tribunadanoticia.com.br

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SICREDI REALIZA REUNIÃO COM ASSOCIADOS EM RESERVA


Unidade do Sicredi de Reserva reuniu associados no Baggio`s Eventos.

Aos 29 dias do mês de agosto de 2011, nas dependências do Baggio’s Buffet em Reserva – PR, a Sicredi Centro Sul PR realizou reunião de prestação de contas dos resultados e ações do primeiro semestre de 2011. Estiveram presentes no evento o Vice-Presidente da Cooperativa, Sr. João Oliveira de Souza; a Gerente Regional Administrativo Financeiro, Iara Bellan Arruda; Assessora de Programas Sociais, Sabrine Cappellari,; os colaboradores da Sicredi Reserva Keila Komar, Heron Vieira Oleano, Ana Lucia Trelinski de Souza, Wanderson Gomes Vinharski, Juliana Domingues e Luiz Fernando Domingues Santiago e 125 associados da Unidade de Atendimento de Reserva.
Na oportunidade foram demonstrados números do sistema Sicredi, tanto a nível nacional quanto regional. Foram destacados o crescimento que o sistema teve de junho de 2010 a junho de 2011. Hoje o Sicredi conta com mais de 1100 pontos de atendimento em todo o Brasil e mais de 1,87 milhões de associados. Em Reserva, a Unidade, conta com 926 associados, 737 poupadores, teve um crescimento de 20% em depósitos totais e 70% em operações de crédito.
O evento visa a manutenção da transparência que a Sicredi centro Sul PR/SC possui em sua administração, pois prioriza a manutenção dos princípios cooperativistas.
A diretoria da Sicredi agradece a seus associados e a comunidade de Reserva pela participação no evento e mais do que isto, pelo prestígio que a instituição tem neste Município.

SOCIEDADE RESERVENSE NO JANTAR PROMOVIDO PELO SICREDI NO BAGGIO`S EVENTOS

Após a Reunião de Núcleo e a apresentação da Prestação de Contas do 1º Semestre de 2011 os associados da Unidade do Sicredi de Reserva participaram de um delicioso jantar promovido no Baggio`s Eventos na noite de Segunda- Feira, 29 de Agosto.
Candido de Matos Gomes registrou.

Kátia, Luciane, João Lopes e Ivo Bocchi.

Charlane, Andriane e José Sidulovicz

Da direita pra esquerda: Juarez Iensue, Mário, Roberto da Magparaná,Sebastião, Noir Carneiro, Fernando Leniar, Rafael Silveira e Marinho

João Oliveira de Souza- Vice- presidente Sicredi Centro Sul PR/ SC, Raimundo, Luiz Florentino, Lídio Lopata e Luizinho Szeremeta.

Iara Bellan Arruda- Gerente Regional Administrativa/ Sicredi Centro Sul PR/ SC e Sabrine Cappellari- Assessora de Programas Sociais/ Sicredi Centro Sul PR/ SC.

Produtor de Tomate Zélio Debas, Sofia, Claidson- Calçados Juventude, Engenheiro Agrônomo Serginho Ouchi- Agro Reserva, Regina, Pamela e Luciano Bora.

Valdeci e Bruna.

Maria José, Anésio, Ivan Fukuda, Liliane e Adriano Ueque.

Heron Vieira Oleano- Assistente de Negócios do Sicredi/ Reserva, Adriano, (Assistec), Alcides, Fernanda, Adrianinho, Miguel Taborda Filho e Cristina.

PALESTRA PARA PRODUTORES DE TOMATES DE RESERVA


Palestra para os produtores de Tomates, tratou sobre os cuidados com o uso de agrotóxicos na plantação e o Receituário Agronômico na Câmara Municipal de Reserva.

Na segunda- feira, dia 29 de Agosto, as 14 horas foi realizado uma Palestra para os Produtores de Tomate, na Câmara Municipal. O palestrante foi o Engenheiro Agrônomo João Miguel Toledo Tosato da SEAB de Ponta Grossa, ele falou sobre os “cuidados com o uso do agrotóxico’, “o destino correto das embalagens de agrotóxicos” e sobre “o receituário agronômico”.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo Marcelo Ferreira Húpalo, Chefe da Emater de Reserva, a Emater, a Secretária Municipal de Agricultura de Reserva, a COAMO, a Associação dos Hortifrutigranjeiros que tem como presidente José Odílio e a Assintraff, para garantir a qualidade do Tomate produzido no município de Reserva promoveram em conjunto essa palestra.
Também participaram do evento o vereador Orlei Ferreira, o Secretário Municipal da Agricultura Dulcídio Becher, José Roberto Tosato, Luiz Antônio Sheuer, todos do Núcleo Regional da (SEAB), Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de Ponta Grossa, os Engenheiros Agrônomos da unidade da COAMO em Reserva, Marco Aurélio Guencaeng e Juliano Lazarin Santos, estudantes da Casa Familiar Rural, produtores de Tomate, pessoas ligadas as empresas que comercializam produtos para a plantação de Tomates entre outros.
A presença do chefe da Regional de Ponta Grossa da SEAB Laertes S. Bianchessi era esperada, mas devido a presença do vice- governador Flávio Arns, (PSDB), em Ponta Grossa, não compareceu.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE

Nesta terça- feira, dia 30 de Agosto está previsto para acontecer em Reserva, a Conferência Municipal da Juventude a partir da 13 horas. O local do envento será o Clube Reservense.
A participação da juventude reservense é muito importante nesta conferência que serão propostas ações para a juventude.
A organização é do Secretário de Esportes, Turismo e Meio Ambiente do município de Reserva, Luiz Henrique Holleben

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM RESERVA


III Seminário de Educacação Especial e Inclusiva aconteceu no Baggio`s Eventos em Reserva.


A APAE em parceria com à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Reserva, promoveu durante a manhã e a tarde do sábado, dia 27 de Agosto no Baggio`s Eventos o III Seminário de Educação Especial e Inclusiva, fazendo parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que aconteceu entre os dias 21 a 28 de Agosto, e enfocou o tema “ A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.”
O evento contou com a participação da Professora e Doutora em Educação- pela Universidade Federal do Paraná- UFPR, Araci Ansinelli da Luz que palestrou sobre o tema: “ Educação Sexual e sua importância no contexto escolar e familiar.

PARADÃO DE SOM AUTOMOTIVO EM RESERVA

Neste domingo, dia 28 de Agosto aconteceu um grande Paradão de Som Automotivo, Asa Brasil no Pesque Pague do senhor Oscar Teixeira. O evento contou com a participação de pessoas de outras cidades da região. Muitas pessoas que curtem muito som aproveitaram o domingo. À matéria completa do evento vai estar no Tribuna impresso.
Veja algumas fotos:









Organizadores do Paradão de Som entregando a premiação.

Matheus, Chevette, Fernanda e Débora.

Elielson, Tânia e Amigas.

Juliano Gunha Andrade, Geovana, Geovane e Juliano Andrade.

PALESTRA PARA PRODUTORES DE TOMATE NESTA SEGUNDA NA CÂMARA MUNICIPAL

Nesta segunda- feira dia 29 de Agosto as 14 horas na Câmara Municipal, acontece uma palestra para os Produtores de Tomate de Reserva. Estará presente um técnico da SEAB.

FARMÁCIA FARMANÁLISE HÁ 18 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA COM RESERVA


Farmácia Farmanálise em Reserva.

Interior da Farmácia Farmanálise.

Drº Germano e sua equipe.

À Farmácia Farmanálise vem nesses mais de 18 anos de existência construindo uma história junto com Reserva. Uma história de honestidade, carinho e respeito aos clientes, de pensar que sua saúde é o nosso bem mais valioso. Por isso, a cada dia que passa reafirmamos que a satisfação e o bem estar de nossos clientes, estão sempre em primeiro plano.
Drº Germano e sua equipe de profissionais estão sempre à disposição para cuidar não só de sua saúde, com os medicamentos mais baratos da cidade, como também para cuidar de sua beleza e elegância com uma completa linha de cosméticos das melhores marcas e com os menores preços.
Venha até à Farmácia Farmanálise e aproveite todas as ofertas que ela oferece pra você.

FARMÁCIA FARMANÁLISE- FONE: (42) 3276 1191- AV. CEL ROGÉRIO BORBA, 675- RESERVA- PR.

SICREDI PROMOVE REUNIÃO COM ASSOCIADOS HOJE

À Sicredi de Reserva realiza Reunião de Núcleos e apresentação da Prestação de Contas do 1º semestre de 2011 para os associados. O evento acontece nesta segunda- feira, dia 29 de Agosto a partir das 19 Horas no Baggio`s Eventos.

CÃO AVANÇA EM PEDESTRES


O cão sempre está na esquina da Avenida Coronel Rogério Borba e Rua Quintino Bocaiúva.

Um cão bravo vem assustando e avançando os pedestres na esquina da Avenida Coronel Rogério Borba e Rua Quintino Bocaiúva, próximo as Lojas MM no centro de Reserva. A reportagem do Tribuna encontrou dificuldade para fotografar esse cão, portanto quando você passar nessa região da cidade tome cuidados para não ser supreendido por esse cão.

domingo, 28 de agosto de 2011

FAP E SAPÉ DISPUTARÃO A FINAL DO SUÍÇO EM RESERVA - PR

FAP e Sapé disputarão no próximo domingo, 04/09, a partida final do Campeonato Municipal de Futebol Suíço de 2011.
Ambas as equipes venceram seus adversários nas partidas semifinais que aconteceram neste domingo, dia 28/08. Às 14h30min. a FAP venceu o JJG por 2 a 1 e as 15h30min. o Sapé venceu o CAP FC por 5 a 4 nas cobranças de pênaltis, após empatar no tempo normal em 0 a 0.
O JJG e o CAP FC disputarão também no domingo que vem qual será 3ª melhor equipe da campetição municipal.
Veja mais Aqui

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

COLOMBO- GAECO PRENDE EM FLAGRANTE VEREADOR

Curitiba- O GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, constituído pelo Ministério Público do Paraná e pelas polícias Civil e Militar – prendeu em flagrante, agora há pouco, por volta das 16h, desta quinta-feira, 25 de agosto, o vereador de Colombo Joaquim Gonçalves de Oliveira (PTB), conhecido por “Oliveira da Ambulância”.
De acordo com denúncias apresentadas ao GAECO, Oliveira da Ambulância se apropriava de parte dos salários de três dos seus assessores. Cada assessor deveria receber cerca de R$ 3.900,00 por mês. No entanto, o vereador exigia que eles retirassem o pagamento do banco, entregassem o valor integral a ele, que por sua vez, repassava menos de um terço do valor aos funcionários. O vereador foi flagrado na câmara de vereadores de Colombo, no momento em que os funcionários entregavam a ele o dinheiro do pagamento.
“O vereador estaria se apropriando de cerca de nove mil reais por mês. Esse é um método comum, utilizado por agentes corruptos para desviar dinheiro público”, afirma Leonir Batisti, procurador de Justiça e coordenador do GAECO.

E a cigana me enganou!


Quando leu minha mão naquela vez, disse que eu seria ainda muito famoso, mas até agora não sou! Garantiu-me riqueza infinita, e até hoje mato um leão por dia! Ela viu tudo, espalhando uma espécie de talco sobre minha mão para aumentar a nitidez dos detalhes do que as linhas dela estavam contando, e depois ainda saí pela rua com a mão branca como de um cadáver assustando aos amigos que cumprimentava e dando explicações do que se tratava. Todos riam de mim, menos eu que tive a coragem de nela acreditar. Também! Era bonita que ela só, de um sorriso tão simpático e carinhoso capaz até de deixar qualquer cliente apaixonado por seus olhos negros e brilhantes.


Mas ela me enganou!


Chegou até a dizer que no horóscopo meu signo estava errado, e quem um dia devia acreditar no signo anterior e no outro, no seguinte e nunca no que previa o meu signo. Fiz, e nada!


Hoje, até chego a sentir saudades do toque de suas mãos macias e bem cuidadas. Lindas mesmo!


Mas fazer o que?


Pelo menos sei hoje que naquela hora, ela me vendeu esperança, me fez acreditar no amanhã, inspirou meu coração de poeta.


Mas, aquela cigana me enganou! Ou não?


Pensando bem, estava esquecendo uma frase que me deu e disse que nada cobraria por ela. “Você vai ser feliz se quiser e souber!”


Será que a fama na estaria em poder me olhar ao espelho e acreditar em mim? E a riqueza não estaria quem sabe no meu dia a dia, sem medos da noite?


Ao que parece mesmo, nos recebemos as dicas da felicidade e as esquecemos, só pensando na fama e fortuna infinita!


E depois, a culpa é da cigana que nos enganou!



Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante. Visite nosso blog em www.ajorgespaceblog.com.br e mande seus comentários para ajrs010@gmail.com. Esta coluna está em mais de oitenta jornais no Brasil e Exterior.



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PTN RESERVENSE DA SUGESTÕES A DEPUTADOS E SENADORES SOBRE À REFORMA POLÍTICA


Candido de Matos Gomes, presidente da Executiva do PTN em Reserva deu sugestão para à Reforma Política.

O Partido Trabalhista Nacional- PTN através do seu presidente municipal em Reserva, Candido de Matos Gomes entrou em contato com o Senado da República e a Câmara do Deputados para propor algumas sugestões para a Reforma,Política.
Candido na sua sugestão encaminhada ao Deputado Federal Henrique Fontana, (PT- RS), relator da Comissão Especial Destinada a Efetuar Estudos e Efetuar Propostas para a Reforma Política na Câmara dos Deputados e para todos os 81 Senadores da República, sugeriu que os Nossos Deputados Federais e Senadores defendam, e aprovem uma Reforma Política que possibilite que os candidatos de partidos grandes ou pequenos, disputem as eleições com as mesmas condições de serem eleitos. "Há uma disputa muito desigual entre os candidatos, nela só sobressaem, ou são eleitos na grande maioria das vezes, candidatos que gastam na campanha muito dinheiro" diz o Presidente do PTN em Reserva, que afirmou que sugeriu também aos nossos representantes no Congresso Nacional que o Horário Eleitoral Gratuito no Rádio e na TV seja repartido igualmente entre todos os partidos com ou sem representação no Congresso, da mesma forma na opinão de Candido, os recursos do Fundo Partidário deve ser repartido na mesma proporção entre todos os partidos, chegando até os municípios esse fundo, o que não acontece atualmente. Sugeriu aos nossos deputados e senadores. Na opinião do Presidente do PTN no Munícipio de Reserva, a legislação eleitoral deve dar condições iguais para todos os partidos participarem das eleições, pois do jeito que esta sempre os mesmos partidos serão vencedores das eleições pois eles tem vantagens.
Candido, disse aos nossos representantes em Brasília que a pluralidade partidária e a defesa do princípio da igualdade da nossa Constituição, é muito importante para a o fortalecimento da democracia em nosso país. Mas isso não vem acontecendo no que diz respeito aos partidos, pois os partidos grandes tem muito mais condições de disputar as eleições com o maior tempo no horário eleitoral gratuíto e ao receber a maior parcelas do Fundo Partidário.
Candido de Matos Gomes pediu que os Deputados e Senadores defendam e aprovem que os eleitores votem em Lista Aberta nos candidatos e se manifestou a favor da manutenção das Coligações na eleições proporcionais e que seja ouvido pelos nossos representantes, podendo dar a sua opinião a respeito da Reforma Política.

FUTSAL- ADR FUTSAL EMPATA PELA CHAVE OURO DA COPA PG DE FUTSAL

Jogando na noite desta terça-feira, dia 23, a ADR iniciou a Chave Ouro da Copa Cidade de Ponta Grossa com um empate em 3 gols a 3 com a equipe da Rede Bem Viver. A partida aconteceu às 21 horas no ginásio de esportes Zukão e esse resultadado deixou ambas as equipes na 4ª colocação provisória na classificação.
O EMPATE
Na etapa inicial da partida, a equipe faz o primeiro gol com Mestiço aos 11'05'' e sofre o empate aos 15'35'' e a virada aos 18'10" gols anotados por Tiago para a Bem Viver. O gol virada na etapa inicial aconteceu quando em cobrança de escanteio Omar acha Felipe livre na área que marca aos 19'30'' fazendo 2 a 1 para a ADR.
No segundo tempo após desperdiçar uma chance clara de gol com Reginaldo a ADR sofre o empate aos 18'10'' quando o Bem Viver marca novamente com Tiago. No último minuto da partida Felipe de cabeça também faz seu 2º gol no jogo e vira para 3 a 2 para a ADR. Esse gol dava os 3 pontos para a equipe que nos últimos segundos da partida faz a 6ª falta e sofre de tiro livre o gol de empate. Este último gol da Rede Bem Viver foi dado erroneamente pelo árbitro Marcos Barbosa que validou uma cobrança de tiro livre não autorizada, que foi dada como legítima pelo árbitro que no mesmo instante finalizou a partida.
A ADR jogou com Vagner, Tito, Omar, Pitiço, Felipe, Vinicius, Reginaldo, Mestiço, Wanderson, Gerson e Alex.
O Rede Bem viver foi integrado por Braian, Rivail, Ronaldo, Marcos, Tiago, Eliezer, Juliano, Gelson, Renan e David.
REFORÇOS
Nesta competição, a ADR está reforçada com os atletas Omar, Felipe, Wanderson e pelos goleiros Vagner e Tito, que somaram-se aos atletas que disputaram a Copa Cidade do 1º semestre.
EXPECTATIVA
A expectativa dos integrantes da equipe é obter um bom entrosamento entre os atletas, para o time estar entre os melhores da Liga de Futsal dos Campos Gerais.
PATROCÍNIOS
A loja Cats-Barnéia, a Cellfix Celulares, e a Cicles Cidade são os atuais patrocinadores da equipe que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Reserva.


Veja mais sobre a notícia Aqui


BARBOSA FERRAZ- JUSTIÇA SUSPENDE PREGÃO QUE CONTRATARIA SHOWS PARA O 2º RODEIO DA INDEPÊNDENCIA


A pedido do Ministério Público do Paraná, o Juízo da Vara Cível de Barbosa Ferraz suspendeu o pregão presencial (modalidade de licitação pública) que possibilitaria a contratação de empresa para a viabilização dos shows e da estrutura para a realização do 2º Rodeio da Independência, previsto para ocorrer na cidade entre os dias 1 a 4 de setembro. A decisão impede que o município contrate empresa de eventos porque o pregão seria “de fachada”.
A concorrência pública estava marcada para esta quarta-feira, dia 24 de agosto, no entanto, os shows e as atrações do rodeio estavam sendo anunciados antecipadamente em jornal local e no site de uma dupla sertaneja prevista para se apresentar no evento.
O promotor de Justiça Vitor Hugo Nicastro Honesko explica ainda, que além da propaganda antecipada, o edital do pregão possuía exigências muito específicas para a contratação da empresa: “o documento chegou a prever a quantidade de músicos que as bandas deveriam ter e, até mesmo, a marca dos microfones que deveriam ser usados nos shows, o que leva a crer que as bandas já estavam previamente ‘acertadas’”, afirma.
Este também parece ter sido o entendimento da juíza Angela Karina Chirnev Pedotti, que escreveu na decisão: “É evidente que o direcionamento do objeto fere a igualdade entre os licitantes e a competitividade do certame”.

PROCURA- SE CÃO DESAPARECIDO


Gringo

Procura-se cão desaparecido,atende pelo nome de Gringo.
Desapareceu no dia 22/08/2011 por volta das 13:00 horas.
Quem souber do seu paradeiro,favor entrar em contato com Aline pelo fone
8808-5855,ou no posto de saúde central.
Oferece recompensa .

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Quem ele pensa que é?

Não é nada bom se ouvir isto. E “Ele nem sabe com quem está metendo!” é pior ainda. É realmente pegar pesado! Nada educativo, elegante ou ético, mas tão comum que muitos já nem dizem mais o tal do “foi mal!”. Minha curiosidade é de que sempre tudo é dito a terceiros, o que parece dar aos autores, poder de decisão sobre o destino, futuro e vida dos outros. Mas dito a terceiros talvez porque não exista coragem suficiente para dizer pessoalmente, “Quem você pensa que é?” ou o “Você não sabe com quem está se metendo!”. Talvez ditas a terceiros elas soem com mais força de ameaça, com mais força de poder, e possam provocar um sinal vermelho em quem possa se meter em seu caminho. Não sei, mas este dito a terceiros pode demonstrar também medo de um confronto mais direto, ou temor de ouvir da vítima quem ela é e ainda ser capaz de dizer saber muito bem com quem está se metendo. Este sinal de prepotência vingativa de um pedestal tão inferior, pode se encontrar também em outra frase tão comum. “Você sabe com quem está falando?”. Esta me faz recordar uma cena hilária, em que um fazia a outro mais humilde esta pergunta, e ouviu... “Não senhor. Mas muito prazer. Meu nome é Sebastião, Tião para os amigos.” A mão foi estendida, mas não reconhecida e assim, o Tião até hoje não sabe com quem estava falando, até porque também não perguntou para ninguém quem poderia ser. Cabe, entretanto agora perguntarmos, quem pensamos ser e se sabemos mesmo quem somos nós? E sabemos realmente com quem estamos nos metendo na nossa verdade pessoal? Como podemos perguntar aos outros quem pensam ser, se não soubermos como nós somos? E quanto ao não sabe com quem está se metendo, não seria melhor que nós apresentássemos primeiro ao nosso eu? Se nós não sabemos nada disto, como poderemos esperar que os outros imaginem com quem estão se metendo? Só uma coisa é certa. Vamos deixar muitos Tiãos com as mãos estendidas pela vida. O que será uma pena, não?

Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante. Visite nosso blog em http://www.ajorgespaceblog.com.br/ e mande seus comentários para ajrs010@gmail.com. Esta coluna está em mais de oitenta jornais no Brasil e Exterior.


domingo, 21 de agosto de 2011

JJG, FAP, CAP E SAPÉ CLASSIFICAM-SE PARA AS SEMIFINAIS

Neste domingo (21) foram definidas as equipes classificadas para as semifinais do campeonato municipal de futebol suíço. O primeiro jogo das quartas de finais aconteceu às 10 horas da manhã, e nele o JJG venceu o Pinhal Chato por 3 a 1 e irá enfrentar nas quartas de finais a FAP que venceu o São José por 1 a 0 em partida que foi o 2º jogo da tarde, realizado às 13 horas e 30 minutos. No 3º jogo o CAP venceu o Santa Cruz por 3 a 0 em partida iniciada às 14h30min e enfrentará a equipe do Sapé que na 4ª partida da rodada ganhou do Sinhá Ana por 2 a 0 em jogo que iniciou às 16h30minutos.


VEJA OS CONFRONTOS DAS SEMIFINAIS

SEMIFINAIS - Domingo - 28/08/2011


1º Jogo – 14:30 Horas – FAP x JJG


2º Jogo – 15:30 Horas - CAP X SAPÉ



VEJA MAIS AQUI



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ORÇAMENTO- MP- PR COBRA DO ESTADO INVESTIMENTOS NA ÁREA DA SAÚDE

Ação ajuizada nesta semana questiona orçamento de 2009, que aplicou apenas 7,74% no setor; Constituição Federal exige, no mínimo, 12% - déficit passa de R$ 3 bilhões nos últimos nove anos

Curitiba- O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa de Saúde Pública de Curitiba, propôs nesta semana (16) nova ação civil pública contra o Estado questionando a falta de investimentos suficientes na área da saúde. O objeto da ação é o orçamento de 2009, em que o governo aplicou 7,74% dos recursos públicos no setor, quando a Constituição federal exige que o investimento mínimo seja da ordem de 12%. O MP-PR já apresentou ações similares referentes aos orçamentos de 2000 a 2008. A responsável pela ação ajuizada na terça-feira é a promotora de Justiça Luciane Maria Duda. O Ministério Público calcula que R$ 531.088.658,39 deixaram de ser aplicados em ações e serviços de saúde para a população do Estado do Paraná só em 2009. Se somados os valores referentes a todas as ações, chega-se a R$ 3.200.319.777,13 em investimentos na saúde que deixaram de ser feitos.
Conforme relata a Promotoria na ação:
“Reiteradamente, no período de 2000 a 2009, o Estado do Paraná vem desrespeitando os preceitos da Emenda Constitucional nº 29/2000, relativos ao financiamento do Sistema Único de Saúde. Ao longo desses nove anos, aplicou inadequadamente, de forma qualitativa e quantitativa, os recursos em ações e serviços de saúde, feitos em percentuais inferiores ao mínimo exigido, caracterizando omissão a dever constitucional e legal, deixando-se de disponibilizar, à sociedade paranaense, os recursos indispensáveis à melhoria e ampliação dos serviços de saúde.”
“Trata-se de situação gravíssima em que a própria pessoa jurídica de direito público interno, responsável pela salvaguarda e garantia do direito à saúde, mediante omissão, violou e causou efetivo dano difuso. (...) O resultado dessa omissão é plenamente visível, tendo em vista os inúmeros problemas que os paranaenses que dependem do SUS vêm enfrentando nos últimos anos.”
O MP-PR cobra do Estado a aplicação de R$ 531.088.658,39, corrigidos, na área da saúde, valor a ser depositado no Fundo Estadual de Saúde.
Decisão recente - No mês de junho, a ação que trata do orçamento de 2008 recebeu decisão liminar favorável. No caso, a Justiça condenou o Estado a aplicar R$ 474.701.862,69 no setor. Todas as outras ações apresentadas nos anos anteriores pelo Ministério Público a respeito do orçamento insuficiente na saúde estão em trâmite e ainda sem manifestação final da Justiça.




CONSUMIDOR- PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE ARAPONGAS APRESENTA AÇÃO CONTRA SITE DE VENDAS NA INTERNET

Curitiba- O Ministério Público do Paraná, através da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Arapongas, apresentou nesta semana (18) ação civil contra a Gebrasa - Comércio de Representações LTDA, empresa responsável por um site de vendas na internet, o www.gebrasa.com.br, especializado, conforme se anuncia, em artigos de informática, produtos automotivos, eletrodomésticos, eletrônicos, games, instrumentos musicais, móveis, perfumaria, câmeras, alarmes e telefonia em geral. O MP-PR sustenta que a empresa teria lesado diversos consumidores, que efetuaram a compra dos produtos, mas não receberam o que compraram. A Promotoria requer, liminarmente, o bloqueio do site e o cumprimento dos contratos de compra já feitos. No mérito, cobra a restituição dos valores aos consumidores que foram lesados pela Gebrasa. O responsável pela ação é o promotor de Justiça Denis Pestana.
O caso chegou até o Ministério Público em dezembro do ano passado, por denúncia protocolada pelo PROCON, que noticiava “da existência de possíveis irregularidades de conduta em vendas de produtos móveis e outros, com o recebimento de valores e não entrega da mercadoria ou restituição da quantia paga”. O MP-PR abriu inquérito para investigar a situação e constatou que de fato várias pessoas, de todo país, relatavam prejuízos sofridos com a empresa Gebrasa, com a compra de produtos que não eram entregues. A Promotoria acertou então em fevereiro um Termo de Ajustamento de Conduta com os responsáveis pelo site, que se comprometeram a regularizar a situação, mas novas notícias de irregularidades e reclamações de consumidores chegaram ao Ministério Público.
Em virtude da facilidade de acesso à internet, o MP-PR cobra o bloqueio imediato do site página da empresa na internet para evitar que mais pessoas sejam vítimas da Gebrasa e que conste na página da empresa a informação “bloqueado por determinação judicial nos autos X, da Vara Cível da Comarca de Arapongas/PR”. Também requer, entre outros pedidos, que as operadoras de cartão de crédito VISA, Mastercard, Hipercard e Aura sejam oficiadas para repasse de informações sobre as compras já efetuadas com a Gebrasa.

domingo, 14 de agosto de 2011

RESULTADOS DOS JOGOS DE FUTEBOL SUÍÇO DESTE DOMINGO

Neste domingo aconteceram mais 4 partidas das oitavas de finais do Campeonato Municipal de Futebol Suíço.
Às 13h30min, o Sapé se garantiu para as quartas de finais ao vencer a Cicles Cidade por 3 a 0. Às 14h30min, o Pinhal Chato também se classificou ao vencer a Palmeirinha por 1 a 0. No terceiro jogo da tarde após empate no tempo normal em 2 a 2 o JJG ganhou do União/Lopata nos pênaltis por 3 a 1. E finalizando as 8ª de finais a equipe do Sinhá Ana também se classificou nos pênaltis ao vencer o Garotos Unidos/JJG por 1 a 0.

PRÓXIMOS JOGOS
No domingo que vem, 21/08, acontecerão as 4 partidas das quartas de finais:
1º jogo - 10:00 horas: Pinhal Chato x JJG
2º jogo - 13:30 horas: FAP x São José
3º jogo -14:30 horas: Santa Cruz x CAP FC
4º jogo- 15:30 horas: Sapé x Sinhá Ana



MUNICÍPIO REALIZA 2ª ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E O SARAMPO


O garotinho Davi Barbosa Rickli Pereira tomando a gotinha no Posto de Saúde Central.

Assim como em todo o Brasil, no sábado, dia 13 de Agosto, a Prefeitura Municipal de Reserva, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, e neste ano além da vacina contra a Poliomielite, as crianças também foram imunizadas contra o Sarampo.
As vacinas foram aplicadas no Posto de Saúde central, no Posto de Saúde do Bairro Cruzeiro, no Posto de Saúde da Vila Martins e também nos distritos de José Lacerda e Rio Novo.
A vacina contra o Sarampo foi aplicada em crianças de 1 a 6 anos. Receberão a vacina contra a Poliomielite crianças de 0 a 5 anos.

Candido de M. Gomes.


FORTE CHUVA DE GRANIZO ASSUSTA RESERVENSES QUE TAMBÉM TEM GRANDES PREJUÍZOS

Cerca de 15 mil pessoas e 4 mil moradias, escolas, postos de saúde e estabelecimentos comerciais, esse foi o resultado da Chuva de Granizo que atingiu Reserva, por volta das 18 h 30 de terça- feira, dia 09 de Agosto. A partir da manhã de quarta- feira dia 10 de agosto a cena que se via em Reserva era pessoas trabalhando sobre as casas sem cobertura e diversas lonas servindo como proteção provisória em todos os bairros da cidade. Apesar dos estragos a Defesa Civil não registrou desabrigados ou desalojados. O granizo também atingiu parte da área rural do município, principalmente a localidade de Anta Gorda, onde 15 produtores de tomate tiveram lavouras afetadas.
O prefeito de Reserva Frederico Bittencourt Hornung, (Neto), ficou muito abalado com o fato e falou sobre os estragos. “ A chuva atingiu a cidade toda. 3500 das 5 mil e poucas casas foram atingidas. Mesmo as telhas de Eternit de 6 milímetros, mais grossas que o normal, não agüentaram, nunca vi isso. Em 1987 também teve uma chuva grave, mas de menor intensidade” disse o prefeito. O granizo também amassou latarias e quebrou para- brisas de carros e matou pássaros. Apesar do susto e dos danos materiais apenas duas pessoas se feriram gravemente. O prefeito decretou Estado de Emergência.
A tempestade durou de 5 a 7 minutos, mas tempo suficiente para provocar muitos estragos. As pedras grandes eram do tamanho de ovos de galinha. Algumas pessoas foram pegas de surpresa e sofreram escoriações ao serem atingidos pelo granizo. As pedras furaram os telhados e chegaram ultrapassar forros de PVC. Vidros de janelas também foram quebrados.
O 2º Grupamento de Bombeiros e a Defesa Civil montaram uma força- tarefa para ajudar os moradores. 60 homens e mulheres integrantes das duas unidades em Ponta Grossa, Castro, Palmeira e outros municípios dos Campos Gerais vieram em Reserva na terça- feira dia 09 de agosto. Eles distribuíram mais de 100 rolos de lona naquela noite, mas o material acabou e pela manhã de quarta- feira dia 10 uma nova carga de lona foi conseguida, junto aos bombeiros da região e também de Curitiba. As equipes dos Bombeiros se concentraram no Colégio Estadual Manoel Antônio Gomes, (CEMAG), e foram divididas para fazer o levantamento dos estragos pelos bairros e entregar lonas a população. O mutirão de apoio em Reserva foi coordenado pelo Major Luiz Grummt, da Defesa Civil ele informou que a força- tarefa não tem prazo para terminar.
Várias pessoas fizeram filas pela manhã de quarta- feira dia 10 de agosto em frente as lojas de Materiais de Construção para comprar telhas, os estoques das lojas não foram suficientes para atender a população. O vice- prefeito Aleixo Lopata proprietário da Remacol teve que controlar a entrada dos clientes para evitar tumulto e garantir telhas para todos.
O Prefeito Frederico Bittencourt Hornung, conversou por telefone com o Governador Beto Richa para pedir ajuda e que o governo enviasse de 25 a 30 mil telhas de cimento e amianto para atender as pessoas.
Na quarta- feira dia 10, a prefeitura conseguiu adquirir telhas para atender as famílias mais necessitadas. De acordo com o prefeito seria necessário uns 15 dias para todas as famílias fossem atendidas.
Os moradores de Reserva viveram momentos de pânicos no início da noite de terça- feira, dia 09 de agosto, quando a chuva de granizo atingiu a cidade. Teve gente que se escondeu dentro do guarda- roupa, outra dormiu sentada na cama, com o guarda- chuva aberto ao lado.
O Granizo deixou residências sem água e energia elétrica, danificou móveis, eletrodomésticos e roupas.
O granizo que caiu em Reserva também prejudicou o abastecimento de água em diversas casas. A Sanepar informou que isso aconteceu porque os cavaletes, (suportes de relógio), se romperam.
A Defesa Civil informou que os prejuízos maiores foram com as coberturas das casas, no entanto, não esta descartada a possibilidade de se lançar uma campanha para arrecadação de colchões, roupas e alimentos, uma vez que os estragos nos telhados fez com que a chuva alagasse o interior das residências, danificando os pertences.

Candido de M. Gomes.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Governo do Município de Ortigueira lança novo site

Uma estrutura mais moderna e dinâmica para atender a população. O governo do município de Ortigueira desenvolveu um novo portal, que disponibiliza os serviços prestados, as notícias e diversas informações sobre a gestão municipal. O site apresenta uma série de inovações, proporcionando ao cidadão o acesso rápido ao conteúdo. Além do novo sistema, a população também terá acesso a vários hotsites como Programa Bolsa Família, Transporte Escolar, Ação Global e outros que estão sendo articulados e devem entrar no ar em breve. Nesses hotsites, informações pontuais serão oferecidas sobre programas, serviços e ações voltadas diretamente para a população. Para que todos tenham conhecimento da prestação de contas, também há uma página mais desenvolvida do Portal da Transparência. Seguindo à Legislação Federal, o que já era realizado no site antigo, o novo portal disponibiliza todas as informações econômicas, financeiras e contábeis relativas ao Executivo Municipal. O programa “Conversa Franca”, que vai ao ar todos os dias na Rádio Placar, das 12h30 às 13h também ganhou um endereço novo dentro do site e terá todos os programas disponíveis online diariamente. O Diário Oficial, lançado em todos os dias úteis pela prefeitura, continua com um mecanismo de buscas eficiente e apresenta dados diários da administração municipal. Segundo Lucas Ferreira Lima, diretor de Comunicação da prefeitura, o novo site é o início das ações para uma atividade maior de contato com a população. “Pensamos em um site mais dinâmico, que além de dados e orientações, o munícipe pudesse contar também com conteúdos sobre os serviços. Daqui pra frente, a tendência é que possamos avançar cada vez mais com novos canais de comunicação”, explica Ferreira. Uma novidade introduzida no site foi a criação de um mecanismo de contato direto do cidadão com a Administração Municipal, através do qual qualquer pessoa pode deixar sua mensagem para o Prefeito, Vice-Prefeito ou Secretários acessando a aba contato / fale conosco.

NOVOS CANAIS


Para facilitar a comunicação com o público, novos caminhos foram criados. “Fizemos um facebook para a prefeitura e um twitter, que hoje são ferramentas fundamentais para proximidade com o público. É uma forma de ouvir as reivindicações, assim como de obter o reconhecimento pelas ações municipais. Também já tínhamos o flicker, que é uma rede social que nos permite disponibilzar as imagens de nosso município e contribuir para a divulgação de nosso potencial turístico. Turismo que, em breve, deve ocupar um local de destaque em nossa nova página também”, explica Ferreira.


A TV Municipal é uma das novidades da nova página da prefeitura de Ortigueira. O canal da prefeitura no youtube (OrtigueiraGov) está com um link direto na página inicial, disponibilizando ali os vídeos mais recentes. É um novo canal para que os usuários tenham mais acesso aos acontecimentos do município, trabalhos de associações, eventos e ações, que podem ser divulgados com mais facilidade a partir do registro em vídeo. “É o início de um projeto de programas que estamos desenvolvendo para a TV municipal. Reportagens, entrevistas e notícias importantes para a cidade serão disponibilizadas em vídeo” conclui o diretor de comunicação.


--


A nova página da Prefeitura de Ortigueira está no endereço www.ortigueira.pr.gov.br


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Governo envia 13,5 mil telhas para famílias afetadas pelo granizo em Reserva - 11/08/2011 18:30

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, autorizou nesta quinta-feira (11) o envio de 13.513 telhas de fibrocimento (2,44m x 50cm) para a cobertura das 2,5 mil residências atingidas pela queda de granizo, nos últimos dias, em Reserva (Região dos Campos Gerais). A primeira das quatro carretas com o material chegará à cidade na sexta-feira (13) pela manhã e será entregue às famílias de baixa renda cadastradas no programa de assistência social municipal.
Os moradores deverão retirar as telhas nas proximidades da Prefeitura Municipal (Avenida Rogério Barbosa, 741 – Centro). O Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar) enviará também 150 cestas básicas, água, cobertores, colchonetes e peças de roupas às famílias afetadas.
A força-tarefa criada para apoiar a população e ajudar na recuperação das casas danificadas pelo granizo conta com o suporte de 17 veículos (caminhões, carros e caminhonetes) e 14 agentes de defesa civil do programa Bombeiro Voluntário, da 2º Coordenadoria Estadual da Defesa Civil - Ponta Grossa.
De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil, 13.524 pessoas foram afetadas com a queda de granizo em dez municípios (Capanema, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Pinhal de São Bento, Planalto, Santo Antônio do Sudoeste, Almirante Tamandaré, Voçoroca, Reserva e São João do Triunfo). O município mais prejudicado foi Reserva, com mais de 12 mil pessoas relacionadas diretamente com o fenômeno e 2,5 mil residências com danos nos telhados. Não foram registrados casos de moradores desabrigados ou desalojados.
APOIO - O Governo enviou para Reserva, ontem, outras mil telhas de fibrocimento e 93 bobinas de lona (cada uma com 400 metros) para a cobertura das casas, 50 cestas básicas, 50 colchonetes, 1,5 mil peças de roupas e 150 pares de calçados.


Fonte www.aen.pr.gov.br

OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELA POLÍCIA MILITAR

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO



Às 15h20min do dia 08 de agosto a Polícia Militar foi informada que um indivíduo conhecido por Valdenir Kuhm de Oliveira, havia realizado vários disparos de arma de fogo, no final de um evento de torneio de laço realizado na localidade rural de José Lacerda, por volta das 20h00 de domingo; fugindo em seguida do local.


Deslocado a residência do autor dos disparos, fomos recebidos pela Srª Dirleia Siqueira, esposa do mesmo, a qual confirmou a denúncia e franqueou a entrada na residência, onde foi localizado um revólver da marca Taurus, nº de série 87657, cal. 22 e ainda uma caixa contendo 50 cartuchos intactos e um deflagrado. Diante da constatação dos fatos foi perguntado sobre o paradeiro de Valdenir, porém, sua esposa não soube informar, sendo a mesma orientada quanto aos procedimentos legais, sendo a arma apreendida e encaminhada a 56ª DRP.


POSSE DE ARMA DE FOGO


No dia, 07/08, às 03h30mino equipe policial em patrulhamento pela Rua Polônia, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, avistou o veículo Fiat / Premio, de placas AEB-0186, de cor vermelha em atitude suspeita. Ao realizar abordagem e revista no referido veículo foi encontrado em seu interior, em baixo do banco do passageiro um revolver da marca Rossi, Cal.38, com a numeração raspada, municiada com cinco cartuchos intactos. Perguntado sobre de quem era o proprietário da referida arma, ambos os envolvidos negaram serem os proprietários; que neste momento foi dada voz de prisão aos conduzidos que se identificarão com os nomes de Ronaldo Fernandes de Oliveira e Valdini de Jesus Romaniuk, pelo delito de posse ilegal de arma de fogo, sendo ambos encaminhados a 56ª D.R.P.


FURTO


No dia 06/08 às 22h05 min, a equipe policial foi informada de que um adolescente J.C.S.S.da L.; 16 anos; havia arrombado a residência do Srº Henrique Hornung, subtraindo uma máquina de cortar grama e várias chaves de boca. Realizado patrulhamento foi localizado o referido menor na rua Rodolfo Fernandes Garabelli, no bairro São José, o qual acabou por confirmar ter praticado o arrombamento, sendo recuperado os objetos furtados.Diante dos fatos foi apreendido o menor o qual foi conduzido à 56º DRP, para devidas providências.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

VÍDEO DA PRECIPITAÇÃO DE GRANIZO QUE ACONTECEU EM RESERVA - PR

Vídeo da precipitação de granizo que aconteceu em Reserva, gravada por Bruno Gomes.

GRANIZO DESTRÓI TELHADOS DE 2000 A 3000 RESIDÊNCIAS EM RESERVA







As fortes chuvas acompanhadas de Granizo que teve duração de 5 a 7 minutos e atingiu a cidade de Reserva, por volta das 18h30min da tarde de terça- feira, 09 de agosto, segundo informações do Major Fernando Luiz Grummt do Corpo de Bombeiros, destelhou de 2000 a 3000 casas afetando uma população de 12.000 pessoas. De acordo com ele 60 homens do Corpo de Bombeiros, junto com uma equipe da Guarda Municipal de Ponta Grossa, foram enviados pelo Governo do Estado. As equipes com suas viaturas percorrem todos os bairros da cidade, fazendo levantamentos e distribuindo 100 rolos lonas de 400 metros quadrado. Luiz Fernando informou que houve duas pessoas vítimas de múltiplas fraturas que se machucaram ao caírem do telhado ao fazer a troca das telhas.
Nesta quarta-feira o cenário em Reserva é de moradores trocando os telhados ou casas cobertas com lonas. Os reservenses fizeram filas nas lojas de materiais de construção para comprar telhas, mas já nas primeiras horas da manhã os estoques já haviam sido vendidos. De acordo com um vendedor está prevista a chegada de caminhões com telhas na parte da tarde desta quarta- feira. As aulas foram suspensas somente nesta quarta- feira.
O prefeito municipal de Reserva, Frederico Bittencourt Hornung, (Neto), disse na Rádio Reserva FM no horário do almoço, que ficou muito triste, muito chateado pelo acontecimento e decretou situação de Emergência informando que no primeiro momento estão sendo entregue as lonas, mas a partir de amanhã serão entregues as telhas aos moradores menos favorecidos. Neto pediu paciência e compreensão para a população e disse que primeiro serão atendidas as situações emergenciais.
Os deputados estaduais e federais que representam Reserva se propuseram em ajudar a população e manifestaram solidariedade ao povo reservense.



terça-feira, 9 de agosto de 2011

GRANIZO TROUXE MUITOS PREJUÍZOS PARA OS RESERVENSES


O granizo que caiu na cidade trouxe enormes prejuízo à população reservense, a maioria das casas tiveram suas coberturas arrassadas. Muitos veículos tiveram parabrisas quebrados e a lataria amassada com algumas pedras que tinham aproximadamente o tamanho de uma bola golfe. Comerciantes também não escaparam dos prejuízos, as empresas além das coberturas e portas de vidros que foram destruídas, também tiveram mercadorias danificadas.
PREFEITO COLOCA GINÁSIO DE ESPORTES DISPONÍVEL COMO ABRIGO
A cidade foi arrassada falou o prefeito Neto, ele colocou o Ginásio de Esportes a disposição para abrigar as famílias desabrigadas, em caso de voltar a chover na cidade.
NOTÍCIAS DIZEM QUE DEPUTADOS ESTARÃO AMANHÃ EM RESERVA DOANDO ETERNIT
A Rádio Comunitária Reserva Fm divulgou que amanhã deputados estarão em Reserva doando Eternit à população carente.

FORTE CHUVA DE GRANIZO ATINGE RESERVA


Por volta das 18 h 30 min, da tarde desta terça- feira, 09 de Agosto, uma forte chuva de Granizo assustou a população de Reserva.
A forte chuva de Granizo que atingiu Reserva, trouxe prejuízos e deixou pessoas desabrigadas.

O PLANO BRASIL MAIOR E AS PRINCIPAIS MEDIDAS DE APOIO AO COMÉRCIO EXTERIOR



Candido de M. Gomes.

O Plano Brasil Maior, idealizado para o período 2011- 2012 e lançado na Terça- feira, dia 02 de Agosto pelo Governo Federal, tem como objetivo aumentar a competividade da indústria nacional, a partir do incentivo a inovação tecnológica e a agregação de valor.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, frente a um cenário internacional ainda marcado pela incerteza, é preciso atravessar fronteiras e enfrentar a competição nos mercado globais, conquistar liderança tecnológica em setores estratégicos: internacionalizar nossas empresas e, ao mesmo tempo, enraizar aqui as estrangeiras, para que elas passem a investir cada vez mais em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Brasil.
O Plano Brasil Maior tem como meta ‘’fortalecer as cadeias produtivas” e “proteger a indústria nacional de práticas comerciais ilícitas”, e investir em “qualificação de mão de obra”.
A preferência para produtos manufaturados e serviços nacionais nas compras governamentais que foi anunciado em maio de 2010 no pacote de exportações e o financiamento de projetos que reduzam as emissões de gazes de efeito estufa, foram garantidos pelo novo plano.
Entre as medidas do Plano Brasil Maior, estão desonerações tributárias (redução de tributos), financiamento a inovação, aplicação de recursos em setores de alta e média- alta tecnologia, além do fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas inovadoras
A SEGUIR AS PRINCIPAIS MEDIDAS DE APOIO AO COMÉRCIO EXTERIOR PROMOVIDAS PELO PLANO BRASIL MAIOR
Desoneração das exportações.
. Instituição do Reintegra: Devolução ao exportador de bens industrializados de 3 % sobre valor exportado.
. Ampliar o ressarcimento de crédito aos exportadores: - Mais agilidade aos pedidos de ressarcimento no valor de R$ 19 bilhões, - Processamento automático dos pedidos de ressarcimento e pagamento em 60 dias a empresas com escrituração fiscal digital, a partir de outubro de 2011, - Escrituração fiscal obrigatória a partir de março de 2012.
Defesa Comercial
. Intensificação da defesa comercial: antidumping, salvaguardas e medidas compensatórias:- Reduções de prazos de 15 para 10 meses (investigação) e de 240 para 120 dias (aplicação de direito provisório).
. Combate a circunvenção : Extensão de direitos antidumping ou de medidas compensatórias a importações cujo objetivo seja reduzir a eficácia de medida comercial em vigor.
. Combate a preços subfaturados: Fortalecimento da fiscalização administrativa dos preços das importações, para identificação de casos de subfaturamento.
. Aperfeiçoamento da estrutura tarifária do Imposto de Importação com foco na Política: Apoiar no âmbito do Mercosul, a proposta de criação de mecanismo para permitir o aumento do Imposto de Importação.
. Aumento da exigência de certificação compulsória: Instituição (ou aplicação) de tratamento administrativo para importações de produtos sujeitos a certificação compulsória e fortalecimento do controle aduaneiro desses produtos, mediante cooperação entre Inmetro, Secex e Receita Federal.
. Fortalecimento do combate a importações ilegais: Acordo de cooperação entre o MJ e o MDIC para combater a violação da propriedade industrial e de certificação compulsória.
. Suspensão do ex- tarifário para máquinas e equipamentos usados: Revisão da resolução CAMEX suspendendo a concessão de ex- tarifário para bens usados.
. Quadruplicar o número de investigadores de defesa comercial: Ampliar de 30 para 120 o número de investigadores de defesa comercial.
Financiamento e garantias para exportações.
. Criação de Fundo de Financiamento à Exportação de MPME- Proex Financiamento: - Fundo de natureza privada criado no BB para empresas com faturamento de até R$ 60 milhões. – A união é o principal cotista (aporte inicial) mas outras instituições poderão fazer parte do fundo. – Alimentado com os retornos futuros do Proex Financiamento. – Aprovação na alçado do BB. – Seguro de crédito a exportação/ FGE/: sistema informatizado para emissão de apólice on line BB ou BNDES.
. Enquadramento automático Proex Equalização: - Definição de spreds de referência que terão aprovação automática nas exportações de bens e serviços. – Empresas com faturamento de R$ 60 a R$ 600 milhões continuarão com condições de financiamento equiparadas ao Proex- financiamento. – FGE limite rotativo Instituições financeiras- países de maior risco: - Fundo de Garantia à Exportação com limite de US$ 50 milhões ao ano para exportações de bens manufaturados.
Promoção Comercial
. Entrada em vigor do Ata- Carnet: Facilitação da circulação dos bens em regime de admissão temporária (sem a incidência de tributos). – Estratégia Nacional de Exportações: Adoção de estratégia de promoção comercial por produtos/ serviços prioritários em mercados selecionados e adoção dos mapas de Comex por estado.

Candido de M. Gomes é Técnico em Contabilidade e graduado no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

E AGORA DILMA?



Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões. Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões. Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto numérico resumido no quadro abaixo:Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo. Depois de ter ordenado o afastamento dos oficiais, aí incluído o coronel do DNIT, Dilma Rousseff parece decidida a preservar o general. “O governo manifesta sua confiança no ministro Alfredo Nascimento”, avisou nesta segunda-feira uma nota da Presidência da República. “O ministro é o responsável pela coordenação do processo de apuração das denúncias feitas contra o Ministério dos Transportes”. Tradução: em vez de demitir o chefe mais que suspeito, Dilma encarregou-o de investigar os chefiados. Corruptos existem em qualquer lugar. A diferença é que o Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer em outros países uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento e seus parceiros saberiam que o castigo começa com a demissão e termina na cadeia.



ACIDENTE ENVOLVE VEÍCULO CORSA CLASSIC E MOTO NA RODOVIA 441

Nesta segunda feira, 08 de agosto, aconteceu um acidente na PR 441, rodovia que liga a cidade de Reserva ao distrito de Caetano Mendes- Tibagi mais precisamente na Curva do Tomate, próximo onde funcionava o antigo Posto Fiscal.
O acidente envolveu um veículo Corsa Classic, placa de Barbosa Ferraz- PR e uma Moto com placa de Telêmaco Borba.
Apenas o condutor da Moto sofreu ferimentos leves. A Polícia Rodoviária Estadual do Posto de Harmonia em Telêmaco Borba atendeu a ocorrência.

domingo, 7 de agosto de 2011

FAP, SANTA CRUZ, CAP E SÃO JOSÉ SÃO OS PRIMEIROS CLASSIFICADOS PARA AS 4ª DE FINAIS NO SUÍÇO

Neste domingo, a FAP, o Santa Cruz, o CAP e o São José foram as primeiras equipes à classificarem-se para as quartas de finais do Campeonato Municipal de Futebol Suíço.
Iniciando a rodada às 13h30min a Fap garantiu sua vaga ao vencer por 2 a 0 a equipe da Reserva Fm. Às 14h30min. o Bar do Pilar não segurou a equipe do Santa Cruz e foi derrotado por 6 a 0. Já às 15h30min o CAP após empatar com o Ô Potência em 01 a 01 se classificou após vencer nos pênaltis por 2 a 0. E finalizando a rodada novo empate aconteceu entre as equipes do Arte e Concreto e São José, que empataram no tempo normal em 1 gol. O São José se garantiu na próxima fase ao vencer por 4 a 3 nos pênaltis.

RESULTADOS

OITAVAS DE FINAIS – Domingo – 07/08/2011

1º Jogo – 13:30 horas – FAP 02 x 00 RESERVA FM

2º Jogo – 14:30 horas – BAR DO PILAR 00 x 06 SANTA CRUZ

3º Jogo – 15:30 horas – Ô POTÊNCIA 00 x 02 CAP - Pênaltis

4º Jogo – 16:30 horas – ARTE E CONCRETO 03 x 04 SÃO JOSÉ - Pênaltis

PRÓXIMOS JOGOS

OITAVAS DE FINAIS – Domingo – 14/08/2011

5º Jogo – 13:30 horas – SAPÉ x CICLES CIDADE

6º Jogo – 14:30 horas – PALMEIRINHA x PINHAL CHATO

7º Jogo – 15:30 horas – JJG x UNIÃO NELSON LOPATA

8º Jogo – 16:30 horas – SINHÁ ANA x GAROTOS UNIDOS

Veja mais aqui

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

EDIÇÃO IMPRESSA DESTE DIA 03 ESTÁ ONLINE

A edição impressa deste dia ,03/08, já está disponível aqui

Eu ainda estou na fila.

Dizem que a esperança é a última que morre, mas eu não penso assim. E apesar de ter acordado com o melhor bom humor hoje, não posso esquecer que hoje vou ter que enfrentar algumas filas. Aliás, nós temos que enfrentar filas desde que nascemos. Uma prova disso é que ficamos na fila do parto, depois já no berçário ficamos na fila do banho e nem sempre as enfermeiras erram a ordem. No meu tempo de escola, também tinha a fila para entrar na sala de aula e nem sempre os menores eram os primeiros. E assim fui levando a vida. Dias atrás tive vontade de comer sobre-coxas de frango fritas, fiquei na fila do açougue do supermercado, e na minha vez, só tinha congeladas. Tive que me contentar com um bife acebolado e deixar as sobre-coxas para outro dia. Na fila da padaria também não tinha mais o pãozinho que queria e precisei levar outro. Veja bem. Se a gente ficar doente, entra na fila de atendimento, e se não tiver mais ficha, azar do freguês. Tenho um amigo que depois de horas na fila para uma ficha de cardiologia, se não tiver mais, pega de uma para ginecologia mesmo. Assim não fica pelo menos com a sensação de tempo perdido. Ora minha gente. É tanta fila e para tudo que tem hora que se desiste até de apostar na mega sena, e menos mal quando se confere a aposta e descobre que não teria ganhado nada. Pelo menos fica o consolo de ter economizado o valor daquela aposta. Um amigo me disse que acha interessante não haver filas grandes no cartório ou na igreja para se casar. Porque será? Lembra ele também que para subirmos na vida mesmo que por pouco tempo também temos que enfrentar filas, as de um elevador por exemplo.

Bem. Pelo sim, pelo não, sempre vamos encontrar filas. Minha única alegria é que posso dizer que não é a esperança a única que morre. Eu tenho certeza absoluta que é a Felicidade a última que morre.


E eu... Podem ter certeza, ainda estou na fila.


-


Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante. Visite nosso blog em www.ajorgespaceblog.com.br e mande seus comentários para ajrs010@gmail.com. Esta coluna está em mais de oitenta jornais no Brasil e Exterior.