tribunadanoticia.com.br

sábado, 30 de abril de 2011

AMANHÃ ACONTECE A 1ª CAVALGADA ECOLÓGICA DE RESERVA

Está prevista para acontecer na manhã deste domingo, 01/05, a 1ª Cavalgada Ecológica de Reserva/PR. A cavalgada terá como ponto de partida o Pesque Pague do Sergipe, as 8 horas da manhã e irá percorrer também a cidade e os bairros do Gavião Bonito, Vau e Estação.

FISK TRAZ EM RESERVA MR. ALBAN


Alban Real Beaulieu, Augusto Techlhar e alunos da Fisk Centro de Ensino.

Alban Real Beaulieu esteve na Fisk Centro de Ensino em Reserva na noite de sexta- feira (29), onde ele realizou uma Sessão de Conversação com os alunos da Fisk.
Mr. Alban nasceu no Canadá e é cidadão norte- americano. É tradutor, intérprete e consultor de Português, Inglês e Francês, ele ficou empolgado e pretende voltar em breve em Reserva.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Senar e Agência do Trabalhador ofertam sete curso em maio

Qualificações têm vagas na cidade e interior




O mês que começa com o Dia do Trabalho terá sete cursos inteiramente gratuitos à disposição dos trabalhadores que procuram qualificação profissional. Em parceria, Agência do Trabalhador e Sindicato Rural de Tibagi ofertam vagas em capacitações do Senar para corte e costura, panificação, operação e manutenção de roçadeiras, aplicação de agrotóxicos, trabalhador na agricultura orgânica e duas formações para educadores no concurso Agrinho. As aulas de corte e costura, que já formaram uma turma no Provopar em Tibagi, agora serão aplicadas com apoio da entidade no distrito de Caetano Mendes e começam já na segunda-feira (2). O curso vai até 16 de maio e engloba todo o processo, desde a maneira correta de retirar medidas até o acabamento de peças de vestuário. Já o curso para educadores é voltado à preparação para a implantação do concurso Agrinho 2011, promovido pelo Senar, que envolve estudantes do ensino fundamental. Será dia 7 de maio em Caetanos Mendes e 21 de maio na localidade de São Bento, distrito de Alto do Amparo. A qualificação para panificadores será no Centro Municipal de Alimentos – a Vaca Mecânica, dias 9 e 10 de maio. Nos dias 10 e 11 acontece também na sede urbana a capacitação para operação e manutenção de roçadeiras. A localidade de Faxinal dos Empossados recebe dias 18, 19 e 20 de maio o curso de aplicação de agrotóxicos, com costa manual e tratorizado de barras. Nos dias 24, 25 e 26, o Senar vai atender produtores rurais na sede urbana para mostrar técnicas de agricultura orgânica. Cintia Munhóz, gerente da Agência do Trabalhador, ressalta que todas as formações são ofertadas de graça porque o Senar mantém parceria com a Agência e com o Sindicato. “E são cursos em áreas variadas, para trabalhadores de diferentes segmentos e que tenham interesse em ter mais informações”, pontua. As inscrições estão abertas na Agência do Trabalhador (Avenida Manoel das Dores, 1.619) e mais informações podem ser obtidas no (42) 3275-3455. Basta apresentar RG e CPF.

“Uma Tarde Para Mulheres!”

Esse é apenas um dos grandes eventos que o Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba decidiu em sua segunda reunião de 2011, nesta semana, quando reuniu inúmeras mulheres, empresárias, diretoras do conselho, lojistas. A presidente Maria Aparecida Sídor Coraiola, mais a diretora para Assuntos da Indústria, Comércio e Serviços, Izaura Dieguez Perez de Souza, diretora de Cultura Vanessa Gimonski, diretora de Eventos e Promoções Mara Rosa Teixeira Arcanjo celebraram os acertos. Será dia 25 de maio de 2011, no Harmonia Clube, a partir das 16h. O ingresso à tarde de lazer terá investimento de R$ 20,00 e poderão ser adquiridos nas muitas lojas participantes. Vale lembrar que o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), gerente Tania Ap. Rocha, Casa do Artesão, estarão participativos no evento destinado a todas as mulheres especiais, pois todos os dias são dessas mulheres especiais, esses seres espetaculares. Mais informações pelo telefone: (42) 3271-2500. Não perca! E lembre-se, todo dia é dia da mulher, por isso, comemore! Você merece!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como é complicado namorar!





Já que falam tanto do amor na terceira idade, nada melhor do que dizer que namorar é muito bom, e todo mundo sabe! Mas que também pode ser muito complicado, isso a gente também tem que reconhecer! Mas o pior de tudo eu ainda não havia percebido até encontrar um velho amigo que estava inconsolável, apesar de esbanjar no rosto aquele olhar abobalhado que todo apaixonado mostra. Ele de cara puxou o assunto namoro e lembrou os tempos de nossa juventude, quando sempre tinha também um irmãozinho servindo de vela, que às vezes se comprava com meia dúzia de trocados para ir comprar balas ou figurinhas de álbuns. Quando não era irmão era irmã, pai ou mãe, de olho no espelho que ficava na sala de frente para o sofá, que dava vistas de vigilância lá da cozinha. E os dois sentados no sofá, conversando abobrinhas. “Nem sequer um beijinho, meu!” Exclamou ele. E eu fique lembrando que era assim mesmo, embora alguns fossem mais espertos e usavam o jornal do sogro, daqueles grandões, até da semana anterior, para ler! Lembram deles? Pois ele segurava numa ponta e ela na outra, e ficavam os dois atrás, só lendo o que os lábios do outro diziam! Santo jornalão, que saudades você me traz! Mas meu amigo, continuava com seu devaneio. “Quando era hora de ir embora, a gente até podia se despedir no portão, mas aí, além de alguém espiando pela fresta da janela sempre tinha uma vizinha fofoqueira de plantão para no outro dia contar tudo! Até o que não vira!” Não agüentei mais aquele conversa e perguntei, porque toda aquela história de namoro, o que estava acontecendo? Simplesmente ouvi, “Cara, não é fácil namorar não, poxa!” Sabia que ele estava sozinho há muito tempo, solteirão convicto nunca se interessara por ninguém, por isso sua resposta me pegou de surpresa. “Estou, e isso é que me deixa chateado!” Caí para trás na cadeira do café e não contive meu “Eu não acredito!” Mas arrematei que isso era muito bom, pois afinal de contas ele merecia ainda ser feliz ao lado de alguém, bla, blá, blá, blá... “Mas não é fácil, cara!” disse ele desconsolado, e eu quis saber por que, ora bolas! “Hoje não falamos de Beatles, Dr. Jivago, não... Ficamos falando das fofocas da cidade, de gente chata, de religião, de política e assim por diante! Lá no sofá, como sempre!” E ele continuou. “E o pior são os filhos dela, cara! Vigiando o tempo inteiro, querendo saber o que fizemos ou vamos fazer, aonde vamos... Sempre com aquelas caras desconfiadas pro meu lado... Poxa meu! Está muito difícil namorar!” Achei que era meu dever consolá-lo e a titulo disso lhe disse afetuoso. “Por enquanto meu amigo, pelo menos você não me disse que estão aparecendo também os netinhos com ar de sabe-tudo, para dar ordens, pentelhando o chimarrão vocês, e ainda por cima lhe chamando de vovô!” Acho que disse bobagem, pois ele me olhou com um ar ainda mais desconsolado, levantou-se e foi embora! Nem até logo! E ainda deixou a conta do café prá mim! É... Devia estar mesmo sendo difícil namorar!


Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em mais de 80 jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior. Email ajrs010@gmail.com





domingo, 24 de abril de 2011

O CAMPEÃO DO PARANÁ É O CORITIBA

O Coritiba Football Club é o bicampeão do Estado. Nesta tarde, a equipe goleou o Atlético Paranaense por 3 a 0 em plena Arena da Baixada. O centroavante Bill marcou os dois primeiros gols no 1º tempo e Leonardo fecha o placar fazendo o terceiro no final do 2º tempo. Este é o 35º título estadual da equipe, que neste ano foi Campeão invicto com uma rodada de antecedência. A equipe ainda igualou a marca de invencibilidade de 21 jogos seguidos do Palmeiras obtidos em 1996.

ALGUNS RESULTADOS DOS JOGOS DESTE SÁBADO PELA SÉRIE BRONZE

A Série Bronze do Campeonato Paranaense iniciou neste sábado, dia 23/04, a região dos Campos Gerais tem 5 equipes disputando a competição. Tibagi, Castro, Piraí do Sul, Ivaí, e Arapoti são as cidades com representantes no campeonato.
Veja alguns resultados dos jogos deste dia 23:

Arapoti 2 x 4 Ivaí/Kadesh

Fórmula Sport/Piraí do Sul 2 x 7 Assifusa/Irati

Nano Futsal/Castro 2 x 3 São Mateus do Sul

FGBE/Ivaiporã 16 x 04 Pref. Mun. de Tibagi

ARFMAR/Manoel Ribas Futsal 1 x 4 Ibiporã Futsal/LMFL

quarta-feira, 20 de abril de 2011

CURITIBA- SEMINÁRIO DISCUTE POLÍTICAS PARA O TRATAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS

O Ministério Público do Paraná promoverá, na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, o seminário “Boas práticas e políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes usuários de substâncias psicoativas”. O evento trará experiências e métodos de atendimento e de prevenção oferecidos por órgãos públicos e entidades não governamentais a crianças e adolescentes usuários de drogas. Além disso, haverá debate sobre a implementação de projetos, programas e serviços públicos voltados ao enfrentamento do problema.
O principal objetivo do seminário é estimular a elaboração e a efetivação de políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes usuários de entorpecentes em âmbito municipal e estadual.
Além de promotores e promotoras de Justiça e atores sociais com atuação na área da infância e juventude, o evento reunirá autoridades ligadas à saúde. Veja abaixo a programação completa.
O seminário será das 8h30 às 18h30, no auditório da sede administrativa do MP-PR, em Curitiba, à Rua Marechal Hermes, 751, no Centro Cívico e terá transmissão ao vivo, pela internet, na página do Ministério Público do Paraná: www.mp.pr.gov.br .
Programação
- 08h30 - Abertura
Composição da Mesa:
Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto (Procurador-Geral de Justiça)
Dr. Miguel Kfouri Neto ( Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná)
Drª. Fernanda Bernardi Vieira Richa (Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente)
Dr. Michelle Caputo Neto (Secretário de Estado da Saúde)
Dra. Samia Saad Gallotti Bonavides (Coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional)
Dr. Marco Antonio Teixeira (Coordenador do Centro de Apoio das Promotorias da Saúde Pública) Dra. Luciana Linero (Promotora de Justiça do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente)
Jussara Gouveia (Presidente da Associação Estadual de Conselheiros Tutelares)
- 9h00 às 12h30 - Painel de experiências
Mediação: Dra. Luciana Linero (Promotora de Justiça)
1ª Experiência (09h00 às 09h30): Prevenção.
Marlene D'Aroz (Chácara de Meninos de 4 Pinheiros – Mandirituba-PR)
2ª Experiência (09h30 às 10h00): Consultório de Rua
Cristiane Honório Venetikides (Secretaria Municipal de Saúde – Curitiba-PR)
3ª Experiência (10h00 às 10h30): Ambulatório de Saúde Mental
Vanderlei Antonio Alves (Cara Limpa – Curitiba-PR)
4ª Experiência (10h30 às 11h00): CAPSad
Vanderlei Antonio Alves (Centro Vida – Curitiba-PR)
5ª Experiência (11h00 às 11h30): Hospital Psiquiátrico
Uilson J. G. Araújo (Hospital San Julian – Piraquara-PR)
6ª Experiência (11h30 às 12h00): Comunidade Terapêutica
Otto Müller (CERENE – Lapa-PR)
- 12h00 às 12h30 - Questionamentos
- 12h30 às 13h30 - Intervalo para almoço
- 13h30 às 18h – Mesas-redondas
- 13h30 às 15h10 - 1ª Mesa-redonda
Tema: O papel do Ministério Público na implementação de políticas públicas para crianças e adolescentes usuários de substâncias psicoativas.
Mediação: Dr. Murillo José Digiácomo (Promotor de Justiça)
Dr. Marco Antônio Teixeira, coordenador do CAOP da Saúde Pública (13h30 às 14h10)
Dr. Lélio Ferraz de Siqueira Neto, coordenador da Área da Infância e Juventude – MP-SP, (14h10 às 14h50)
- 14h50 às 15h10 - Questionamentos
- 15h10 às 17h30 - 2ª Mesa-redonda
Tema: Políticas Públicas para crianças e adolescentes usuários de substâncias psicoativas.
Mediação: Drª Fernanda Nagl Garcez (Promotora de Justiça – Curitiba-PR)
15h10 às 15h40: Dr. Jorge Pilotto (Coordenador Estadual Anti-Drogas – Curitiba-PR)
15h40 às 16h10: Antonio Dercy Silveira Filho (Superintendente de Atenção Primária em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde – Curitiba-PR)
16h10 às 16h50: Cristiane Honório Venetikides (Coordenação Municipal de Saúde Mental – Curitiba-PR)
16h50 às 17h20: Julia Valéria Ferreira Cordellini (Coordenação da Regional de Saúde Boqueirão – Curitiba-PR)
-17h20 às 17h50: Leandro Nunes Meller (Superintendente da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude – Curitiba-PR)
- 17:50 às 18:20 - Questionamentos
- 18h20 às 18h30 - Encerramento

ADR E CELLFIX NÃO CHEGAM À FINAL

Jogando na noite de ontem, 19/04, no ginásio de esportes Zukão em Ponta Grossa, as equipes de Futsal da ADR e do Cellfix não conseguiram vencer seus compromissos nas semifinais do 1º turno da Copa Cidade. As duas equipes buscavam vagas para disputar as partidas finais da primeira fase de suas competições, o Cellfix Futsal na Chave Prata e a ADR Futsal na Chave Ouro.

PRATA

Jogando pela Chave Prata, às 20h50min, o Cellfix Futsal após estar duas vezes na frente no placar, foi derrotado pela equipe do ARHT por 3 a 2.

OURO

Pela Chave Ouro, a ADR foi derrotada pela equipe da Prefeitura Municipal de Ipiranga por 5 a 2. A ADR credenciada pela vitória sobre Piraí do Sul contava repetir o feito sobre a cidade vizinha, mas a equipe falhou nas finalizações e acabou perdendo o jogo e a chance de disputar a final.

EQUIPES AINDA PODEM DECIDIR A COPA CIDADE

As duas equipes ainda podem chegar a decidir o título da Copa Cidade, mas para isso agora precisam vencer o 2º turno, pois, tanto a Chave Ouro como a Chave Prata são divididas em 2 turnos onde o campeão do 1º turno enfrenta o campeão do 2º turno para decidir o título.

As folhas de outono.

Só gostaria de saber por que muita gente e na maioria delas os poetas, gostam de fazer a comparação das folhas das árvores no outono com o fim da vida, de um amor, de qualquer coisa. É claro que neste exato momento alguém deve estar pensando, “é porque no outono elas morrem rapaz!”. É mesmo, é? Pois bem! Então vou tentar convencer você a pensar diferente. Se vou conseguir não sei, mas pelo menos, vou tentar. Se no inverno as árvores gostam de sofrer com o frio e se despem de qualquer vestimenta, umas parecendo anoréxicas de tantos galhos secos, outras obesas mórbidas de tronco e galhos robustos, na primavera começam a soltar novos brotos, novas folhas, tão tênues e de um verde tão inocente, que me fazem lembrar a saída da puberdade com os primeiros e secretos versos de amor. Já no verão o verde se torna mais forte, escuro, consistente, cheio de clorofila e charme, como se chamando ao romance e a paixão. Mas é no outono que demonstram toda sua beleza, suavidade e vida. Jamais vou esquecer, por exemplo, o caquizeiro que havia na entrada da casa de minha mãe, e que todos os anos no outono, se vestia de folhas coloridas, verdes, amarelas, laranjas, vermelhas, marrons... Como se em um autêntico festival de vida! Cômico pensar que passava o ano inteiro pela árvore e não notava sua presença. Só no outono! Quando então até colecionava algumas de suas folhas coloridas! Assim como ele, muitas outras estão por aí iniciando a coloração de suas folhas. Tenho certeza de que se você prestasse um pouco mais de atenção, quem sabe conforme sua idade, até poderia notar algumas folhas coloridas em seus galhos. Eu tenho. Você não? Então espere, que as suas ainda virão, mas, por favor... Não deixe que morram antes de se encherem das cores da vida.
-
Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em mais de oitenta jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior. Contatos ajrs010@gmail.com.

Borboletas!

Talvez seja por ter observado há poucos dias o vôo inconsistente e indefinido de uma borboleta, tentamos e não conseguimos recordar mesmo dos tempos de infância, de uma caída sem vida. Para onde será que vão as que estão prestes a falecer? Como já são tão poucas as que encontramos mesmo na primavera, fica a quase certeza de que essa tristeza não se terá com tanta facilidade. Por outro lado devemos lembrar da figura quase poética ou patética dos caçadores de borboletas com seus sacos de filó ou renda, que a cada captura pareciam ter alcançado um grande troféu. Mas imaginemos que um desses caçadores fosse uma jovem mulher e que chegasse um dia a uma intensa floresta, e seguindo os vôos irregulares de seus alvos, se deparasse com uma clareira de baixos arbustos tomada por centenas ou milhares, como se num grande e programado encontro mundial de borboletas. Aquela sua possível rede agora não serviria mais para captura, mas para descanso da cabeça, enquanto sentada em uma pedra, via a chegada de mais borboletas, e ela precisava acompanhar tudo, já que logo do imenso farfalhar se fez silêncio para dar lugar ao quase imperceptível tilintar das asas de uma pequena borboleta branca com pintas de várias cores, destacando entre elas azuis, vermelhas, amarelas e verdes, que se disse chamar Saudade. Ali estava disse ela, porque trazia em seu corpo e asas a marca dos amores e alegrias que teriam se ido, depois de ter tido o carinho, o amor, a paixão, e a felicidade. Com o passar do tempo, prosseguiu, acabei ficando sozinha. Por exemplo, o Amor me trocou pela Paixão, com ele levando o Carinho e a Felicidade. Mas acredito mesmo que antes de o Amor ter partido, eu tenha deixado escapar o Desejo. Lá do meio veio uma voz que perguntou: “E você não fez nada?” Só mais tarde continuou a Saudade, é que entendi que por viver sempre de recordar acabei primeiro por mandar embora o carinho, logo depois deixei de alimentar o desejo, por fim, abri caminho para que o amor e paixão também se separassem de mim e por fim, perdi a felicidade. E assim posso até dizer que não fiz nada para nada, e o Amor um belo dia me disse que estava indo embora a procura da Paixão, e foi. E ainda agora continuo à espera que algum dia volte.



------------



Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em mais de oitenta jornais impressos e eletrônicos no Brasil e Exterior. Obrigado à todos que têm enviado emails(ajrs010@gmail.com) . Visite nosso Canal no You Tube, (ajorgefalaserio) em Pesquisar, com as crônicas Fala Sério em Vídeo.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

PREFEITO NETO PARTICIPA DA REUNIÃO DA AMCG

O prefeito do município de Reserva Frederico Bittencourt Hornung, (Neto)- PMDB, participou junto com mais dez prefeitos dos municípios que compõe a Associação dos Municípios do Campos Gerais- AMCG da reunião que aclamou o novo presidente da associação, o prefeito de Porto Amazonas Miguel Tadeu Sokulski, (Pepé), nesta quinta- feira (14)
Umas das metas de Pépe para AMCG é estimular a participação dos prefeitos nas reuniões e o envolvimento nos projetos desenvolvidos pela associação.
Pepé não é o primeiro prefeito a assumir a presidência com o desafio de agregar os prefeitos. Há pelo menos cinco anos a falta de uma participação maciça é discutida, mas a situação não muda. Para tentar solucionar o problema, a reforma do estatuto da AMCG, aprovada no ano passado, estabelece que o prefeito que não comparecer a três reuniões sem enviar representantes ou justificativa, será excluído da associação.
O prefeito de Reserva, Frederico Bittencourt Hornung, expôs que muitas vezes os prefeitos optam por não se deslocarem para as reuniões porque são poucas produtivas. ``Vejo a AMCG e a AMP muito tímidas, o que acaba afastando os prefeitos. É preciso que as associações atuem de forma mais incisiva para resolver as pendências dos municípios, porque do jeito que está não arranjamos nada`` disparou Neto que também aproveitou a presença do prefeito de Piraquara Gabriel Jorge Samaha, o Gabão, que é candidato a presidência da Associação do Municípios do Paraná, (AMP) e esteve presente na reunião para pedir apoio aos prefeitos da região, para também cobrar uma postura mais forte da associação estadual na relação com o governo estadual e federal.

PROTEÇÃO AOS ANIMAIS- JUSTIÇA DETERMINA FECHAMENTO DE EMPRESA DE ALUGUEL DE CÃES

O Ministério Público do Paraná foi intimado, nesta semana, de sentença proferida pelo Juízo da 16ª Vara Cível de Curitiba, que condenou a empresa Feroz Locação de Cães de Guarda pela prática de maus-tratos contra animais. A Justiça determina a paralisação imediata do serviço de locação de cães de guarda prestado pela Feroz, impedindo-a também de desempenhar qualquer atividade envolvendo animais e que importe em criadouro ou canil. Caso descumpra a decisão, a empresa terá de pagar multa diária de R$ 10 mil.

Segundo o juiz, durante o processo ficou demonstrado que a empresa não tem controle do total de cães sob sua responsabilidade, de quantos estariam locados e de onde estariam esses animais. Na sentença, ele afirma ainda que ficou provado que a vacinação e a desvermifugação dos cães não eram feitas com regularidade ou que não havia o cuidado exigível no preenchimento e no controle dos documentos. O número aproximado de cães também é desproporcional à quantidade de funcionários da empresa, tratadores e veterinário, o que demonstra a impossibilidade de prestar atendimento adequado aos cães.

O juiz ainda condenou solidariamente o veterinário da Feroz, que também está impedido de atuar em atividades que envolvam criadouro, canil ou locação de animais e determinou a comunicação da decisão ao Conselho Regional de Medicina Veterinária, para as providências cabíveis.

“As atitudes dos requeridos demonstram a utilização dos animais em benefício próprio, sem a adequada atenção aos princípios do direito ambiental, ferindo o equilíbrio natural ao omitir cuidados e expor os cães a sofrimento” (trecho da sentença).

Jaqueline Conte / Maria Amélia Lonardoni

CELLFIX VENCE O MIARA KRUGER

Ontem, o Cellfix Futsal se garantiu nas semi-finais da Chave Prata da Copa Cidade ao vencer a equipe do Miara Kruger Tintas por 2 a 0. Foi uma partida acirrada onde ambas as equipes tiveram chances de saírem vitoriosas, mas prevaleceu a força do Cellfix que marcou com Omar aos 16 minutos do primeiro tempo e com Felipe faltando 40 segundos para o final do segundo tempo. O Cellfix jogou com Vagner, Omar, Felipe, Luan, Jhon, Nenê, Wanderson, Gabriel, Seco e Rodrigo.
SEMI FINAL

Na semi-final que acontecerá na terça-feira, dia 19, o Cellfix Futsal enfrentará o vencedor da partida que será disputada neste sábado, 16/04, entre as equipes do Cereais Pontarolo e ARHT.


terça-feira, 12 de abril de 2011

SUVINIL E MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO LOPATA REALIZAM TREINAMENTO COM PINTORES


Irineu, (Lopata Materiais para Construção), Levi Gelinsk- Consultor de Vendas e Renato Halick- Técnico em Produtos, ( Tintasul- Distribuidora de Tintas Suvinil).

Profissionais da área da pintura prestigiaram o evento.

À Materiais para Construção Lopata em parceria com a Tintasul Distribuidora de Tintas Suvinil realizaram um treinamento com os pintores, no dia 05 de Abril no Restaurante do Pelego em Reserva, no evento foram distribuídos ótimos brindes e servido um jantar.
Neste treinamento os curitibanos Levi Gelinski, consultor de vendas e Renato Halick, técnico em produtos vieram em Reserva onde promoveram uma palestra sobre os produtos, sistemas de pintura e efeitos decorativos como o linho que imita o próprio tecido, o Jeans.
De acordo com Levi e Renato a Suvinil vem revolucionando com os efeitos decorativos aonde reveste a sua parede, também com técnicas como o camurça e a patina, jeans lavado, aço escovado entre outros.
Os empresários reservense Irineu e Dirceu estão muito satisfeitos com o sucesso das vendas das Tintas e produtos Suvinil e informam que somente na Materiais para Construção Lopata o amigo clientes encontram as Tintas e produtos da Suvinil e podem escolher mais de 2500 cores de tintas e deixar as suas casas mais bonita. Eles também informam que comprando as Tintas Suvinil na Materiais para Contrução Lopata, os clientes ganham cupons e concorrem a uma moto zero km.
LOPATA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO- FONE: (42) 3276 2213 AV. CORONEL ROGÉRIO BORBA, 1400- BAIRRO CRUZEIRO- RESERVA/ PR

Programa Crescer, é selecionado pelo FSC como caso de sucesso de relação entre empresa florestal certificada e comunidade

O programa de educação continuada da Klabin, direcionado aos seus colaboradores do campo, foi um dos 5 casos escolhidos no mundo


O Programa Crescer da Klabin foi selecionado pelo FSC (Forest Stewardship Council) como um dos cinco casos de sucesso no mundo, e o único no Brasil, sobre a relação e cooperação entre empresas de florestas plantadas certificadas FSC e comunidades locais. A experiência da companhia com o programa será apresentada no workshop “Plantações Certificadas FSC e Comunidades Locais: Desafios, Atividades, Normas e Soluções” que será realizado entre os dias 11 e 13 de abril, em São Jose dos Campos (SP).


O evento, que reunirá um grupo internacional de representantes de comunidades, empresas florestais, pesquisadores e profissionais ligados à certificação florestal, se propõe a discutir as questões críticas para fortalecer os benefícios recebidos pelas comunidades locais das operações certificadas, minimizando os potenciais impactos negativos. Além disso, a principal proposta do workshop é identificar as melhores práticas, metodologias e ferramentas para facilitar a colaboração entre empresas certificadas e seus públicos locais.


Nesse contexto, o Programa Crescer, que é um projeto de educação continuada desenvolvido pela Klabin a partir de 2008 em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) para os colaboradores da companhia que trabalham na florestas da empresa nos estados do Paraná e Santa Catarina, foi selecionado pelo FSC e encaminhado para estudo e análise do Prof. Dr. Decio Zylbersztajn, professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Pensa (Centro de Conhecimento em Agronegócios) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, que será o responsável pela apresentação do caso durante o workshop.


O Programa Crescer envolve a apresentação, por meio de palestras dirigidas a colaboradores diretos e indiretos, de assuntos relacionados à qualidade de vida, crescimento profissional, questões ambientais, saúde etc., além de ser mais um canal de diálogo entre os colaboradores e a empresa. Segundo Ivone Namikawa, da área de Sustentabilidade Florestal da Klabin, “além do programa atuar com foco na mudança de comportamento dos colaboradores, por meio dos conceitos transmitidos nas atividades, a comunicação com esse público é extremamente importante para a empresa”.



Sobre a Klabin


A Klabin é a maior produtora de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais do País, além de ser a maior produtora de toras para serrarias e laminadoras. É também a maior recicladora de papéis e a principal exportadora do setor no Brasil.


Toda a cadeia produtiva da Klabin no Brasil possui a certificação FSC (Forest Stewardship Council) e a empresa é a única do setor de papel e celulose no país a possuir o selo para todas as cadeias de custódia de produção de papéis para embalagens (kraftliner e papelcartão), sacos industriais e embalagens de papelão ondulado. Isso significa que ela desenvolve suas atividades dentro de elevados padrões socioambientais.

Telêmaco Borba - Começa nesta quarta-feira (13) entrega de carnês do IPTU

Imposto mais cidadão. A Prefeitura faz, o município se desenvolve. Essa é somente uma das considerações feita Por Tania Mara Beira, moradora do bairro Recanto Feliz. “Eu vejo assim o pagamento dos meus impostos, porque enxergo melhorias pro nosso município”, comenta Tania que vive junto com o marido, sua mãe, dois filhos, netos. Segundo ela, no alto do bairro saiu uma escola considerada “bem bonita [Escola Municipal Castro Alves/Caic], que além da boa educação, faz as pessoas saberem onde é o bairro”, diz Tania Mara que ficou contente em saber que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou simplesmente Correios, começará a entrega do carnê do IPTU/2011 em sua própria casa. “Bem bom”, cita.

E é a partir desta quarta-feira 13 de abril até o dia 12 de maio que se inicia a entrega de aproximadamente 23 mil carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2011. A Prefeitura/Secretaria Municipal de Finanças/Divisão de Administração Tributária comunicam que o imposto oferece a possibilidade de ser pago à vista ou em até seis prestações. O IPTU pode ser pago em parcela única com 10% de desconto dia 16 de maio, data do vencimento da primeira parcela. As demais subseqüentes vencíveis nas seguintes datas: 1ª. PRESTAÇÃO MAIO – 16/05/11, 2ª. JUNHO – 15/06/11, 3ª. JULHO – 15/07/11, 4ª. AGOSTO – 15/08/11, 5ª. SETEMBRO – 15/09/11, e a 6ª. OUTUBRO – 17/10/11. Reverter a taxa em benfeitorias aos próprios cidadãos é uma das missões da Prefeitura. Gildo Kovalski, chefe da Seção de Cadastro e Lançamento (SCL) da Secretaria Municipal de Finanças (SMF), informa que dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3271 – 1065 na Seção de Cadastro e Lançamento (SCL) ou na Divisão de Administração Tributária(DAT) 3271-1071. ATENÇÃO - Caso o munícipe não receba seu carnê até o prazo final [12 de maio] deve procurar a Agência do Correio na Avenida Desembargador Edmundo Mercer Júnior, 465, centro, ao lado do antigo SUS, levando carnês anteriores para facilitar a busca.

PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Às 00h30min desta terça-feira, a Polícia Militar foi solicitada, através de ligação anônima, denunciando que a pessoa de Marcelo Ferreira de Paula, estava com um revólver Taurus, cal. 32 na mão, e que este embriagado ameaçava seus familiares. Através da chegada dos policiais no local, o autor tentou adentrar dentro de sua residência, momento em que foi contido, e ao mesmo foi dada voz de prisão. Sendo os envolvidos encaminhados à Delegacia local, para as devidas providências. A ocorrência aconteceu no bairro Nossa Senhora de Lourdes na rua Benjamin Constant.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Olhando girassóis...

Logo nos vem a pergunta, de que será que é verdade que ele acompanha o sol? E se faz, por quê? E fui investigar e descobri que é verdade sim, e o faz porque tem reação positiva a luz, e seu caule girando faz com que a flor acompanhe o sol enquanto houver sua luz e depois volta à posição normal. E mais. Suas flores representam dignidade, glória e paixão. Sugerem altivez com alegria, respeito e dignidade, trazendo muita energia positiva e vida aos ambientes. Mas eu continuo na dúvida. Será mesmo que representa e traz tudo isso? Eu não sei porque sua volta sempre à posição inicial do dia me sugere que sempre acaba no ponto de partida em tudo que representa e pode catalisar. Será que ao final do dia, que tudo o que ele poderia representar e trazer serviria para dizer “que à noite todos os gatos são pardos?” Ou será que depois de um dia inteiro distribuindo dignidade, glórias, paixões, alegrias, respeito, energias positivas e vida, a noite ele se recolhe e nos diz que “agora é tudo com você, eu fiz a minha parte!” Seríamos nós seres humanos também girassóis? Pelo menos alguns? Se alguns forem porque algumas vezes descobrimos que a imagem que se tinha não era tão perfeita? Quem sabe, porque estes girassóis talvez sejam falsos, de plástico por exemplo. Se forem, só posso chegar à conclusão de que gostamos de ser enganados, fugir da realidade, viver na ficção, que é melhor do que pagar o preço da ilusão. Estes por exemplo não tem sementes para alimentar pássaros, nem a nós seres humanos. Então só posso entender que nos alimentamos da mentira e passes de ilusionismo deles. Ou não? Sabem de que cheguei à conclusão de que é mesmo melhor ficar com o girassol real, que ao fim do dia volta a sua posição inicial deixando tudo comigo. E vou aproveitar bem a sua luminosidade porque ele não é de plástico e tem vida curta. Amanhã lhe cairão murchas as pétalas, seu caule cairá, abrindo espaço para nova flor que me trará sensações de novos sóis.

É... Vou continuar olhando girassóis...


Mas só os reais.


----------------------------------Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em mais de oitenta jornais impressos e eletrônicos no Brasil e Exterior. Obrigado à todos que têm enviado emails(ajrs010@gmail.com) . Visite nosso Canal no You Tube, (ajorgefalaserio) em Pesquisar, com as crônicas Fala Sério em Vídeo.

CELLFIX VENCE O 29 FUTEBOL CLUBE E CLASSIFICA-SE EM TERCEIRO NO GRUPO A DA PRATA

No sábado, 09/04, o Cellfix Futsal jogando no Zukão em Ponta Grossa venceu o 29 Futebol Clube por 8 a 1 e ficou com a 3ª colocação do grupo A da Chave Prata da Copa Cidade com 15 pontos. A equipe reservense ficou atrás somente do Cereais Pontarolo que obteve 16 pontos e empatou na pontuação com o Pontasul Metalprint, que conquistou também 15 pontos. PRÓXIMO JOGO A equipe vai enfrentar na quinta-feira, dia 14/04, o time do Miara Kruger em jogo válido pelas quartas de finais da competição. A partida acontecerá às 21h20min, no ginásio de esportes Zukão.

sábado, 9 de abril de 2011

EMPRESAS, PERSONALIDADES E IMPRENSA QUE SE DESTACARAM EM RESERVA EM 2010 SEGUNDO O INSTITUTO DE PESQUISA MAX-LIDER

O Instituto de Pesquisas Max-Lider realizou pesquisa de opinião pública no dia 04 de março de 2011 no comércio local e agora divulga as empresas, personalidades e imprensa que se destacaram em Reserva em 2010. A Max-Lider Pesquisas e Eventos é especializada em pesquisa de mercado, política e empresarial e vem atuando há quatorze anos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Segundo Lucenir Carlos Thomaz, diretor de pesquisa, e Adriano Natalino Pepe, consultor de vendas, 180 questionários foram distribuídos no comércio de Reserva, classificando assim as empresas, personalidades e imprensas que mais se destacaram em 2010. A cerimônia de entrega do prêmio de qualidade profissional e empresarial aconteceu na noite do dia 07/04/11, no Baggio’s Eventos em um delicioso jantar. A Max-Lider parabeniza todos os vencedores da pesquisa e estende a admiração e respeito para todos aqueles, que apesar de não terem alcançado os mesmos índices da pesquisa, são merecedores de um voto de louvor pela magnífica clientela desta cidade, que possui um dos melhores atendimentos em prestações de serviços do comércio local.

Veja a relação das empresas, personalidades e imprensa que se destacaram em 2010 em Reserva:

1- NALIVAIKO – Loja de confecções, cama, mesa e banho destaque do ano.

-

2- MUNDIAL INFORMÁTICA – Escola de Informática destaque do ano.

-

3- REMACOL MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO – Comércio de materiais para construção destaque do ano.

-


4- MADEIREIRA PACHALKI LTDA – Madeireira destaque do ano.


-


5- HOTEL CELMAR – Hotel destaque do ano.


-

6- GINHO VIDRAÇARIA -Vidraçaria, comércio de portas, janelas e comércio de portões eletrônicos destaque do ano.

-


7- REFRI MAN – Refrigeração destaque do ano.


-


8- BILENKI AUTO PEÇAS – Auto peças destaque do ano.


-

9- SUPER LOPATA – Supermercado e comércio de frutas destaque do ano

-

10- MAXIMU’S ÁUDIO FILMS – Comércio, instalação de insulfilmes, alarmes e som automotivos destaque do ano.

-

11- CALHAS RESERVA – Funilaria (Calhas) destaque do ano.

-

12- FUSION INFORMÁTICA INTERNET E JOGOS – Lan house e provedor para internet destaque do ano.

-13- FLOR E ARTE- Floricultura e artigos para festas (Infantil) destaque do ano.



-

14- PANIFICADORA VITÓRIA REAL – Confeitaria destaque do ano.

-

15- EXCELLENCE ASSESSORIA EMPRESARIAL- Comércio e assistência técnica para computadores destaque do ano.

-


16- FARMÁCIA FARMANÁLISE – Farmácia e laboratório de análises clínicas destaque do ano.


-


PERSONALIDADES

17- CARLOS ROBERTO TOSTA – Locutor FM destaque do ano.

-


18- GERSON GOMES – Diretor e gerente de jornal destaque do ano.


-
19- ANA PAULA RONKOSKI NALIVAIKO – Advogada e escritório de advocacia destaque do ano.

-

20- SUZANE PIOTROWSKI – Médica veterinária destaque do ano.

-

21- SÉRGIO FUMIO OUCHI – Engenheiro agrônomo destaque do ano.
-

22- EDSON LUIZ GARABELI ROCHA – Contador destaque do ano.

23- JORGE AUGUSTO HORNUNG – Advogado destaque do ano.

-


24- JOÃO DOS SANTOS – Cabeleireiro destaque do ano.

-
25- RICARDO HORNUNG – Revelação política e liderança política jovem destaque do ano.

-
26- MARCELO GEHLEN – Atendente de farmácia masculino destaque do ano.

-


27- DENISE LOPATA – Empresária destaque do ano.

-
28- ALEIXO LOPATA E ANTONIO CRUZ – Melhor programa do sábado destaque do ano.

-


IMPRENSA


29- RESERVA FM - Melhor rádio da cidade e emissora de rádio FM destaque do ano.

-
30- TRIBUNA DOS CAMPOS GERAIS – Jornal local mais lido e impresso de maior circulação destaque do ano.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ADR CLASSIFICA-SE PARA AS SEMIFINAIS DA CHAVE OURO


Jogando ontem em Ponta Grossa a equipe da Associação Desportiva Reservense - ADR conquistou sua classificação para as semifinais da Chave Ouro da Copa Cidade. A ADR Futsal conseguiu chegar entre as 4 melhores equipe da competição ao vencer por 4 a 3 a Fórmula Sport/Piraí do Sul, equipe que vai disputar o Campeonato Paranaense Série Bronze. A equipe reservense venceu o primeiro tempo por 2 a 1, com gols de Vinícius e Pitiço e nesta etapa Piraí descontou com Raytson. No segundo tempo aconteceu um empate no placar em 2 a 2, a ADR marcou com Cezinha e Pitiço que fez seu segundo gol na partida e Piraí com Eduardo e Tiago, ficando o placar em 4 a 3 em favor do time reservense. A ADR jogou com Oséias, Durdo, Cezinha, Pitiço, Vinícius, Gerson, Anderson, Baiuca e Alex.

PATROCÍNIOS

A loja Cat´s Barnéia e a Cicles Cidade são os patrocinadores da ADR que ainda conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Reserva.

LEIA MAIS

Veja as postagens referentes a essa notícia em outros blogs: no blog do Fórmula Sport/Piraí do Sul AQUI e no blog do Futsal Daqui AQUI e no site da ADR AQUI .


domingo, 3 de abril de 2011

CELLFIX VENCE O AJAX/SANTA MÔNICA POR 7 A 6

Jogando ontem em Ponta Grossa o Cellfix Futsal venceu a equipe do Ajax/Santa Mônica por 7 a 6. Foi uma importante vitória que sacramentou a classificação da equipe para a próxima fase do primeiro turno da Chave Prata da Copa Cidade.
ADR FUTSAL PERDE PARA A PONTASUL
Já pela Chave Ouro, a ADR Futsal não conseguiu vencer a equipe do Pontasul e perdeu por 4 a 1. A equipe reservense buscava ficar na segunda colocação do grupo B mas não teve sucesso. A equipe alternou bons e maus momentos no primeiro tempo o qual perdeu por 3 a 0. Na segunda etapa a equipe igualou o marcador em 1 a 1. Veja mais em http://www.futsaldaqui.blogspot.com/