tribunadanoticia.com.br

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

AMCG TERÁ 124 DELEGADOS NA 3ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES

Dos 1.092 delegados que participam na próxima quarta e quinta-feira (26 e 27/9) da 3ª Conferência Estadual das Cidades, em Foz do Iguaçu, 124 são da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). A informação é da coordenação geral do encontro, que prevê a participação dos 346 municípios que aderiram ao processo.

Entre as cidades da associação com população superior a 20 mil habitantes, que deveriam obrigatoriamente realizar a conferência municipal para eleger seus delegados, Ponta Grossa tem o maior número de representantes: 26 no total. Em seguida aparecem Castro e Telêmaco Borba, empatados com 20 representantes. Arapoti, Ortigueira, Palmeira e Piraí do Sul contarão com dez delegados cada.

Em relação aos municípios com população inferior a 20 mil habitantes, que deveriam eleger seus delegados na conferência regional, Carambeí, Imbaú e Tibagi terão quatro representantes cada e Porto Amazonas, Sengés e Ventania, dois. Apenas os municípios de Ipiranga, Ivaí, Reserva e São João do Triunfo não terão representantes.

Durante a 3ª Conferência Estadual das Cidades, estes delegados – integrantes dos segmentos do poder público e da sociedade civil - vão definir as dez propostas paranaenses para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

Além disso, vão relacionar outras cinco propostas para a Política de Desenvolvimento Econômico do Estado (PDE). “Mais do que sugestões, as propostas vão representar a opinião de cada cidadão paranaense para cidades mais justas e igualitárias. Por isso, a participação de todos na conferência estadual é indispensável”, destaca o coordenador geral, Forte Netto.

O governador Roberto Requião fará a abertura oficial do evento, que também contará com a presença do vice-governador Orlando Pessuti, do secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu/Paranacidade), Forte Netto, e das demais autoridades convidadas.

Programação – Os trabalhos da 3ª Conferência Estadual das Cidades se iniciam na terça-feira (25/9), das 20h à 1h da do dia seguinte, com o cadastramento dos delegados titulares. As inscrições reiniciam na quarta-feira (26/9), às 8h, e prosseguem até às 12h, paralelamente às atividades do dia. Para os suplentes, o horário para cadastramento será das 12h às 14h.

Após a abertura oficial, o professor doutor em Geografia Urbana pela Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), Flávio Villaça, profere a palestra magna. Em seguida, a gerente de projetos da Secretaria Nacional de Programas Urbanos no Mistério das Cidades, Grazia de Grazia, fala sobre a temática da conferência e a importância da gestão democrática na construção e implementação das políticas públicas. Á tarde, os participantes se dividem em grupos temáticos para a discussão das propostas levantadas nas conferências municipais e regionais e para a eleição dos delegados.

A quinta-feira (27/9) começa com o pronunciamento do vice-governador Orlando Pessuti; do presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Grecca; e do Fórum Permanente da Agenda 21. Às 14h será realizada a leitura das propostas aprovadas e, na seqüência, a eleição dos delegados à 3ª Conferência Nacional e ao Conselho Estadual das Cidades.

Balanço - Sessenta municípios paranaenses promoveram seus encontros municipais na 3ª Conferência das Cidades: número 53% maior em relação à edição anterior, realizada em 2005. Destes, apenas 16 não participaram das conferências regionais. Mesmo alguns municípios que não tinham obrigatoriedade de promover conferências municipais para eleger delegados, realizaram seus encontros locais. Foram eles: Japurá, Jardim Alegre, Jandaia do Sul, Quatros Barras e Agudos do Sul.

Entre os 318 municípios com população inferior a 20 mil habitantes, que só poderiam eleger delegados nas conferências regionais, 290 marcaram presença nos encontros promovidos pelas 18 associações de municípios. Apenas 37 municípios não participaram das discussões.

Por meio das conferências municipais e regionais, foram eleitos 964 delegados no Paraná: 446 do poder público – municipal e estadual -, 249 dos movimentos sociais e populares, 73 do empresariado, 86 dos sindicatos de trabalhadores, 62 das entidades acadêmicas e de pesquisa e 48 das organizações não governamentais.

Em relação às entidades com atuação em âmbito estadual na área do desenvolvimento urbano, os 128 delegados indicados foram assim distribuídos: 59 poder público municipal e estadual; 37 movimentos sociais e populares; 17 trabalhadores; oito representantes de organizações não governamentais; sete entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e cinco empresários.

Assessoria de Imprensa da AMCG

Nenhum comentário: