tribunadanoticia.com.br

quarta-feira, 30 de junho de 2010

RESERVA RECEBEU CAMINHÃO DO CORPO DE BOMBEIROS

Nesta quarta-feira, dia 30 de junho, Reserva recebeu do Governo Estadual, o Caminhão do Corpo de Bombeiros. A entrega foi realizada pelo Tenente Jorge Augusto Ramos do 2º Grupamento de Bombeiros sediado em Telêmaco Borba. Além do prefeito Neto e do Tenente Jorge Augusto, estiveram presentes nesta entrega o vice-prefeito Aleixo Lopata, o comandante da Polícia Militar Sargento Davi, os vereadores Wilson de Holleben e Ricardo Hornung, a vereadora Irene Lacerda, o Sargento Dias e o Cabo Viante.
OUTRA AQUISIÇÃO
Nesta ocasião, o prefeito Neto apresentou aos presentes uma outra aquisição feita pelo Município, desta vez uma caminhonete Ford F 4ooo.

terça-feira, 29 de junho de 2010

NETO FOI À CURITIBA

O prefeito Neto foi hoje à Curitiba assinar convênios com o Governo Estadual. Além de Asfaltos, Reserva conseguiu com Pessuti mais de R$ 1 milhão em máquinas e caminhões para equipar a frota da Secretaria de Obras.

RUAS RECEBEM ASFALTO

Quadras das ruas Generoso Marques e Osires Viana receberam cobertura asfáltica.
Essas quadras já tinham calçamento poliédrico e receberam a capa asfáltica no domingo, dia 27/06.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

PM APREEDE UM REVÓLVER 38

Às 00 horas e 30minutos do domingo, dia 28/06, a equipe de serviço em patrulhamento abordou um veiculo FIAT PALIO conduzido por L.A.O, o qual estava de posse de um revolver calibre 38 municiado com 06 cartuchos intactos, e no momento da abordagem o elemento fez menção de sacar a referida arma. Sendo dominado pelos Pms e conduzido até a delegacia de policia local.

domingo, 27 de junho de 2010

DEFINIDAS AS EQUIPES CLASSIFICADAS À PRÓXIMA FASE DO CAMPEONATO DE FUTEBOL SUÍÇO

Hoje aconteceram as partidas finais válidas pela primeira fase do 2º Campeonato Municipal de Futebol Suíço, e que definiram as últimas equipes classificadas para a próxima fase e os confrontos entre estas.

VEJA OS RESULTADOS DESTE DOMINGO

Pinhal Chato 1 x 1 Real Fortaleza

Remacol W x O Pátio Prefeitura

Palmeirinha 8 x 0 Galera do Tomate

Bar Santa Cruz 6 x 0 Vila Real

-

Próximas rodadas - Oitava de Final

-

13ª Rodada - Oitava de Final I – 04/07/10

1º jogo – 10 horas – JJG/Tapeçaria Cruzeiro x Real Fortaleza

2º jogo – 14 horas – Talagaço x Pinhal Chato

3º jogo – 15 horas – Fazenda Ana Paula x Palmeirinha

4º jogo – 16 horas – Muricris x Bar Santa Cruz

-

14ª Rodada - Oitava de Final II – 11/07/10

1º jogo – 10 horas – Arte e Concreto x Sinhá Ana

2º jogo – 14 horas – Lages Abitelo x Alvinegro/Remacol

3º jogo – 15 horas – Laranjeiras x 51 F.C

4º jogo – 16 horas – Alfa Beneficiamentos x Barrinha

Veja mais Aqui

sábado, 26 de junho de 2010

ADR ENCERRA PARTICIPAÇÃO NA SÉRIE BRONZE

Na noite deste sábado a ADR/Posto BV/Reserva/Super Lopata encerrou sua participação na Série Bronze sem pontuar na competição. Porém a equipe fez grandes jogos, e em 8 de partidas a equipe jogou de igual para igual com todos os times da chave B da Série Bronze do Campeonato Paranaense, perdendo por no máximo 2 gols de diferença.
Hoje a equipe acabou sendo derrotada pela equipe de Ibiporã/Iate Clube de Londrina por 3 a 2. A equipe perdia o primeiro tempo por 2 a 0 e no segundo tempo a ADR empatou a partida em 2 a 2. O Ibiporã marcou o gol da vitória faltando 4 minutos para acabar o jogo.
Pela ADR marcaram Mestiço e Juninho.
A ADR jogou com Tito, Edvan, Marquinhos, Galo, Gerson, Petiço,Vinícius, Vane, Juninho e Mestiço.

www.adr.ciasbr.com.br

quinta-feira, 24 de junho de 2010

FESTIVAL COPA DO MUNDO

Os alunos do Projeto Praticando Esporte: Formando Cidadãos. Universidade Sem Fronteiras- UEPG, apresentaram seus trabalhos desenvolvidos no “Festival Copa do Mundo”, este evento foi realizado na tarde desta terça- feira 22 de Maio no Ginásio de Esportes Francisco Alves Martins, (Chicão) e contou com a presença de algumas mães, do Secretário Municipal de Esportes de Reserva, Luiz Henrique Holleben, do professor do curso de Educação Física da UEPG e Coordenador do Projeto Praticando Esporte: Formando Cidadãos, Miguel Archanjo de Freitas Junior, do Professor de Educação Física da UEPG e Supervisor do Projeto Praticando Esporte: Formando Cidadãos, Gonçalo Cassins Moreira do Carmo, do professor egresso Fábio e dos acadêmicos Wíllian e Laís.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

CELLFIX VENCE O II TORNEIO DO COMÉRCIO

A equipe do Cellfix após vencer a equipe da Tapeçaria Cruzeiro foi a Campeã do II Torneio do Comércio. A equipe da Tapeçaria Cruzeiro foi a vice-campeã e a equipe do União ficou com a 3ª colocação.

domingo, 20 de junho de 2010

RESERVENSES COMEMORANDO A VITÓRIA DO BRASIL SOBRE A COSTA DO MARFIM


Foto: Candido de Matos Gomes
-
Os reservenses como de costume, comemoraram com grande carreata a vitória do Brasil por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim na Copa do Mundo.

RESULTADOS DOS JOGOS DO CAMPEONATO DE SUÍÇO

Veja os resultados dos jogos válidos pelo Campeonato Municipal de Futebol Suíço:
Santa Cruz 1 x 1 Sinhá Ana
Alvinegro/Remacol 2 x 0 Palmital de Cima
51 F.C. W x O Cantarrei
União O x W Barrinha

Classificação AQUI

COMERCIAL F.C. FAZ AMISTOSO COM O ITAIACOCA

Comercial F.C
-
A equipe do Comercial F.C realizou na manhã de hoje uma partida amistosa com a equipe do Itaiacoca de Ponta Grossa. A equipe reservense venceu por 6 a 2.

ONTEM, CANDIDO ESTEVE NA CONVENÇÃO ESTADUAL DO PTN


O Dr.Marcos Vinícius Furtado Coelho, Candido, Elizeu Chociai - presidente estadual do PTN e o Dr. Roberto Busato durante a Convenção do PTN.
-
Ontem pela manhã, Candido de Matos Gomes, presidente municipal do Partido Trabalhista Nacional-PTN, esteve participando em Ponta Grossa da Convenção Estadual do PTN.

ADR JOGOU ONTEM EM CANDIDO

A ADR/Posto BV/Reserva/Super Lopata jogou ontem em Candido de Abreu pela Série Bronze.
A equipe sai perdendo de 4 a 0 e empata a partida por duas vezes primeiro em 4 a 4 e depois em 5 a 5. A equipe acabou perdendo o jogo após ultrapassar o limite de faltas e sofrer dois gols de tiros livres.
http://www.adr.ciasbr.com.br/

sábado, 19 de junho de 2010

II TORNEIO DE FUTSAL DO COMÉRCIO ESTÁ SENDO REALIZADO EM RESERVA-PR


Neste sábado, dia 19/06, está sendo realizado no ginásio de esportes Francisco Alves Martins, o II Torneio de Futsal do Comércio da cidade de Reserva, a competição é promovida por Vinícius Alarcon e Saulo Ferreira, funcionários da Remacol Materiais de Construção. O evento será finalizado somente as 23 horas deste domingo, dia 20/06.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

OBRAS DA PISTA DE COOPER


Ontem, máquinas do DER estiveram finalizando as obras de asfaltamento da Pista de Cooper no bairro Cruzeiro.

PÔR DO SOL


Pôr do Sol em Cornélio Procópio/PR - Foto: Gerson Gomes
-
As luzes se esvaindo, as luzes findando, um momento de rara beleza.

terça-feira, 15 de junho de 2010

OCORRÊNCIAS POLICIAIS

14/06/10 – SEGUNDA

TRÁFICO

Após denúncia ao 181, que a pessoa de L. J. T. da S., estaria comercializando drogas, foi deslocado até próximo ao Bar Edeling, onde foi localizado o mesmo dirigindo um veiculo GM Kadet, o qual ao ser abordado tentou fugir da Viatura, porém foi feito acompanhamento tático e abordado o mesmo algumas quadra dali. Em revista ao veiculo foi localizado 15 pedras da substancia análoga Crak, também certa quantidade de dinheiro. Foi conduzido o mesmo a D.P local para devidas providências.

13/06/10 – DOMINGO

TENTATIVA DE FURTO

Segundo a vítima, na data de 11/06 por volta das 05h00min, quatro elementos chegaram a sua propriedade e deram voz de assalto, como a porta estava fechada e a vitima se recusou a abrir os elementos começaram a chuta na tentativa de arrombar, após isto efetuaram um disparo de arma de fogo na porta, neste momento a vitima dentro da casa de posse de uma espingarda efetuou um disparo, neste momento os elementos efetuaram fuga, porém na fuga tentaram furtar o veiculo da vitima. Que por volta das 17h00min do mesmo dia deu entrada no PAM o menor A. A. de P., 12.674.170-7, com um ferimento de arma de fogo na perna. Que o mesmo confessou que em companhia de E. de P. O., vulgo ZICO, H. J. A., e o menor L. B. de O., 17. Que as espingardas estariam com ZICO. Que a equipe de serviço deslocou até o local e localizou as armas na residência deste, os outros elementos foram localizados e conduzidos todos à D.P local.

domingo, 13 de junho de 2010

T 19 FUTSAL CLASSIFICA-SE NA COPAPARANAENSE

A equipe sub-15 da P.M. de Reserva/T 19 Futsal, jogando no Ginásio de Esportes Franciso Alves Martins neste domingo, dia 13/06, venceu a equipe de Arapongas por 3 a 0 e a equipe do Centro Esportivo Portela por 2 a 0 e classificou-se para as semi-finais da 4ª Copa Paranaense de Futsal.
Sub-13
Já a equipe sub-13 foi derrotada por 4 a 1 pela Equipe do Colégio Objetivo de Ivaiporã, e 5 a 1 para a equipe do C.E.Portela, da cidade de Ponta Grossa.

VEJA OS RESULTADOS DOS JOGOS DO CAMPEONATO DE SUÍÇO

Veja os resultados dos jogos da 10ª rodada do 2ª Campeonato Municipal de Futebol Suíço, rodada que já apresentou as primeiras equipes classificadas para a próxima fase, entre estas: Muricris, FAP, JJG/Tapeçaria Cruzeiro e Talagaço.

RESULTADOS

Laranjeiras 4 x 0 Alfa Beneficiamentos

Diamante Negro 0 x 5 Agnnis

Arte e Concreto 5 x 2 Posto BV

Black The Boys 1 x 5 Lages Abitelo

Próxima Rodada –Domingo 20/06/10

1º jogo – 10 horas – Santa Cruz x Sinhá Ana

2º jogo – 14 horas – Alvinegro/Remacol x Palmital de Cima

3º jogo – 15 horas – 51 F.C x Cantarrei

4º jogo – 16 horas – União x Barrinha

Classificação Atualizada Aqui

ADR JOGOU ONTEM EM CORNÉLIO PROCÓPIO

A ADR/Posto BV/Reserva/Super Lopata jogou ontem em Cornélio Procópio.
A equipe fez um grande jogo e novamente desperdiçou diversar chances de marcar e foi derrotada por 1 a 0 pela equipe da Madeireira Morumbi/Fecop.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Exclusivo: 18 mil eleitores podem votar nessas eleições em Reserva

A 39a Zona Eleitoral do Paraná que corresponde a Reserva, já finalizou a contagem de atendimentos para fazer, transferir títulos de eleitor. De 1o janeiro até 8 de junho, 829 pessoas fizeram o documento, 294 transferiram o titulo para outra unidade de votação ou localidade, 285 atualizaram seus cadastros e seis pessoas procuraram a 2a via. No total, 18277 poderão participar. Serão usados no total de 77 urnas em 67 locais de votação. A comunidade das Laranjeiras por pouco eleitores, vão ser deslocados para outras seções próximas. As eleições vão acontecer em 3 de outubro e o 2o turno no dia 31 do mesmo mês.

Leia a notícia na íntegra, na edição de junho do jornal.

Alan Prodelik

Justiça autoriza que seja derrubada à ‘’Farinheira’’

Desde o inicio do mês, trabalhadores da Madeireira Pachalki estão derrubadas árvores da local conhecido como Farinheira, no Bairro Ferreiras. Com uma ordem concedida na justiça, o advogado Lourival Mendes que atende os donos das terras pediu para que fosse derrubada. Comemoram a decisão os vizinhos que também entraram no fórum. A altura das árvores e má conservação botavam medo em quem morava próximo ao local. ‘’Galhos caíam dentro de casa, paredes e calçadas trincavam e uma dessas [árvores] despencassem em cima da minha família? Graças a Deus isso não terá mais’’, indaga Cláudio Sydulovicz, motorista de caminhão e vizinho ao local.

Leia essa notícia na íntegra, na edição de junho do jornal.

Alan Prodelik

terça-feira, 8 de junho de 2010

OCORRÊNCIA POLICIAIS EM RESERVA

Ocorrência atendidas pela Polícia Militar de Reserva

Furto

Segundo o solicitante, a pessoa de ANDERSON SANTOS DOS REIS, maior de idade, trabalhava para o mesmo em suas plantações de tomate, Que o solicitante começou a notar que estava faltando alguns defensivos agrícolas, Que na tarde de ontem recebeu uma ligação em seu celular noticiando que ANDERSON, tinha em sua residência vários litros de defensivos de diferentes marcas, Que abordado ANDERSON, o mesmo confirmou que em sua residência tinha alguns litros de defensivos e que estes eram de propriedade do solicitante, que ele vinha furtando há vários dias, deslocamos até a residência que fica na localidade de Caetano Mendes, e com apoio da equipe de serviço, encontramos vários litros de defensivos, e peças de mangueira para irrigação de plantação de tomate.

Disparo de arma de fogo

Segundo a solicitante, as pessoas de DIVAEL PEREIRA, maior de idade e o menor A. P., chegaram a sua residência e queriam adentrar, quando a solicitante abriu a janela para ver do que se tratava um destes elementos efetuou alguns disparos de arma de fogo em direção à janela, vindo a acertar a mão direita da solicitante, Que foi localizado os mesmos próximos a residência, Que no momento da abordagem DIVAEL, tentou se desfazer de um revolver cal. 22, marca TAURUS, numero de série 3053 com capacidade de 06 tiros, e uma caixa de munição com 34 cartuchos intactos, no mato à beira da estrada. Que DIVAEL confessou a autoria dos disparos.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

MAIS DE 100 EQUIPES PARTICIPARAM DO RODEIO EM TIBAGI

Abertura do rodeio
-
Mais de 1oo equipes tradicionalistas participaram do XI Rodeio Interestadual de Tibagi, realizado pelo CTG Santo Amaro.


Leia matéria completa Aqui


COOPERATIVA AMBIENTAL FUNCIONA HÁ 3 MESES EM TELÊMACO BORBA

Coopatb comemora 3 meses de existência em Telêmaco Borba.
Veja matéria completa Aqui

domingo, 6 de junho de 2010

RESULTADOS DA 9ª RODADA DO FUTEBOL SUÍÇO

Veja os resultados dos jogos da 9ª rodada do 2ª Campeonato Municipal de Futebol Suíço, rodada que já apresentou as primeiras equipes classificadas para a próxima fase, entre estas: Muricris, FAP, JJG/Tapeçaria Cruzeiro e Talagaço.

RESULTADOS

Muricris 11 x 1 Tigres

FAP 5 x 0 Madeireira Resinus

JJG/Tap. Cruzeiro 4 x 0 Talagaço

Cellfix 11 x 0 Plantar

Próxima Rodada –Domingo 13/06/10

1º jogo – 10 horas – Laranjeiras x Alfa Beneficiamentos

2º jogo – 14 horas – Diamante Negro x Agnnis

3º jogo – 15 horas – Arte e Concreto x Posto BV

4º jogo – 16 horas – Black The Boys x Lages Abitelo

Classificação Atualizada Aqui

HOJE TEM FUTSAL O DIA INTEIRO NO CHICÃO

Neste domingo acontece a 2ª etapa da 4ª Copa Paranaense de Futsal, as partidas iniciarão as 10 hora, veja os confrontos que serão realizados:
10:00 horas - Sub-09- Colégio Objetivo x P.M. de Reserva/Futsal T-19
10:30 horas - Sub-11- Colégio Objetivo x Caramuru E.C.
11:00 horas - Sub-09- Caramuru E.C. x C.E. Portela
12:00 horas - Sub-11- Santa Paula E.C. x Colégio Objetivo
12:30 horas - Sub-11- Santa Paula E.C. x Colégio Objetivo
14:00 horas - Sub-09 - C.E. Portela x Apamap
14:30 horas - Sub-11 - Eletrosul/Casa da Criança x C.E.Portela
15:00 horas - Sub-09 - Apamap x Caramuru E.C.
15:30 horas - Sub-11 - Apamap x Eletrosul/Casa da Criança
16:00 horas - Sub-09 - P.M. Reserva/Futsal T 19 x Santa Paula E.C.
16:30 horas - Sub-11 - Caramuru E.C. x Santa Paula E.C.

ADR NÃO SUPEROU O APUCARANA

Ontem, jogando no ginásio de esportes Francisco Alves Martins, a ADR/Posto BV/Reserva/Super Lopata não conseguiu superar a equipe do Apucarana/Tribuna/Cafeeira Ouro Verde, e perdeu por 3 a 1.
A equipe iniciou a partida bem postada na marcação e criou algumas oportunidade de abrir o placar, porém a equipe do Apucarana marca primeiro com Silvio aos 13'40". A ADR teve a oportunidade igualar o placar numa cobrança de tiro livre, pois a equipe do Apucarana estourou o limite de faltas, mas quem acabou marcando novamente foi o Apucarana com Diogo, fechando o placar do primeiro tempo em 2 a 0 para sua equipe. Na segunda etapa a ADR recomeça bem a partida e marca seu gol aos 8'40" com Lucas, porém, aos 13'50" o Apucarana marca com Marcelo e fecha a partida em 3 a 1. No final da partida a ADR ainda teve o ala Galo expulso e ficou 2 minutos jogando desfalcada de um atleta em quadra.
A ADR joga neste dia 12 com a equipe de Cornélio Procópio, em partida válida pela 3ª rodada do returno da Série Bronze.
www.adr.ciasbr.com.br

sábado, 5 de junho de 2010

HOJE A NOITE ADR ENFRENTA APUCARANA NO FUTSAL

Hoje a noite, as 20 h e 30 minutos a ADR/Posto BV/Reserva/Super Lopata enfrentará no ginásio Chicão a equipe do Apucarana/Tribuna/Cafeeira Ouro Verde, em partida válida pela 2ª rodada do returno da primeira fase do Campeonato Paranaense Série Bronze. A equipe reservense ainda busca seus primeiros pontos na competição. A equipe de Apucarana está na 4ª colocação do Grupo B com 7 pontos ganhos.

ATLETISMO DO COLÉGIO TEÓFILA SE DESTACA NA FASE FINAL DOS JOCOP´S

O medalhista Michel ao lado professor Mauro e do diretor da Paraná Esportes Marco Aurélio

-

Nesta sexta-feira, 04/06, o atletismo do Colégio Teófila Nassar Jangada fez uma ótima participação na fase final dos Jocop´s, realizada em Maringá. A escola é treinada pelo professor de educação física Mauro Jeferson Jesen dos Santos. Porém, o grande destaque desta participação foi o aluno Michel Jack Mendes do Prado, de José Lacerda, que ficou em 5° lugar nos 110 metros com barreiras e conquistou a medalha de bronze no salto triplo, com a ótima marca de 12 metros e 16 centímetros. O aluno Michel foi condecorado com a medalha na presença do Diretor Presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, do qual recebeu elogios pela sua brilhante participação. Vale ressaltar que Michel tem apenas 15 anos, somente alguns dias de treino e competiu com atletas profissionais da categoria que vai até 17 anos, os quais treinam todos os dias há vários anos. Toda a equipe está de parabéns, pois nesta fase dos JOCOP´S há muitos atletas que já são profissionais, recebendo inclusive salários para competir e treinam sistematicamente o ano todo, diferentemente dos nossos alunos que não têm esta oportunidade, devido à localização de suas residências.

Veja mais Aqui

quinta-feira, 3 de junho de 2010

CORPUS CHRISTI

Na manhã desta quinta-feira religiosos participaram da procissão do Corpus Christi.

FESTIVAL SERTANEJO EM RESERVA

Ontem aconteceu o Festival de Música Sertaneja em Reserva, que anualmente tem como objetivo arrecadar agasalhos para a comunidade carente. O evento foi realizado no Clube Reservense.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ciranda de Sonhos - Junho traz grande musical com o Coral de Alunos da Rede Municipal

200 crianças de 0 a 10 anos aperfeiçoando gosto pela musicalização

O mês de junho terá mais do que festas juninas em Telêmaco Borba. Entre exemplos está um grande musical “Ciranda de Sonhos”, dia 26 de junho, 19h30, no anfiteatro da Casa da Cultura reunindo 200 crianças de 0 a 10 anos do Coral de Alunos da Rede Municipal de Ensino/Secretaria de Educação. A secretária de Educação, professora Cláudia Maria da Cruz, destaca que o espetáculo quer retratar mais uma vez a ampliação da cultura musical. “Desenvolvendo linguagens, a leitura, a escrita, a criatividade, além da coordenação motora, com muita socialização, mais disciplina, sensibilidade e gosto pela arte”, ressaltou. O musical inspirado no selo Palavra Cantada, criado em 1994 por Sandra Peres e Paulo Tatit, tem ainda objetivo de produzir música infantil moderna e ao mesmo tempo lúdica e poética, nas canções infantis. “Padrão de qualidade que nossas crianças merecem”, lembram as professoras do Coral, Mariane e Vanessa. Seguindo a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Telêmaco Borba, o Coral de alunos trabalha para estimular a sensibilidade, a emoção, a criatividade artística e desenvolver um gosto musical mais refinado. O Coral de alunos teve início em agosto de 2005 e tem a direção geral da Secretaria Municipal de Educação (SME), sob a coordenação das professoras Mariane Prestes de Miranda e Vanessa Quadros de Oliveira e o acompanhamento instrumental do professor Zaqueu Banks.

Monica Carvalho e equipe - Assessoria de Imprensa/Serviço de Comunicação Social Prefeitura TB

terça-feira, 1 de junho de 2010

Final do Sulbrasileiro de Voo Livre será em Tibagi

Morro da Comuna receberá os melhores pilotos do Sul
-

Tibagi vai sediar a final do Campeonato Sulbrasileiro de Voo Livre e o Morro da Comuna leva o posto de rampa oficial para a decisão da competição, que será entre 30 de outubro e 2 de novembro. “Será o passaporte do Morro da Comuna em Tibagi para o Brasil e mundo”, defende Maurivan Correia, presidente do Clube de Voo Livre dos Campos Gerais (CVLCG). “Teremos aqui pilotos de ponta, ou seja, os melhores do Brasil, a exemplo de Frank Brown, que disputa até no Circuito Mundial, na Europa”, ressalta. O Sul Brasileiro é promovido pelas Federações Gaúcha, Catarinense e Paranaense de Voo Livre para difundir o esporte entre os três estados e promover a troca de experiências e amizade entre os pilotos. O campeonato tem três fases, uma em cada Estado. A primeira foi realizada entre 13 e 16 de fevereiro em Petrópolis, a segunda teve como sede a cidade de Gaspar (SC) entre 14 e 16 de maio e a última será em Tibagi, que representa o Paraná no esporte. Em 2009, a cidade já recebeu uma das etapas do Sulbrasileiro. A prática esportiva contempla três modalidades: Open, Serial, Serial Light e Feminino. A premiação é com troféus. Para validar a etapa, é preciso ter no mínimo 20 pilotos competindo em cada categoria. O Morro da Comuna também é pista oficial do Campeonato Paranaense de Voo Livre e do Festival de Parapente. A primeira competição já teve etapa realizada no local em abril deste ano e o Festival foi realizado em outubro de 2009. Mais informações nos sites das Federações: Paranaense – www.fvlp.esp.br, Catarinense – www.fcvl.esp.br e Gaúcha – www.fgvl.com.br.

Assessoria de Comunicação de Tibagi/PR