tribunadanoticia.com.br

sexta-feira, 27 de julho de 2007

AMCG REALIZA CONFERÊNCIA REGIONAL DAS CIDADES

A Associação dos Municípios da Região dos Campos Gerais (AMCG), realiza na próxima segunda-feira (30/07), a partir das 8h30, na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (Rua Cel. Dulcídio, 975 - Centro), a 3ª Conferência Regional das Cidades. De acordo com o coordenador da conferência estadual, Luiz Forte Netto, a contribuição da população é indispensável. “A participação da comunidade é muito importante neste processo como um espaço público para a busca do bem comum”, destaca.

Durante o evento, representantes dos movimentos sociais e populares, dos sindicatos de trabalhadores, do empresariado, das entidades profissionais e acadêmicas e das organizações não governamentais vão avaliar a participação da comunidade no processo de gestão da cidade. Além disso, os municípios com população inferior a 20 mil habitantes terão a oportunidade de escolher os seus representantes para a conferência estadual, que será realizada nos dias 26 e 27 de setembro, em Foz do Iguaçu. A AMCG pode eleger, no máximo, 83 delegados. O evento é aberto ao público e a entrada é franca. Informações: (42) 3225-1398 ou www.conferenciadascidades.pr.gov.br

SOBRE A 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES

A 3ª Conferência Nacional das Cidades é uma iniciativa do Ministério das Cidades e será realizada de 25 a 29 de novembro, em Brasília. Nesta edição, tem como tema “Avançando na gestão democrática” e como lema “Desenvolvimento Urbano com participação popular e justiça social”.

A partir do tema proposto, representantes do poder público, dos movimentos sociais e populares, dos sindicatos de trabalhadores, do empresariado, das entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e as organizações não governamentais vão avaliar a gestão democrática das cidades e os mecanismos de geração e aplicação dos recursos.

O encontro nacional é precedido de conferências municipais/ regionais e estaduais. As conferências municipais devem ser realizadas obrigatoriamente pelas cidades com população igual ou superior a 20 mil habitantes para que possam definir seus representantes na conferência estadual. Os municípios com população inferior a 20 mil habitantes devem eleger seus representantes a partir das conferências regionais que, no Paraná, acontecem em cada uma das 18 associações. Ambas devem ser realizadas até o fim de julho.

Dos 1.391 delegados paranaenses eleitos nas conferências municipais e regionais, 80 vão representar o Estado no encontro nacional. No Paraná, a conferência estadual será realizada nos dias 26 e 27 de setembro, em Foz do Iguaçu. O evento é presidido pelo governador Roberto Requião e conta com a participação, desde a fase de organização até sua realização, de entidades como a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Cohapar, Sanepar, Detran e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Serviço Social Autônomo Paranacidade.

Nenhum comentário: