirão retirou mais de 600 quilos de lixo do Rio Tibagi. 300 mudas de árvores nativas também foram plantadas para resgatar a mata ciliar.

O dia do rio, 24 de novembro, foi marcado de forma especial em Tibagi. Logo cedo, um grupo com aproximadamente 50 pessoas se reuniu às margens do rio Tibagi para retirar dejetos da água. De acordo com dados da secretaria municipal de turismo e meio ambiente, aproximadamente 600 quilos de lixo foram recolhidos. Os participantes do mutirão, também plantaram 300 mudas de árvores nativas às margens do rio.

Para recolher o lixo, o grupo usou botes de raffiting. Nas corredeiras, ao invés de adrenalina, os participantes encontraram muitas garrafas pets, sacolas plásticas e todo tipo de dejeto. O lixo recolhido foi encaminhado para a associação municipal de catadores. Depois de separado, boa parte seguiu para empresas de reciclagem.

O dia ainda contou com palestras educativas e foi encerrado com uma peça teatral organizada pela ONG Patrulha ecológica do rio Tibagi (PERT). A peça, “água, a vida por uma gota”, traz o Tibagi como um velho ancião que observa a atitude dos homens. Durante o espetáculo o rio aparece poluído e sem mata ciliar. “O objetivo é conscientizar a população a preservar e resgatar os mananciais degradados”, explica Alisson Batista, idealizador da peça.


Campanha de reciclagem

A secretaria municipal de turismo e meio ambiente aproveitou o dia do rio para lançar oficialmente a campanha municipal de separação e coleta de lixo. A iniciativa, inédita no município, pretende estimular a população a não jogar lixo orgânico e reciclável no mesmo recipiente.

Para informar como fazer a separação do lixo reciclável corretamente, funcionários da secretaria irão promover palestras educativas nas escolas estaduais e municipais. Um folheto informativo já foi elaborado e deve começar a ser distribuído em breve.

Além disso, o município irá disponibilizar um caminhão equipado só para recolher o lixo “limpo”, plástico, papel, vidro e metal. O caminhão percorrerá as ruas da sede do município todas às quintas-feiras. O projeto começa a funcionar na primeira quinta-feira de dezembro, dia 5.

Todo lixo recolhido será encaminhado para a associação municipal de catadores.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

ACIDENTE

Na tarde de hoje, aconteceu um acidente na Avenida Coronel Rogério Borba, próximo ao Banco do Brasil, envolvendo o Fiat Pálio conduzido pela professora Márcia Nalivaiko e o veículo Astra, dirigido por Gisele Lobascz, causando danos nos veículos e ferimentos na condutora do Pálio.

I MOBILIZAÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA DA CIDADE DE RESERVA

Ontem, terça-feira, 27 de novembro, aconteceu a I Mobilização Contra o Câncer de Mama da Cidade de Reserva, este ato público contou com a realização de uma passeata na Avenida Coronel Rogério Borba, que contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas. Esta passeata, iníciou na Escola Helena Ronkoski Fioravante às 9:30 horas e terminou às 11:30 da manhã na Praça da Igreja Matriz, local onde os participantes assistiram palestras, e a apresentação de uma peça teatral, " A origem do Laço Cor de Rosa" que incentivaram os presentes a se prevenirem contra o Câncer de Mama.
Este evento foi realizado pelas Secretarias Municipais: de Educação e Cultura e Saúde.
Uma da organizadoras do evento, a 1ª dama reservense, Ana Rosí Garabeli, explicou que o dia 27 de novembro foi instituido em todo o Estado, como Dia de Luta contra o Câncer de Mama no Estado do Paraná, através da Lei nº 14.854, publicada no Diário Oficial nº 7085 de 20/10/2005, Projeto que foi apresentado pela deputada estadual Cida Borghetti.

MORREU ATROPELADO PELO TREM

O senhor Davi Chuss, faleceu no domingo, dia 25/11, após ser atropelado na localidade de Paineiras, por um trem da América Latina Logística - ALL, segundo informações prestadas pelo maquinista, a vítima estava sentada nos trilhos e ao tentar levantar-se quando viu a locomotiva, caiu em frente a mesma.

Irmão foi reconhecer o corpo passou mal e veio a falecer vítima de infarto
Depois de ir reconhecer o corpo do irmão ainda sob os trilhos, o senhor Vicente Chuss, passou mal, foi medicado no Pronto Socorro Municipal, e no mesmo dia veio a falecer vítima de infarto.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

RESULTADOS DA 5ª RODADA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO

Ontem aconteceram as partidas válidas pela 5ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo.
Nesta rodada um o atleta do Atlético Reservense, Anderson acabou tendo uma luxação no ombro durante a partida disputada com a equipes do Lageanos.
Resultados:
Jogo 1 - 13:00 horas - Madeireira São João 2 x 0 Black And Boys
Jogo 2 - 15:00 horas - Fazenda Ana Paula 1 x 3 Arte & Concreto/51
Jogo 3 - 17:00 horas - Atlético Reservense 1 x 4 Lageanos

Veja Fotos, e Tabela Aqui

domingo, 25 de novembro de 2007

CORITIBA É CAMPEÃO DA SÉRIE B

O Coritiba venceu na tarde deste sábado, o Santa Cruz no estádio por 3 x 2 e conquistou o Título da Série B, do Campeonato Brasileiro de Futebol, o Coxa além de conquistar o Título ainda volta para a 1ª Divisão do Futebol Brasileiro.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Saúde oferece 6 vagas em teste seletivo

A secretaria de saúde de Tibagi realiza teste seletivo para a contratação de 6 agentes de vigilância epidemiológica. São 4 vagas para a sede do município e duas para os distritos.

As inscrições custam R$ 10 e podem ser feitas até sexta-feira (23) na agência do trabalhador de Tibagi que fica na Avenida Manoel das Dores, 1619.

Os aprovados no teste seletivo serão contratados por 12 meses. O salário é de R$ 380.

O teste acontece no dia 1° de Dezembro a partir das 14 horas no Colégio Estadual Irênio Moreira Nascimento.

Clube recebe R$ 100 mil para reforma


O gerente geral da agência da Caixa Econômica Federal de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Casado e o prefeito de Tibagi, Sinval Silva, durante o ato de assinatura do documento que garante R$ 100 Mil para a reforma do clube

O maior clube do centro municipal de eventos de Tibagi, Horto Florestal, em breve passará por uma reforma completa. O clubão, como é mais conhecido, é um dos principais pontos da cidade para a realização de festas, eventos e exposições. O anúncio da liberação dos recursos foi dado pelo gerente geral da agência da Caixa Econômica Federal (CEF), de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Casado. “Os recursos já foram liberados pelo ministério do turismo e em breve estarão à disposição da prefeitura. O que aguardamos agora é a elaboração do projeto”, explica.

O investimento, agora disponibilizado pelo ministério do Tursimo, foi solicitado em 2005 através de uma emenda individual do Deputado Federal Max Rosenmann (PMDB). A fundo perdido o ministério irá disponibilizar R$ 97.500,00 e o município entrará com uma contrapartida no valor de R$ 2.925,00. O investimento total passará de R$ 100 mil.

De acordo com a secretária de obras e urbanismo de Tibagi, Rita Maristela Ribeiro, o projeto está em fase de conclusão. “vamos fazer uma reforma completa no clube do horto. A pista de dança e o palco serão ampliados. Além disso, construiremos uma nova cozinha e um novo hall de entrada. O clube terá também mais sanitários e saídas de emergência alternativas”, garante.

O prefeito de Tibagi, Sinval Silva (PMDB), atribui a liberação dos recursos à boa relação política que possui. “O apoio do deputado Max Rosenmann tem sido fundamental para melhorarmos a infra-estrutura da nossa cidade. Através de outras emendas ele já nos beneficiou com recursos para adquirirmos máquinas para a secretaria de transportes e ambulâncias”, justifica.


Centro de eventos já passou por reformas

Em 2006, o centro de eventos Horto Florestal de Tibagi recebeu uma série de melhorias estruturais. A prefeitura construiu arquibancadas, novos quiosques e banheiros. Além disso, ampliou a área de camping e recuperou a pista onde ocorrem competições de velocidade na terra.

POLÍCIA MILITAR APREENDEU CRACK EM RESERVA

Aos 30 minutos da sexta-feira, dia 16/11, os policiais militares após abordarem o suspeito pelo furto de uma jaqueta de couro, acabaram por apreender em flagrante duas pessoas em Reserva. Essa prisão originou quando os soldados Messias e Evangelista e o Cabo Amaní, foram informados pelo Sr. Irineu Trelinski, sobre o furto de uma jaqueta de couro; com este indicando que o principal suspeito do ato era seu irmão Carlos Juliano Trelinski. Então os policiais o abordaram e localizaram em seu poder 02 pedras de Crack, e também foram informados pelo abordado que ele havia trocado a referida jaqueta por drogas, com o Sr. Marcelo Sotoski. O detido indicou a casa nº 596, situada no rua Benjamim Constant, onde foi realizada busca domiciliar, e nesta busca os policiais militares além de encontrarem a jaqueta de couro furtada, ainda apreenderam 53 pedras de Crack, a quantia de R$ 667,40 em dinheiro, 5 cartuchos de munição calibre 32 intactos, também detendo no local os Sr. Marcelo Aparecido Dalavia Sotoski e seu irmão Jefferson A. Dalávia Sotoski, os quais foram conduzidos para a Delegacia local para a realização do Flagrante Delito.

RESULTADOS DA 4ª RODADA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO

Acompanhe os resultados da 4ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, que aconteceu neste domingo dia 18/11.
1º Jogo: 13:00 horas - Adap 2 x 4 Associação Desportiva Reservense - ADR
2º Jogo: 15:00 horas - Garotos Unidos 1 x 1 Santa Cruz
3º Jogo: 17:00 horas - Auto Peças Reserva 0 x 3 Comercial

Veja Fotos e Tabela Aqui

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

BATIDA NA MARCÍLIO DIAS

Nesta tarde aconteceu na rua Marcílio Dias, próximo à Remacol, um acidente envolvendo a caminhonete F100 da Casa Rural e o Eco Sport de propriedade do Dr. João Ayres Filho, resultando danos nos veículos.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

CAMPEONATO MUNICIPAL TAMBÉM ESTÁ SENDO DIVULGADO NO SITE DA AAFCENTRO/PR

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo também está sendo divulgado no site da Associação de Árbitros da Região Central do Paraná - AAFCENTRO/PR, entidade cujos membros estão arbitrando as partidas desta competição reservense. Vejam as fotos das equipes que estão participando do campeonato nesses endereços: http://www.aafcentropr.org/ e www.aafcentropr.org/fotos/ , nas mesmas páginas podemos além de acompanhar a tabela da competição ver fotos de equipes que participam de outros campeonatos que estão sendo arbitrados por membros da associação.

Prefeitura faz mutirão para ajudar vítimas de temporal

Casa teve telhas arrancadas devido ao temporal

Funcionários das secretarias de obras, transportes, do corpo de bombeiros comunitários e representantes do Conselho Municipal de Defesa Civil (CONDEC) passaram o final de semana e o início desta segunda-feira (12), amparando vítimas e solucionando os problemas estruturais causados pelo temporal que atingiram o município na última sexta-feira (9). Os trabalhadores envolvidos na ação emergencial distribuíram telhas e lonas para as famílias que tiveram suas casas destelhadas. O mutirão também foi responsável pela limpeza de ruas e cortes de árvores.

A chuva acompanhada de rajadas de ventos fortes começou em Tibagi por volta das 17:30 horas. Em menos de 10 minutos os estragos já eram visíveis. Árvores foram arrancadas, casas destelhadas e ruas alagadas. A cidade inteira ficou sem energia elétrica e água por mais de 18 horas. De acordo com o superintendente da Copel em Telêmaco Borba, Cláudio Vedan, a interrupção da distribuição de energia aconteceu devido à queda de árvores sobre a rede. “Árvores inteiras foram arremessadas sobre a rede de transmissão entre os municípios de Tibagi e Telêmaco Borba, danificando postes e fios. Equipes de plantão trabalharam durante todo o final de semana para solucionar o problema”, justifica.

Nas proximidades do centro de eventos de Tibagi, oito postes de distribuição de energia elétrica não resistiram ao vendaval e cederam. Na localidade de Fazendinha, entre os municípios de Tibagi e Ventania, uma floresta de pinos teve mais de 100 árvores arrancadas. No centro da cidade o corpo de bombeiros registrou 13 quedas de árvores. O caso mais grave aconteceu na vila São José, onde uma árvore caiu sobre uma casa. Por sorte ninguém ficou ferido. A vila, por estar em uma das regiões mais altas da cidade foi a mais atingida. No local, aproximadamente 20 casas foram destelhadas.

De acordo com a secretária de obras e urbanismo, Rita Maristela Ribeiro, o mutirão deve continuar durante toda a semana. “Estamos com uma equipe grande cortando árvores e limpando as ruas. Já adquirimos telhas para as famílias que tiveram suas casas atingidas. Esse trabalho deve continuar pelo menos até o final de semana”, afirma.

Novo temporal

Se depender das previsões do Instituto Meteorológico Simepar a região pode sofrer novamente com ventos fortes e temporais. De acordo com informações do meteorologista Tarcísio Valentim, nuvens carregadas devem se formar sobre o município a partir da próxima quarta-feira (14). Na sexta, o tempo volta a ficar firme na região. Mesmo com as chuvas as temperaturas, durante o feriado prolongado continuam elevadas. A mínima prevista é de 14°C na quarta. A máxima pode chegar aos 28°C no sábado.

domingo, 11 de novembro de 2007

RESULTADOS DA 3ª RODADA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO

Hoje aconteceu no Campo de Futebol Reservense as partidas da 3ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, neste domingo aconteceram os seguintes jogos:
Jogo 1: 13 horas - Arte & Concreto/51 2 x 0 Comercial B
Jogo 2: 15 horas - Lageanos 2 x 2 Mercado JJG/Alvinegro
Jogo 3: 17 horas - Black And Boys 4 x 2 $ União $

Veja fotos, tabela e classificação aqui

RESERVA CONQUISTA O TÍTULO DA LIGA DE FUTSAL DOS CAMPOS GERAIS


As atletas reservenses comemorando a conquista ao lado do prefeito Neto e do vice-prefeito Aleixo Lopata.
As representantes de Telêmaco Borba, ficaram com o vice-campeonato


Neste sábado, a Seleção Municipal de Futsal Feminino jogando no Ginásio Municipal Francisco Alves Martins, em jogo bastante disputado, empatou em 3 X 3, com Telêmaco Borba e conquistou o Título do IV Campeonato de Futsal Feminino, organizado pela Liga de Futsal dos Campos Gerais.

Na primeira partida decisiva que aconteceu em Telêmaco, a Seleção Reservense venceu por 7 x 3, ficando com vantagem no saldo de gols, e assim poderia até perder por 3 x 0 que ficaria com Título da Competição.

As atletas reservenses foram: Ana Paula, Geovana, Fran, Fátima, Franciele Costa, Karla, Paula e Suzana e foram comandadas pelo técnico Luis César Beira.

A equipe de Telêmaco foi integrada pelas atletas: Rosane, Débora, Jaque, Gislaine, Luciane, Eliane, Tininha e Fabiane, sob o comando do técnico Wellington de Petriz.

Marcaram os gols por Reserva, Karla (2 gols) e Paula (1 gol) e por Telêmaco Borba: Eliane ( 2 gols) e Paula ( Contra).

RESERVA FICOU MAIS DE 20 HORAS SEM ENERGIA ELÉTRICA

Por mais de 20 horas os reservenses não puderam contar com a energia elétrica, esta foi interrompida por volta das 17:00 horas da sexta-feira, 09/11, e só retornou após as 13:00 horas do sábado. Segundo informações, a queda de uma torre de transmissão foi a causadora dos transtornos que atingiram também os municípios de Ortigueira, Imbaú, Telêmaco Borba e Tibagi.
OUTROS SERVIÇOS
Outros serviços também foram afetados, entre estes a telefônia e o abastecimento de água.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Trem de luxo faz viagem inaugural pelos trilhos do Paraná

O Great Brazil Express fez nesta terça sua viagem inaugural pelos trilhos do Paraná



O prefeito de Tibagi Sinval Silva e a secretária de turismo Cecília Nanuzi Pavesi representaram o município na primeira viagem do trem de luxo pelas estradas de ferro do estado.

O trem de luxo Great Brazil Express realizou sua primeira viagem pelos trilhos do Paraná nessa terça-feira (6). Considerado o primeiro trem de luxo da América Latina, o Great Brazil conta com decoração exclusiva, que remete ao ar tropical do Brasil colônia. Internamente, poltronas de couro largas, ar condicionado e serviço de bar garante conforto aos turistas. A viagem de trem pelas cidades mais emblemáticas do Paraná faz parte de um pacote turístico de 10 dias que será comercializado exclusivamente nos países da Europa. Quem se interessar pela viagem terá que desembolsar R$ 6 mil.

Entre os passageiros da viagem inaugural, autoridades, do Governo Federal e Estadual, prefeitos dos municípios que fazem parte do projeto e representantes de agências de viagens e de operadoras de turismo. O trem chegou em Guarapuava perto das 15 horas, vindo da cidade de Cascavel. “Guarapuava tem muita história e belas paisagens para oferecer aos turistas”, diz o Prefeito Fernando Carli. Segundo ele, há 53 anos, a chegada do primeiro trem de ferro à cidade trouxe o desenvolvimento econômico. “Hoje estamos presenciando a chegada de um trem de luxo que irá potencializar o turismo em nossa Região”, afirma.

O prefeito de Tibagi, Sinval Silva também participou da viagem inaugural. Apesar de não ter ferrovia, a cidade foi inserida no pacote turístico internacional devido aos grandes atrativos que possui. “Os turistas europeus irão de trem até Castro e depois seguem de ônibus para Tibagi. Aqui conhecem o cânion guartelá e passam uma noite na pousada Itaytiba. Também estamos negociando com a organização para que o grupo almoce em restaurantes da cidade”, explica Sinval.

No Paraná, o Great Brazil Express percorre a ferrovia no trecho que vai de Castro a Foz do Iguaçu. O trajeto da viagem inaugural é o mesmo do roteiro oferecido aos turistas nos pacotes internacionais, que começam operar em abril de 2008. O programa de turismo é resultado de uma associação entre a Serra Verde Express e a operadora de turismo belga Transnico. De acordo com o presidente da Serra Verde Express, Adonai Arruda, os pacotes para a viagem até agosto de 2008, já estão vendidos. “A aceitação na Europa está excelente, devido à nova visão do turismo, voltada às paisagens do interior”, aponta.

Os organizadores acreditam que o pacote trará mais de 2 mil turistas por ano ao Paraná.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Tibagi participa da ABAV 2007

Tibagi foi um dos destaques do estande paranaense

Tibagi entra definitivamente para o cenário nacional de Turismo. A participação do município no maior evento turístico da América Latina é exemplo desse reconhecimento. Tibagi esteve entre as principais cidades turísticas do Brasil na Feira das Américas (ABAV/2007) e no 35° Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, que aconteceram simultaneamente, no Rio de Janeiro.

Ao todo, entre agentes e expositores, o evento contou com a participação de aproximadamente 24 mil pessoas. Só de agências de viagem foram mais de 10 mil, contra aproximadamente 8 mil em 2006, ou seja, um salto de 16% em relação ao evento do ano passado.

A feira, realizada no Riocentro, ocupou uma área de 27 mil metros quadrados, sendo 2 pavilhões ocupados por 700 empresas expositoras e 1 para a organização. Durante os quatro dias do evento, milhares de pessoas passaram pelo estande do Estado do Paraná para conferir os atrativos do destino. No estande de 150 metros quadrados em formato de ilha, Tibagi pôde divulgar seu potencial turístico graças a parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, Paraná Turismo e Sebrae, que cedeu um espaço em um dos balcões para exposição e distribuição de folders e dvds promocionais.

Também no estande paranaense foi apresentado para a imprensa e agentes de viagem o Great Brazil Express. O projeto consiste na implantação do primeiro trem de luxo do país, atrelado a um pacote turístico destinados a europeus que contempla uma visita de dois dias ao Rio de Janeiro e uma rota pelas cidades mais emblemáticas do Paraná como Guarapuava, Ponta Grossa, Castro e Tibagi.

Em Tibagi, os visitantes conhecerão o parque estadual do Cânion Guartelá, o sexto maior do mundo em extensão, e passarão uma noite no Hotel Fazenda Itáytyba. Também está sendo discutida a hipótese de os turistas almoçarem em restaurantes no centro da cidade.

O Great Brazil Express é uma associação entre as empresas Transnico, da Bélgica, Europacit, sueco-americana, e a Serra Verde Express, concessionária do transporte de passageiros no trecho Curitiba-Paranaguá.

Durante o evento, o diretor da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda e Thierry Nicolas, presidente da Transnico Internacional, mostraram otimismo com o novo produto turístico brasileiro. Eles esperam atrair pelo menos 2.100 turistas internacionais por ano para este roteiro.



Tudo pronto para a primeira viagem.


A primeira viagem do trem de luxo brasileiro já tem data marcada. O expresso internacional parte de Cascavel rumo a Guarapuava nesta terça-feira dia 6 de novembro, para um evento comemorativo levando a bordo os investidores nacionais e internacionais, autoridades políticas, turismólogos e jornalistas. O prefeito de Tibagi Sinval Silva e a secretária municipal de Turismo Cecília Nanuzi Pavesi representam o município na viagem inaugural do Great Brazil Express.

Na agenda, está prevista a apresentação das instalações do novo vagão, que recebeu investimentos em adequação e decoração na ordem de R$ 700 mil. O grupo será recebido em Guarapuava para um almoço no Spa Med Vale. As operações comerciais terão inicio em abril de 2008, quando o primeiro grupo de turistas europeus farão o roteiro completo, que também contempla as cidades do Rio de janeiro, Curitiba e Foz do Iguaçu.

Amparo terá nova rede de distribuição de água

Até março do ano que vem, o distrito de Alto do Amparo, área rural de Tibagi, receberá uma nova e moderna rede de distribuição de água.

Um convênio firmado entre a Prefeitura e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), vai permitir a construção de 4.850 metros de rede de distribuição de água, atingido 100% das residências da sede do distrito e de localidades próximas.

Além da ampliação da rede, o convênio prevê também a perfuração de um novo poço artesiano no Alto do Amparo. “Hoje quem administra a distribuição de água no distrito é a Prefeitura. Até março de 2008 essa responsabilidade será da Sanepar. Para possibilitar essa mudança vamos investir em obras construindo um novo poço artesiano e ampliando a rede de distribuição. O objetivo é acabar com o problema de interrupção no abastecimento que atinge a localidade”, afirma o gerente regional da Sanepar em Telêmaco Borba, Ademir Quintino da Fonseca. O investimento total no Alto do Amparo chega a R$ 210 mil.

Convênio prevê ampliação da rede de esgoto

A Prefeitura de Tibagi também assinou outro convênio com a Sanepar para ampliar a rede de esgoto na cidade. Em breve mais 5 mil metros de rede de esgoto e 215 ligações prediais serão executadas. Toda a obra, na sede do município, deve consumir aproximadamente R$ 240 mil.

Hoje, Tibagi possui 72% de cobertura de rede de esgoto, quase o dobro da média nacional. Depois das obras, que devem começar em março do ano que vem, o percentual de cobertura na cidade pode chegar a 95%. “A ampliação da rede de esgoto transformará Tibagi na segunda cidade do Paraná com maior cobertura, perdendo apenas para Cornélio Procópio que possui hoje 97%”, explica Fonseca. Segundo ele, as obras de ampliação da rede de esgoto devem ser concluídas em Novembro de 2008. “O governador já autorizou a obra e assinatura desse convênio garante os recursos. As obras começam em março do ano que vem e devem ser concluídas em no máximo 8 meses”, finaliza

A Sanepar também pretende construir em Tibagi duas novas estações de tratamento de esgoto. Uma na vila São José e outra no bairro Santa Paula.

Rodovia que liga Tibagi a Telêmaco Borba será recuperada

Rogério Tissot, secretário estadual dos transportes

O Governo do Paraná começa nos próximos meses a recuperação de mais um trecho de rodovia pertencente às Estradas da Liberdade – programa que vai criar eixos de transporte alternativos às vias pedagiadas. A licitação para as obras de melhoria e ampliação dos 34,6 quilômetros da PR-340, entre Tibagi e Telemâco Borba, foi autorizada pelo governador Roberto Requião nesta semana.
A rodovia, que liga duas das mais importantes cidades da região de Ponta Grossa, faz parte do Corredor Cerne que vai estabelecer rota entre a região de Curitiba e o Norte do Paraná e criar uma alternativa à BR-376, estrada sob concessão da Rodonorte. A previsão é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é que sejam investidos cerca de R$ 22,7 milhões na via. O secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, explicou que estudos técnicos do DER mostram que essa nova alternativa poderá atrair até 2/3 do tráfego que hoje se utiliza da via pedagiada. “Na configuração inicial, o corredor utilizava a Estrada do Cerne pela sua continuidade, por Piraí do Sul, mas essa nova alternativa por Castro, Tibagi, Telemâco Borba, Ortigueira e pela PR-445 mostrou-se mais eficiente”, disse. “Esse corredor é melhor que o anterior, já que atrai todo o tráfego da região Noroeste, Norte e Norte Pioneiro para esse eixo”, acrescentou.

Via alternativa já tem trechos concluídos
O trecho entre Castro e Tibagi que também faz parte do corredor que vai ligar o Norte do Estado com a região de Curitiba já foi integralmente recuperado pelo Governo do Paraná. Com investimentos de R$ 6 milhões foram restaurados 60 quilômetros da rodovia que liga as cidades. “Além disso, já recuperamos também o perímetro urbano de Tibagi que estava bastante danificado pelo grande volume de cargas que diariamente passam pelo município”, acrescentou o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot.

ASFALTO
Para estabelecer o novo corredor, o Governo do Estado também vai pavimentar os cerca de 40 quilômetros entre Ortigueira e Telemâco Borba (PR-340). Técnicos da regional dos Campos Gerais trabalham na execução do projeto, que deve ser licitado no próximo ano. Até 2010, o Governo do Estado planeja aplicar cerca de R$ 187,7 milhões em toda a extensão do eixo em obras de pavimentação, recuperação, conservação e manutenção. “Teremos um corredor ligando Curitiba a Londrina com apenas um pedágio em vez dos cinco que se paga atualmente”, detalhou Tizzot. O secretário salientou ainda que o programa Estradas da Liberdade busca, além de criar novas alternativas viárias no Estado, o desenvolvimento dos municípios e, por conseqüência, de todo Paraná, como foi no caso da pavimentação da estrada entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul, no Vale do Ribeira.“Os investimentos estão sendo feitos em estradas estaduais. Investimos nas nossas rodovias e oferecemos não só uma estrada melhor mas também condições de crescimento”, finalizou.

RESULTADOS DA 2ª RODADA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO

No domingo dia 04/11, aconteceu a 2ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo - 2007. Rodada que foi marcada por grandes goleadas e apresentou algumas equipes favoritas para conquistar o título do municipal deste ano. Entres estas a equipe do Comercial, atual bicampeã da competição, a equipe da Fazenda Ana Paula e a equipe do Santa Cruz, que também se credenciam para disputar a final no dia 27 de janeiro de 2008.
Veja os Resultados:
1º Jogo: Comercial 3 x 0 Madeireira São João
2º Jogo: Assoc. Desp. Reservense 0 x 8 Fazenda Ana Paula
3º Jogo: Santa Cruz 10 x 0 Atlético Reservense

VEJA FOTOS - TABELA E ARTILHARIA AQUI

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Casa da cidade recebe Células de Amor

Já está aberta para visitação na casa da cidade em Tibagi, a exposição Células de Amor. São 20 quadros elaborados com nanquim e aquarela pelo artista plástico curitibano Carlos Chá. As obras narram a criação do homem através do eclesiástico, um dos livros da Bíblia.


A exposição itinerante foi lançada oficialmente no Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba, em junho deste ano, depois passou pelo teatro Bento Mossurunga em Castro e agora chega a Tibagi. “A idéia é levar os quadros ao maior número de municípios possível”, garante o autor.

Todas as obras expostas surgiram durante o período de um mês, quando Chá, como é mais conhecido, iniciou tratamento contra um câncer. “Resolvi ilustrar o eclesiástico porque tem tudo a ver com o momento que estou vivendo. O livro fala sobre a criação do homem, que é uma explosão de células. Comecei a desenhar de maneira instintiva e os médicos disseram que as ilustrações pareciam com as células do corpo humano”, afirma.

O tema já rendeu mais de 200 obras e apenas uma parte está sendo levada aos municípios. Há sete anos Chá se dedica a ilustrar versículos da Bíblia. “Gosto de desenhar passagens e interpretar com imagens o que diz a Bíblia”, explica.

Em Tibagi, os quadros ficam à disposição na casa da cidade até 9 de Novembro. Depois seguem para a Biblioteca Municipal onde permanecem até o dia 23 deste mês. A entrada é de graça.


Serviço:


Exposição - Células de Amor


Autor – Carlos Chá



1ª etapa - Sala de Exposições Casa da Cidade


Data – De 01/11 a 09/11


Horário – Das 8 às 17 horas



2ª etapa – Biblioteca Municipal


Data – De 10/11 a 23/11


Horário – Das 8 às 17 horas.