tribunadanoticia.com.br

terça-feira, 31 de maio de 2011

CÂMARA MUNICIPAL DE RESERVA SERÁ CONSTITUIDA POR 11 VEREADORES NA PRÓXIMA LEGISLATURA


Câmara Municipal de Reserva

Como vem acontecendo em outros municípios do país, o aumento do número de vereadores também aconteceu em Reserva. A Câmara Municipal de Reserva dos atuais 9 passará ser composta por 11 vereadores.
Isto aconteceu porque a Lei nº 370/ 2010 foi aprovada pelos vereadores, em 1ª discussão no dia 04/ 11/ 2010 em Sessão Ordinária, em 2ª e 3ª discussão no dia 18/ 11/ 2010 em Sessão Extraordinária que alterou os dispositivos da Lei Orgânica do Município de Reserva. Esta Lei já foi promulgada pela Mesa Executiva recentemente.
Em algumas legislaturas passadas o Poder Legislativo Reservenses já era composto por 11 vereadores mas esse número foi reduzido para 9.
Candido de M. Gomes

segunda-feira, 30 de maio de 2011

GASPERIN MÓVEIS INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES

O empresário Gasperin, o vice- prefeito Aleixo Lopata e o prefeito Neto inaugurando a nova loja
Autoridades prestigiaram a inauguração.
-
Na manhã desta segunda- feira, 30 de Maio, foi inaugurada as novas instalações da Gasperin Móveis na cidade de Reserva. Agora a loja que atua no segmento de móveis e elétros possuí 1800 metros quadrados de modernas instalações.
A inauguração da Gasperin Móveis contou com a presença do prefeito municipal Frederico Bittencourt Hornung, (Neto). Do vice- prefeito Aleixo Lopata, do Presidente do Rotary Clube de Reserva Aguinaldo Leuch , do Gerente da Unidade da Sicredi de Reserva Dirceu Pereira e também do Locutor Nivaldo Silva (Nego) da Rádio T.

domingo, 29 de maio de 2011

RESULTADOS DOS JOGOS DO CAMPEONATO DE FUTEBOL SUÍÇO DESTE DIA 29/05

3ª Rodada - Domingo - 29/05/2011
1º Jogo – 13:30 horas – União/Nelson Lopata 0 x 4 Garotos Unidos/JJG
2º Jogo – 14:30 horas – Juventus O x W Vira Copos
3º Jogo – 15:30 horas – Pinhal Chato 5 x 1 Bar Santa Cruz
4º Jogo – 16:30 horas – Posto BV 0 x 2 Cicles Cidade



Veja mais: AQUI



sábado, 28 de maio de 2011

LOPATA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO INVESTE EM VIDRAÇARIA


Lopata Materiais Para Construção é a nova opção em Vidraçaria para a população de Reserva e região.

A cada dia a Lopata Materiais Para Construção esta mais completa. Recentemente os empresários Irineu Parteka Lopata e Josney Ducheiko investiram no segmento de vidraçaria.
De acordo com eles agora na Lopata Materiais Para Construção a população de Reserva e toda região encontra toda a linha de vidros temperados, (Blindex), Box acrílico e de vidro, toda linha de vidros comum e sacadas .
Na Lopata Materiais Para Construção os clientes além de encontrar toda linha de materiais para contrução e vidraçaria os clientes também pode adquirir as Tintas e produtos da marca Suvinil. São mais de 2000 mil cores que você pode escolher para deixar sua residência ou a sua empresa mais bonita. Os produtos da marca Suvinil como: selador, massa acrílica, massa corrida e grafiato, o cliente também encontra na Lopata.
Na Lopata Materias Para Construção os clientes encontra produtos com qualidade, com o melhores preços.
Na Lopata Materiais Para Construção você também tem facilidade para pagar suas compras pois à loja possui convênios com a Caixa Econômica Federal, Sicredi e Losango.
Quando for fazer suas compras para sua construção ou reforma não deixe de ir na Lopata Materiais Para Construção e conferir .
LOPATA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO- FONES: (42) 3276- 2213 / 8862- 7968 DUCHEIKO- 8815-3572 LOPATA- AV. CORONEL ROGÉRIO BORBA, Nº 1400- BAIRRO CRUZEIRO- RESERVA- PR

sexta-feira, 27 de maio de 2011

DIA NACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM RESERVA


Reserva promoveu mobilização na Praça da Matriz contra a violência e exploração sexual das crianças e adolescentes.

O Dia Nacional de Combate a Violência Sexual contra as Crianças e Adolescentes, 18 de Maio foi marcado por mobilizações de organizações e movimentos de defesa dos direitos das crianças e adolescentes em várias partes do país.
Em Reserva a data foi celebrada na sexta- feira, 27 de maio na Praça da Matriz com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para um crime que ainda afeta meninos e meninas: A Violência sexual.
Na principal praça da cidade de Reserva foram disponibilizados brinquedos para as crianças que se divertiram e ainda puderam se deliciar com algodão doce, sorvetes etc.

PROTESTO- MINISTÉRIOS PÚBLICOS DE TODO O PAÍS DIVULGAM CARTA DE REPÚDIO AO NOVO CÓDIGO FLORESTAL

Nesta semana, como resposta à aprovação do novo Código Florestal (PL 1876/99) pela Câmara Federal, os Ministérios Públicos dos Estados presentes na reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, em conjunto com diversas entidades ligadas à defesa da causa ambiental de todo país, publicaram uma carta aberta à população. No documento, que segue abaixo, eles manifestam total reprovação à atitude dos deputados federais. Sustentam que a emenda “enfraquecerá ainda mais a proteção das florestas, das águas, do ar, do solo, do clima, da biodiversidade, das populações em área de risco e da agricultura sustentável.” O procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção do Meio Ambiente, do MP-PR, é o representante dos MPs Estaduais junto ao CONAMA.

Segue abaixo a íntegra da carta:

CARTA ABERTA AO POVO BRASILEIRO

Os representantes da Sociedade Civil e do Ministério Publico dos Estados junto ao Conselho Nacional do Meio Ambiente, presentes na 102 ª Reunião Ordinária, vem manifestar profunda indignação diante da aprovação das alterações na Câmara Federal do Código Florestal Brasileiro, que enfraquecerá ainda mais a proteção das florestas, das águas, do ar, do solo, do clima, da biodiversidade, das populações em área de risco e da agricultura sustentável.

A situação se reveste da maior gravidade face aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, pois ocorre às vésperas da Conferência Rio+ 20, considerando ainda a intensidade dos eventos climaticos por que passa o planeta, a perda acentuada de biodiversidade e a escassez progressiva dos recursos hídricos.

Diante dos fatos ocorridos no Congresso, tornou-se mais vulnerável o meio ambiente, as instituições e o Sistema Nacional do Meio Ambiente, cujo órgão maior é o Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.

Por isso, retiramo-nos da sessão em protesto contra a fragilização dos instrumentos de gestão ambiental do País, deliberando por esta manifestação à Sociedade Brasileira, informando-a dos eminentes riscos a que estará submetida.

É momento da Sociedade Brasileira atuar de forma decisiva, fazendo valer os principios constitucionais da proteção ao meio ambiente e da vida humana.

Brasília, 25 de maio de 2011.



PROAM - Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental

FURPA - Fundação Rio Parnaíba

FBCN - Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza

INGA - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais

ECODATA - Agencia Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação

MOVER - Movimento Verde de Paracatu

PONTO TERRA - Organização Ponto Terra

IDPV - Instituto Direito por um Planeta Verde

Ministério Público dos Estados

FUNATURA - Fundação Pró-Natureza

BIOESTE - Instituto de Biodeiversidade e Desenvolvimento do Oeste da Bahia

KANINDÉ - Associação de Defesa Etnoambiental

PROVA DE CONCURSO PARA PROMOTOR DO MP- PR SERÁ REALIZADA NESTE DOMINGO

No domingo, 29 de maio, será realizada a prova preambular para o Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público do Paraná. O processo seletivo terá a participação de 3.062 candidatos, que disputam oito vagas – a proporção é de quase uma vaga para cada 400 inscritos (382,75 por um). Como o certame tem validade por dois anos, o número de vagas ofertadas pode aumentar. As provas serão no Campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Rua Imaculada Conceição, 1.155, Prado Velho). A organização informa que os candidatos deverão se apresentar até 30 minutos antes do início da prova, ou seja, até 12h30 – horário em que os portões serão fechados. Atrasos não serão tolerados.

Os candidatos devem se apresentar munidos de cédula de identidade ou documento equivalente, acompanhada do comprovante de inscrição devidamente preenchido e assinado. É adequado que os candidatos se apresentem trajados de acordo com a atividade forense (terno com gravata para os homens e traje social correspondente para as mulheres).

O último concurso realizado pela instituição para contratação de promotores, em 2009, teve 1.945 inscritos – desses, 44 ingressaram na carreira como promotor substituto. Os interessados devem consultar o Edital 010/2011, na página do MP-PR na internet (www.mp.pr;gov.br), no link Concursos, para ter acesso a mais informações a respeito da prova, bem como dos documentos e outros detalhes relacionados ao exame.

ADR LUTA MAS NÃO CONSEGUE SUA 4ª VITÓRIA CONSECUTIVA

A sequência de vitórias da ADR Futsal na Chave Ouro da Copa Cidade foi quebrada na noite de ontem, dia 25/05, no ginásio de esportes Zukão, em Ponta Grossa. A equipe sentiu os desfalques, pois, há duas rodadas não conta mais com os jogadores Cezinha, Oséias e Durdo, que junto com Vinícius e Pitiço foram titulares na partida anterior contra a equipe de Piraí do Sul, quando a ADR venceu por 4 a 3. Nesta partida além dos jogadores que não integram mais o elenco, a equipe ainda estava desfalcada de Pitiço que cumpria suspensão automática. Já a equipe de Piraí do Sul que participa da Chave Bronze, reforçada em rodadas anteriores, ainda promoveu a estreia do experiente jogador Michel Sviercoski que já atuou pelo Paraná Clube, e pelo Campo Mourão e atualmente estava jogando na Itália onde atuou no no time do Codogne, do Sport Marca e do Grupo Fassina.


A derrota deixa a ADR na segunda colocação do grupo B com 9 pontos faltando 2 partidas para disputar neste 2º turno.


O JOGO
A ADR entra desligada na partida e aos 05'20'' sofre o primeiro gol marcado pelo estreante Michel, o segundo marcado por Gean aos 08'15'', o terceiro aos 14'00'' marcado por Thiago, então após cobrança de lateral Vinícius desconta para 3 a 1 para a ADR aos 16'00''. Faltando apenas 7 segundos para acabar a partida, Piraí do Sul ainda acha tempo para ampliar para 4 a 1 com Cleyton, que fechou o placar da 1ª etapa da partida. No segundo tempo a equipe reservense melhora e encosta no placar, aos 06'40'' Gerson iniciando reação reservense tabela com Vinícius e marca o 2º gol da ADR que logo na sequência, aos 07'40'' desconta com Reginaldo para 4 a 3. Quando a equipe buscava o empate sofre o 5º gol marcado aos 09'10'' por Adão. Não desanimando a ADR faz seu 4º gol com Mestiço aos 09'58'' que descontou para 5 a 4 e manteve a equipe encostada no placar e com chances de empatar o jogo. Falhando na marcação a equipe permite nova reação do Fórmula Sport, que faz 3 gols consecutivos, aos 10'43'' com Thiago que faz o 6º gol da equipe, aos 11'27'' com Adão ampliando para 7 a 4 e aos 17'20'' com Thiago que marca novamente e faz seu terceiro gol no jogo e o 8º gol de Piraí do Sul.


Faltando 42 segundos para acabar a partida, Vinícius lança para Mestiço fazer de cabeça e descontar para 8 a 5 para a ADR.


ATLETAS
Jogaram pela ADR: Baiuca, Mestiço, Vinícius, Reginaldo, Gerson, Bruno e Alex.
Pelo Fórmula Sport/Piraí do Sul atuaram: Gregori, Eduardo, Rodrigo, Thiago, Gean, Rafael, Cleyton, Adão e Michel.

Veja mais sobre a notícia no site do Fórmula Sport/Piraí do Sul: AQUI

quinta-feira, 26 de maio de 2011

DIA DO DESAFIO ACONTECE EM RESERVA

"Pela 1ª vez o município de Reserva participa do Dia do Desafio. Evento contou com a participação de 32, 91 % da população. O SESC ainda não divulgou se foi Reserva ou a Cidade de Ubaté na Colômbia a vencedora do confronto"

As 00:00 horas do dia 25 a apresentação da Banda Municipal na Praça da Matriz.

NO início da manhã as pessoas se preparando para a caminhada na Praça da Matriz.

Caminhada pela Avenida Coronel Rogério Borba no Dia do Desafio.

Alunos do Peti participaram do Dia do Desafio.

A Fanfarra do Peti também abrilhantou o evento.

As crianças se divertiram o dia todo na Praça da Matriz.

Funcionários e pacientes da Secretaria Municipal de Saúde fazendo atividade física.

Passeio Ciclístico na Avenida Coronel Rogério Borba.

As professoras de Educação Física fizeram o pessoal se movimentar.

Na Quarta- Feira, (25), o Município de Reserva participou pela primeira vez do Dia do Desafio. Este evento é realizado anualmente, sempre na última quarta- feira do mês de maio propondo que as pessoas mudem sua rotina de atividades e pratique qualquer tipo de atividade física. Neste dia, cidades do mundo todo participaram de uma competição saudável para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número oficial de habitantes.
Diversas atividades foram realizadas em Reserva no Dia do Desafio para os funcionários das empresas, para os funcionário municipais, para os alunos, crianças, outras entidades e para a população em geral.
Neste evento foi a realizada uma caminhada pela avenida Coronel Rogério Borba,um passeio ciclístico e corrida rústica entre outras diversas atividades que contaram com a participação de acadêmicos e professores de Educação Física.
Reserva participou do Dia Do Desafio, enfrentando a cidade de Ubaté da Colômbia a qual possui uma população de 36. 933. 000 habitantes.
O Dia do Desafio foi promovido pela Prefeitura Municipal de Reserva- Secretarias de Educação/ Esportes em parceria com o SESC.

sábado, 21 de maio de 2011

FESTA COUNTRY AGITA A NOITE DE HOJE NO BAGGIOS EVENTOS EM RESERVA



Nesta noite de sábado (21) acontece a maior Festa Country da nossa região. Você não pode perder, a festa contará com Touro Mecânico e vai agitar a galera com a narração de Alexandre Rocha e a participação da dupla Cesar Neto & Alexandre, no Baggios Eventos.

CASO EVANDRO- TJ- PR REJEITA INVALIDAÇÃO DE PROVAS. JÚRI ESTA MANTIDO

Curitiba- O Tribunal de Justiça do Paraná negou pedido feito pela defesa de Beatriz Abagge, ré no Caso Evandro, para que fossem invalidadas provas e suspenso o julgamento marcado para 27 de maio, na 2ª Vara do Tribunal do Júri da Capital. A defesa pretendia reformar a decisão do juiz Daniel Avelar, que rejeitou pedido de declaração de ilicitude das confissões dos réus no processo. O Tribunal não acatou a argumentação da ré, fundamentando que as provas que se tentava impugnar não podem ser retiradas dos autos, porque o mesmo pedido já havia sido feito – e rejeitado - em outras oportunidades, inclusive pelo TJ-PR. Assim, as confissões não foram declaradas ilícitas e deverão ser analisadas pelos jurados durante o julgamento já agendado. A decisão, proferida no final da tarde de ontem, é assinada pelo desembargador Telmo Cherem, da 1ª Câmara Criminal do TJ-PR.

Comunicação- MP-PR- Assessoria de Imprensa.

NOTA DO MP- PR SOBRE O CASO CARLI FILHO

O Ministério Público do Paraná informa que o procurador de Justiça Alfredo Nelson da Silva Baki concluiu nesta sexta-feira, 20 de maior, seu parecer no caso que envolve o ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho. No parecer, o procurador de Justiça afasta as preliminares levantadas pela defesa e pede que o réu seja submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri. Na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, o parecer será encaminhado ao Tribunal de Justiça.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

RESERVA PARTICIPARÁ NO DIA 25/05 DO DIA DO DESAFIO DISPUTANDO COM A CIDADE DE UBATÉ DA COLÔMBIA


Secretários (as) Municipais e professores(as)participaram da Reunião que discutiu as atividades para o Dia do Desafio na Escola Cel Rogério Borba no dia 17.

Na quarta- feira dia 25 de Maio, Reserva participará do Dia do Desafio, desafiando a cidade de Ubaté da Colômbia, esta cidade possuí uma população de 36. 433.000 habitantes.
O Dia do Desafio é realizado anualmente sempre na última quarta- feira do mês de Maio e proprõe que que as pessoas mudem as suas rotinas de atividades e pratique qualquer tipo de atividade física. Neste dia, cidades do mundo todo participam de uma competição saudável para tentar molilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número oficial de habitantes.
Vale correr, pular corda, caminhar, alongar- se ou nadar. São várias atividades que podem ajudar as pessoas a sair da rotina, lembrando que a orientação para não fazer atividades físicas em jejum, dar preferência a alimentos leves e caprichar na hidratação, bebendo águas ou sucos naturais.
O Dia do Desafio é realizado pelo SESC em parceria com a Prefeitura Municipal de Reserva/ Secretarias Municipais de Educação/ Esportes.
Confira a programação do Dia do Desafio que acontecerá no dia 25/ 05 em Reserva
07 h 30 min Caminhada de Abertura do Evento com a participação de todos- Saída na Praça da Matriz
10 horas: Passeio Ciclístico- Saída na Praça da Matriz
17 horas: Corrida Rústica
O evento contará com atividades para os funcionários públicos e funcionários das empresas Plantar e Coamo, alunos dos CMEIs e APAE, Asilo, Peti e Grupo da 3ª Idade, mas também o pessoal que trabalha no comércio será convidado a participar do evento. Durante todo o dia 25 haverá a Rua do Lazer na Praça da Igreja Matriz onde será promovida atividades recreativas e brinquedos infláveis.
O Ginásio de Esportes Francisco Alves Martins, (Chicão) e o Campo Municipal de Futebol do Bairro de Lurdes,localizado próximo ao novo Pátio da Prefeitura também serão os espaços esportivos municipais onde acontecerá atividades esportivas durante todo o dia.
Essa mobilização tem por objetivo promover a qualidade de vida com atividades físicas.
O SESC e as Secretarias Municipais de Educação e dos Esportes convidam a toda a população para participar do Dia do Desafio.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ADR CONQUISTA SUA 3ª VITÓRIA DE VIRADA

A ADR Futsal conquistou sua terceira vitória no 2º turno e chegou a 9 pontos na Chave Ouro da Copa Cidade de Ponta Grossa, após vencer a equipe da Ipiranga Lubrificantes por 7 a 6 na noite desta quarta-feira . Pela primeira vez a equipe conquista 3 vitórias consecutivas e foi uma vitória de virada, pois a equipe estava perdendo o 1º tempo por 5 a 3. Na segunda etapa que ficou marcada pela expulsão do ala Pitiço e por 3 belos gols do pivô Vinícius, a ADR venceu por 4 a 1, e fechou a partida em 7 a 6 sobre os comandados pelo técnico Reginaldo Mattos. Marcaram os gols da ADR Futsal Vinícius (3), Reginaldo (2), Mestiço e Pitiço, um gol cada. Para o Ipiranga Lubrificantes marcaram Marcelo (4), Maicon e Thiago, um gol cada. Jogaram pela ADR: Baiuca, Mestiço, Pitiço, Vinícius, Reginaldo, Gerson e Dentinho. Pelo Ipiranga Lubrificantes atuaram Maicon, Marcelo, Hiron, Thiago, André, David, Aguinaldo e Luiz.


PATROCÍNIOS


A ADR Futsal conta com o patrocinios da loja Cats Barnéia e da Cicles Cidade e o apoio da Prefeitura Municipal de Reserva


PRÓXIMO JOGO


Na quarta-feira, 25/05, a ADR volta a jogar pela Chave Ouro contra a equipe do Fórmula Sport/Piraí do Sul.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Em cada esquina, um tropeço!

Muitos avaliam assim a vida que levam ou pior ainda, quando se arriscam a falar da vida de outros. É verdade que muitos no afã de correr e alcançar seus objetivos, não enxergam na calçada da esquina uma pedra meio solta ou levantada. Mas também devemos reconhecer que apesar de esfolados e com a roupa remendada, temos os heróis que continuam dobrando esquinas, mesmo que na maioria das vezes sem se preocupar com um novo tropeço. Para eles a simples explicação na rima de que este é o preço! Não sei como deveríamos lançar na contabilidade destes teimosos cada um destes pagamentos, se em débito ou crédito. É que são tão incríveis na facilidade que tem de criar novas esquinas, deixando às vezes o mapa de suas vidas cheio de becos e ruelas sem fim, ou pior, sem saídas. Por isso acredito mesmo que a maior parte deve mesmo cair em débitos, porque de nada valeu o tropeço, muito menos até possíveis quedas e fortes escoriações. E nós? Ficamos ali a olhar, esperando mais um tropeço, nova queda e a chance de contar as feridas e rasgos nas roupas. Será que seria por falta de coragem de enfrentar sempre uma nova esquina, ou até mesmo por preguiça de cair e da queda sacudir a poeira e continuar o caminho? Medo das feridas ou falta de forças para remendar os rasgos da roupa? Felizmente, entretanto, não sei se cansado de tantos tropeços, a maioria sempre pode encontrar em uma outra nova esquina, a mão, do recomeço! À partir desta semana se juntam a nós, o Jornal de Caruarú de Caruarú – PE, O Popular NS de Nova Serrana - ES, Jornal das Montanhas, o JM1 de Manhuaçú – MG, Ponto Final de Mariana – MG, Gazeta de Santa Cândida – PR, Gazeta de Noticias de Juazeiro do Norte – CE, Tribuna de Moxotó de Sertânea – PE, Opinião de Caeté – MG, Jornal da Divisa de Ourinhos – SP, Fatos ES de Cachoeiro do Itapemirim – ES e Guarujá News de Guarujá – SP. Sejam bem vindos aos parceiros Fala Sério!


Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta Coluna está em mais de oitenta jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior. No You Tube acesse a Fala Sério! Em vídeo através do ajorgefalaserio. Contatos ajrs010@gmail.com

domingo, 15 de maio de 2011

RESULTADOS DOS JOGOS DO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUÍÇO DESTE DOMINGO

Neste domingo a bola rolou pela rodada de abertura do Campeonato Municipal de Futebol Suíço. Os jogos tiveram os seguintes resultados.
10 horas - Fazenda Ana Paula 3 x 1 Bar do Pilar
13 horas - Unidos da Vila 1 x 2 Real Fortaleza
14 horas - Arte & Concreto 2 x 1 Alfa Beneficiamentos
15 horas - Ô Potência W x O Novo Horizonte

sábado, 14 de maio de 2011

ADR VENCE E LIDERA O GRUPO B DA CHAVE OURO

Jogando na noite desta sexta-feira, (13/05), a ADR Futsal venceu a equipe do RR Zander por 7 a 1, e através desta vitória permanece na liderança do grupo B da Chave Ouro com 6 pontos ganhos em duas partidas. A partida aconteceu as 21 horas no ginásio de esportes Zukão em Ponta Grossa e foi válida pela 2ª rodada do 2º Turno da Copa Cidade. O primeiro tempo a ADR venceu por 3 gols a 0 e o segundo por 4 a 1. Os gols da ADR foram anotados por Vinícius (2), Pitiço (2), Reginaldo (2) e Gerson, pelo RR Zander descontou Luiz. A equipe reservense jogou com Baiuca, Mestiço, Petiço, Vinícius, Reginaldo, Gerson e Alex.


O RR Zander jogou com Rafael, Cleverson, Adrian, Luis, Jorge, Raedel e Ramon.


PATROCÍNIOS


A loja Cats Barnéia e a Cicles Cidade são os patrocinadores da ADR, que também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Reserva.


PRÓXIMO JOGO


Nesta quarta-feira, dia 18/05, a ADR enfrenta a equipe do Ipiranga Lubrificantes de Ponta Grossa as 21 horas e 40 minutos, partida que acontecerá no ginásio de esportes Zukão.


www.adr.ciasbr.com.br

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Arco-íris!

Uma das coisas que mais me intrigava na infância era a história do pote de ouro ao pé de um arco-íris. Intrigava porque jamais foram capazes de me dizer se era no pé de cá ou no pé de lá, ou se havia um pote em cada lado. Também nunca conseguiram me dizer quem poderia estar tomando conta deste pote de ouro, quem o havia deixado, ou os havia deixado lá. Só diziam que estava ou estavam enterrados ao pé do arco-íris! Ora bolas! A falta de competência em falar do pote ou potes era tanta, que não sabiam me dizer sequer se um era maior ou menor do que o outro, se um tinha mais ou menos ouro do que o outro. E querem saber de uma coisa? A incompetência deles está agora me sendo fustigada, porque embora já tenha passado a muito da idade adulta, também não sei dizer quais as diferenças. Mas... Digamos que pudesse agora lhes contar um conto de improviso, vocês acreditariam? Nem quero saber da resposta. Mas conto assim mesmo, porque continuo teimoso na busca do pote de ouro. Um menino perguntou a um velho se era verdade da existência de um pote feito de barro cheio de ouro ao pé do arco-íris, e o velho disse que sim. O menino queria saber se era ao pé de cada base do arco e se eram de tamanhos iguais, ou se havia mais de um pote em um só pé do arco-íris. O velho ficou em dúvida e perguntou ao menino qual ele escolheria se houvessem dois potes de tamanhos diferentes e quantidades diferentes de ouro. O pequeno disse que ficaria com o menor e o velho quis saber por que, já que o maior lhe daria felicidade, riqueza e poder. “Eu só quero a felicidade!” E à partir desta semana conosco também os jornais Folha Pontal de Pontal do Paraná - PR, Folha da Cidade de Telêmaco Borba - PR e Novo Tempo de Santa Izabel do Oeste – PR.

-

Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta Coluna está em oitenta jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior. No You Tube acesse a Fala Sério! Em vídeo através do ajorgefalaserio. Contatos ajrs010@gmail.com

terça-feira, 10 de maio de 2011

CLIENTE DA SÃO LUIZ MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO É PREMIADO COM UMA HONDA BIZ DA PROMOÇÃO SHOW DE PRÊMIOS


Luizinho Vozniak, Ronaldo Carlos Machado, (São Luiz Materiais Para Construção), com o ganhador da Moto Honda Biz, Antonio Rosni de Freitas.

Equipe da São Luiz Materiais Para Construção com o ganhador da Honda Biz.

A São Luiz Materiais Construção comemorou 9 anos de idade mas quem ganhou foram os seus clientes com a promoção ”Show de prêmios”.
O sorteio da Promoção da São Luiz Materiais Para Construção aconteceu no sábado , dia 7 de Maio pela manhã ao vivo pela Rádio Reserva FM, no programa Estação 9 apresentado por Luizinho Vozniak.
O ganhador do prêmio principal uma Moto Honda Biz foi o Senhor Antonio Rosni de Freitas do Bairro de Lurdes na cidade de Reserva que recebeu a Moto de Luizinho Vozniak na tarde de Terça- Feira, (10). Na ocasião Antonio Rosni disse que só faz as suas compras de materiais de construção na São Luiz e que ficou muito feliz em ter ganhado a moto agradecendo os idealizadores da promoção “Show de Prêmios”.
Mas a promoção do aniversário de 9 anos da São Luiz premiou mais 9 clientes com uma dezena de ótimos prêmios. Confira o nome dos ganhadores e seus respectivos prêmios:
- Mateus Pereira Lemes, Lageado do Rocio, ( TV 14”) – Regiane de Souza Soltoviski- cidade de Reserva, ( Furadeira – Batedeira)- Rosnei F. de Almeida, Palmeirinha, (Liquidificador). – Elias Antunes, Cândido de Abreu. (Serra Mármore) – Edilson Bergmann, Rua Benjamim Branco, (Ferro Elétrico). – Roseli G. da Luz, Rua Francisco Piotroviski, 151, (Garrafa térmica)- Elias Mendes, Fazendinha-Acir Mendes da Silva, Caetano Mendes- Sônia de Fátima Puszka, Barreiro, ganharam uma bola cada.
A promoção “Show de prêmios” da São Luiz Materiais Para Construção foi um sucesso de acordo com os organizadores, durante os cinco meses de vigência da promoção teve a participação de 11 mil cupons.
Continue fazendo suas compras na São Luiz Materiais Para Construção. Em breve novas promoções.

CNMP- INQUERITRÔMETRO MOSTRA ANDAMENTO DA META DE CONCLUSÃO DE INQUÉRITOS SOBRE HOMICÍDIOS

"O sistema publica na internet dados sobre 151.819 inquéritos sobre homicídios instaurados no Brasil antes de dezembro de 2007 e ainda em aberto; Paraná tem 7.352 inquéritos"

Já está disponível na página do Conselho Nacional do Ministério Público na internet (www.cnmp.gov.br) o Inqueritômetro, sistema que mostra o andamento da Meta 2 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). A meta tem o objetivo de concluir todos os inquéritos sobre homicídios instaurados até 31 de dezembro de 2007 e ainda em aberto. Há no Brasil 151.819 procedimentos nessa situação; no Paraná, são 7.352. O prazo para conclusão dos inquéritos vai até julho de 2011, para os estados com até quatro mil procedimentos, e até dezembro de 2011, para os demais.

O Inqueritômetro mostra, por estado e nacionalmente, de forma gráfica, o número total de procedimentos da Meta 2, quantos foram concluídos - seja com oferecimento de denúncia ou arquivamento - e quantos estão pendentes de diligência. Ele será atualizado mensalmente e permite a impressão dos gráficos e comparação entre os estados.

DIAGNÓSTICO E EFETIVIDADE

Para Taís Ferraz, conselheira do CNMP e coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp, o sistema já representa uma das conquistas da Estratégia, uma vez que irá possibilitar a avaliação da evolução da Meta 2. “As atualizações periódicas irão permitir o acompanhamento da efetividade das ações e a concentração de esforços nos locais onde a situação for mais complexa e houver maiores dificuldades”, avalia.

Segundo ela, o esforço conjunto para a conclusão dos inquéritos antigos é uma resposta importante dos agentes dos sistemas de Justiça e de Segurança Pública à sociedade. Ao mesmo tempo, é uma forma de aprimorar a atuação dos órgãos responsáveis pelo combate à criminalidade. “Mais do que enfrentar a quantidade de inquéritos, um dos grandes objetivos das metas fixadas pela Enasp é fazer o diagnóstico da persecução penal, com a identificação dos gargalos e dos problemas que historicamente dificultaram a conclusão das investigações de homicídios”, diz. O Inqueritômetro será mais uma ferramenta para o diagnóstico e para o incremento da troca de dados e informações entre os diversos parceiros da Enasp.

No Paraná, o representante da ENASP é o promotor de Justiça Marcelo Balzer Correia, do Ministério Público Estadual. Ele conta que no próximo dia 20 de maio os integrantes do MP-PR estarão reunidos no seminário “Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública – ENASP e os Crimes Dolosos Contra a Vida”, juntamente com o Poder Judiciário, a Secretaria Estadual da Segurança Pública e as Polícias Civil e Militar. “Nossa intenção é somar forças para o cumprimento do estabelecido pela meta 2 da ENASP”, afirma.

CURVA NACIONAL ASCENDENTE

O Inqueritômetro traz o número de inquéritos incluídos na Meta 2 até 30 de abril deste ano. O levantamento revela que o número de procedimentos em aberto diminuiu em estados como Distrito Federal, que tinha 1.192 inquéritos em dezembro do ano passado e hoje está com 640, numa redução de 46%. Paraná tem 7.352 procedimentos hoje, contra 9.287 em dezembro do ano passado, com redução de cerca de 20% no volume de inquéritos.

Em outros estados, houve aumento no número de procedimentos incluídos na meta, já que o dado informado em novembro do ano passado era, ainda, parcial. É o caso de Rio de Janeiro, onde o total de inquéritos subiu de 8.524 para 60.000 com a conclusão do levantamento, e de Minas Gerais, que passou de 5.419 para 20.000 inquéritos."Os números de novembro de 2010, como já era esperado, em muitos casos revelaram-se parciais, ainda pendentes da inclusão de inquéritos do interior e de algumas delegacias da capital, por dificuldades de informatização e de integração da bases de dados", explica Taís Ferraz. Amapá, que não havia informado números no ano passado, tem 46 inquéritos incluídos na Meta 2.

Segundo Taís Ferraz, alguns estados solicitaram mais prazo para atualização das informações. Nesses casos, foram inseridos no Inqueritômetro os dados informados em novembro de 2010 (o que não gerou alteração na curva do estado, nem para cima nem para baixo). Com a revisão dos números, o total de inquéritos da Meta 2 da Enasp em todo o Brasil passou de 87.940 para 151.819.

O Inqueritômetro foi criado pelo Ministério Público de Rondônia (MP/RO), com apoio da equipe de tecnologia da informação do CNMP, inspirado em ferramenta similar desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça, o Processômetro. O sistema será atualizado pelos gestores estaduais de metas sempre até o dia 5 do mês subsequente, o que permitirá o acompanhamento da evolução do trabalho mês a mês.

O QUE É A ENASP

Resultado de uma parceria entre os Conselhos Nacionais do Ministério Público (CNMP) e de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça, a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) promove a articulação e o diálogo dos órgãos envolvidos com a segurança pública, reúne e coordena as ações, além de traçar políticas nacionais de combate à violência.

Cada um dos parceiros é responsável por uma ação prioritária. O CNMP coordena as ações para agilizar a persecução penal dos crimes de homicídios. O CNJ atua na erradicação das prisões em delegacias. Já o Ministério da Justiça elabora um cadastro nacional de mandados de prisão. A Enasp já conta com a adesão da OAB, da Defensoria Pública, e de órgãos federais e estaduais com atuação na área de segurança pública.

Comunicação MP- PR Ass.de Imprensa.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ACIDENTE

Capotamento de veículo causou uma vítima fatal, o acidente aconteceu na PR 441, próximo ao Assentamento Mangueira Preta, na chamada "Curva da Morte" O segundo ocupante do veículo sofreu fraturas.

FUTSAL FEMININO VENCE O BOCA JUNIORS/MALUI FUTSAL

No sábado, 07/05, a equipe de Futsal Feminino de Reserva, venceu a equipe do Boca Juniors/Malui Futsal por 6 a 1. Juliane (2 gols), Patrine (2 gols), Patrícia e Edivane marcaram para Reserva.
A partida aconteceu no ginásio de esportes Zukão em Ponta Grossa.

domingo, 8 de maio de 2011

CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO PTN, TRAZEM GUSTAVO FRUET E BUSATO A PONTA GROSSA

“O presidente municipal do PTN em Reserva, Candido de Matos Gomes também participou do evento que tratou sobre a reforma política e a Lei do Ficha Limpa”


Ex- Deputado Federal Gustavo Fruet, Candido de M. Gomes- PTN Reserva e José Elizeu Chociai- Presidente Estadual do PTN/ Paraná e Secretário Municipal de Gestão de Recursos Humanos de Ponta Grossa no Curso de Formação Política.

O ex- deputado federal Gustavo Fruet, (PSDB), e o ex- presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB), Roberto Busato, (PTN), foram as estrelas do curso de formação política organizado pelo PTN, que aconteceu na manhã de sábado, (7), no auditório da subseção da OAB- PG.
O Presidente da Executiva Municipal do PTN em Reserva, Candido de Matos Gomes prestigiou o evento em que Fruet e Busato proferiram palestras sobre temas em voga no atual cenário político. Gustavo Fruet, líder nas pesquisas para a prefeitura de Curitiba, como pré- candidato a prefeito, palestrou sobre a Reforma política, ora em discussão no Congresso Nacional, com base na sua experiência de vereador e deputado federal, por três mandatos, além da candidatura ao Senado da República, nas eleições do ano passado. Gustavo falou sobre os principais pontos da Reforma política, como lista fechada, financiamento público, fim das coligações no pleito proporcional, voto distrital, dentre outros.
Já o advogado e ex- presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, filiado ao PTN, palestrou sobre a chamada Lei do Ficha Limpa, cujos efeitos para as eleições do ano passado foram derrubados, pelo Supremo Tribunal Federal, ficando a expectativa para a sua validade, a partir das eleições municipais do ano que vem.
“São dois temas atuais, que estão em discussão e suscitam muitas dúvidas. A reforma política está para ser votada no Congresso, enquanto a Lei do Ficha Limpa gera questionamentos se será aplicada ou não nas próximas eleições” , disse o Presidente Estadual do PTN, José Elizeu Chociai, que comandou o evento.
Para o presidente do PTN reservense, Candido de Matos Gomes a participação em um evento de formação política como esse do PTN, que contou com a presença de personalidades de grande expressão nacional e com amplo conhecimento político como Gustavo Fruet e Roberto Busato é de uma importância muito grande para a formação de novos governantes e de novos candidatos.

sábado, 7 de maio de 2011

ONTEM A ADR GOLEOU O MILAN/SUPERMERCADO TRIÂNGULO

Jogando ontem , (06), no Ginásio de Esportes Zukão em Ponta Grossa, pela 1ª rodada do segundo turno da Chave Ouro, a ADR Futsal goleou por 13 a 5 a equipe do Milan/Supermercado Triângulo, aplicando até então a vitória com maior número de gol da Chave Ouro até o momento. Esse resultado coloca a equipe como líder momentânea do grupo B.

A ADR jogou com Dentinho, Mestiço, Cesinha, Pitiço, Vinícius, Reginaldo, Durdo e Gerson e seus gols foram marcados por Mestiço (4 gols), Cezinha (3 gols), Pitiço (2 gols), Reginaldo (2 gols), Vinícius e Durdo (1 gol de cada).

Marcos, Fabiano, Jean, Fernando, Leandro, Jesus e Jeferson jogaram pelo Milan/Supermercado Triângulo que descontou com: Jesus (2 gols), Jean (2 gols ) e Fabiano (1 gol).

PATROCÍNIOS
A loja Cats Barnéia e a Cicles Cidade são os patrocinadores da ADR, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Reserva.

PRÓXIMO JOGO
A ADR joga na sexta-feira (13) sua segunda partida neste 2º turno da Copa Cidade contra a equipe do R.R. Zander.

RESERVA INICÍA PARTICIPAÇÃO NA COPA CIDADE NA CATEGORIA FEMININA

A equipe reservense de Futsal feminino inicía neste sábado a busca pelo bicampeonato da Copa Cidade de Ponta Grossa, na categoria feminina. Além de Reserva, o Boca Juniors/Malui Futsal, a Águia Sistemas, o Esporte Clube América e a AAJ/Milan/Supermercado Triângulo, são as equipes que disputam até o mês de agosto o título da competição.

GUARAPUAVA - Nova liminar suspende concurso público do município

O juiz da Segunda Vara Cível de Guarapuava acaba de deferir nova liminar, solicitada pelo Ministério Público do Paraná, em mais uma ação referente ao concurso público do município de Guarapuava. Desta vez, a suspensão do concurso foi determinada por indícios de ilegalidades no processo e na contratação da realizadora do concurso: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL).


De acordo com a decisão, “os documentos que acompanham a inicial demonstram existência de fumus boni iuris: revelam fortes indícios no sentido de existência de ilegalidades relativas à contratação e ao procedimento para a realização do concurso público em questão”.


A liminar suspende o concurso (inclusive as provas que seriam realizadas neste domingo, dia 8 de maio) e também determina a transferência dos valores que a FAUEL arrecadou com as taxas de inscrição para os cofres do município.


Segundo a Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público, a ação aponta diversos vícios graves: “só para citar um, dos vários fatos apurados pela Promotoria, dois candidatos com inscrições admitidas participaram da comissão do concurso e deliberaram sobre a homologação do edital que fixa as regras do certame e sobre o conteúdo programático para as provas”, afirma o promotor de Justiça William Gil Pinheiro Pinto.


Outra liminar


O Ministério Público já havia obtido outra liminar suspendendo o concurso da prefeitura de Guarapuava no fim da tarde de ontem, em ação proposta pela Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência. Neste caso, o motivo da suspensão foi o fato de não terem sido previstas vagas suficientes para pessoas com deficiência no edital do concurso.

Decormóveis chega a Ponta Grossa em julho

A feira vai trazer lançamentos, preços exclusivos e uma variedade de móveis e artigos de decoração



A cidade de Ponta Grossa, famosa pelas suas atrações turísticas naturais como o Parque Estadual de Vila Velha e pelas suas colônias de imigrantes europeus, vai receber a Feira Decormóveis.


O pavilhão Centro de Eventos Cidade de Ponta Grossa será o endereço da feira que será realizada de 01 a 10 de julho. Será uma boa oportunidade para quem mora na cidade e região e está pensando em decorar ou dar uma repaginada em algum ambiente da casa.


De acordo com o realizador da Decormóveis Ponta Grossa, o executivo Pedro Rocha, da Rocca Eventos, a feira é uma vitrine para as novidades. “A cada evento várias fábricas criam novos modelos e fazem lançamentos, sempre dentro das novas tendências do mercado”, afirma. Outro diferencial da feira são as vantagens para o bolso de quem quer comprar gastando pouco. “Móveis de qualidade são ofertados com preços atrativos exclusivamente durante a feira”, completa o executivo.


Mas não são só as tendências que vão ganhar destaque na Decormóveis Ponta Grossa. Produtos pensados para atender e facilitar as necessidades do dia-a-dia como a mesa elástica, móvel expansível destinado para festas, por exemplo, otimiza o espaço em ambientes pequenos.


O gerente de marketing e vendas, Luiz Aparecido de Carvalho, da Móveis Machado, empresa que fabrica a mesa elástica há quase 30 anos, está otimista com o produto na feira. “Em Ponta Grossa, com certeza a mesa elástica fará sucesso”, afirma o gerente que já adianta e garante descontos: “Na Decormóveis os nossos produtos estarão com os preços mais baixos do que os praticados na fábrica. É compromisso nosso”, diz.


Já a Móveis Gramadense, aposta que, além do canto alemão, um dos móveis mais vendidos da loja, os racks com painel e os sofás em madeira serão os principais atrativos da feira. “Nossos móveis tornam o ambiente ainda mais aconchegante e são destinados a quem preza pela qualidade. Temos muitos clientes na região e o público local certamente vai se interessar pelo estilo e bom gosto dos nossos produtos”, avalia Milton Wasen, diretor da empresa que fabrica móveis genuínos de Gramado (RS) em madeira maciça, como a de jacarandá, imbuia e de demolição.


“A nossa expectativa é a melhor possível. Uma feira exclusiva para móveis e decoração em Ponta Grossa, sempre foi uma pedida do mercado. A Decormóveis será a primeira com esse conceito e com duração inédita de dez dias. Ou seja, nos moldes das grandes feiras realizadas em Curitiba, e nas demais capitais”, afirma Rocha. A organização do evento espera receber 20 mil visitantes de Ponta Grossa e região dos campos gerais.



FEIRA DECORMÓVEIS


A Decormóveis Ponta Grossa apresentará cerca de 30 empresas expositoras, provenientes dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A feira é uma oportunidade para as fábricas do setor lançarem suas coleções no mercado e para o público adquirir produtos de qualidade e em condições especiais.



Rocca Eventos


Criada em 2010, a ROCCA EVENTOS nasce com 25 anos de experiência no mercado. Formada por profissionais altamente qualificados e experientes, sua equipe traz no portfólio a história das feiras imobiliárias do Paraná e do Brasil, além de dezenas de eventos realizados no país nos mais variados segmentos.


Mesclando ousadia com vasta experiência, a Rocca Eventos forma um time de primeira grandeza, que trabalha seriamente na elaboração de eventos com resultados positivos! Além de ser especialista na realização de feiras do setor imobiliário, a Rocca Eventos também atua no segmento de móveis e decoração, com eventos de repercussão nacional, como as Feiras DECORAR e a DECORMÓVEIS, ambas realizadas em Curitiba, no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui.



Serviço


Evento: Feira Decormóveis Ponta Grossa


Local: Centro de Eventos Cidade de Ponta Grossa – Rua General Aldo Bonde s/nº - Vila Margarida


Data: de 01 a 10 de Julho de 2011


Horário: Segunda a Sexta Feira das 16h00 às 22h00/ Sábados das 14h00 às 21h00 e Domingos das 14h00 às 20h00


Contato: (41)8503-5424

sexta-feira, 6 de maio de 2011

REDE ESCOLAR PRESTA HOMENAGEM

Em homenagem às professoras Eliete R. Axt e a Cristiane O. Mendes, que faleceram junto com Solange Luginieski, as escolas Estaduais e Municipais de Reserva não tiveram aulas neste dia 06/05.
O funeral das reservenses acontece no Salão Paroquial da Igreja Matriz e reúne centenas de pessoas.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

CIDADE ESTÁ DE LUTO

Reserva está comovida pelo acidente que vitimou 3 reservenses quando seguiam à Ponta Grossa. A tragédia aconteceu no Km 439 na BR 376, às 13 horas, depois que o veículo se desgovernou devido a pista estar com óleo e veio colidir frontalmente com um caminhão que seguia para o norte do Paraná.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Luzes que se apagam...

Quase sempre na hora em mais precisamos delas! É assim que pensamos, vivemos, pedimos e esperamos, sem, entretanto pensar que às vezes é até bom que deixem nosso espaço e nosso caminho. É natural sentir esta falta antes, durante e depois, mas por pouco tempo, principalmente se resolvermos que devemos acender nossas próprias luzes, iluminar nossos próprios passos, e descobrir que as outras eram bem mais fracas do que as nossas. Interessante é de que na maioria das vezes também, esperamos encontrar sempre uma luz no fim do túnel, quando na verdade somente a nós cabe acender nossas próprias e não ter medo de sentir seu brilho em nossos olhos. Em grande parte de nossas vidas, até por um certo comodismo, preguiça e falta de coragem, acreditamos que sem aquelas luzes ficamos sem rumo, sem caminhos, porque só elas podem nos indicar uma esperança ao fim do túnel... Mas porque ficar sempre esperando por elas e porque sempre depender de um túnel para seguir em frente, quando é mais fácil e bem mais fácil, abrirmos nossos próprios caminhos, largos e cheios de luz? É preciso que nos demos um pouco de trabalho em descobrir se aquelas luzes que sempre esperamos que fiquem acesas, não seriam fracas demais para nossas vontades, desejos, anseios e sonhos de vida. É bem provável que iremos descobrir que sim, e é por isso que seria interessante não chorarmos luzes que se apagam a sorrir e nem lamentar perdidas ilusões, porque elas foram só luzes da ribalta. E as suas... São da vida?

-Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta Coluna está em oitenta jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior. No You Tube acesse a Fala Sério! Em vídeo através do ajorgefalaserio. Contatos ajrs010@gmail.com