tribunadanoticia.com.br

domingo, 31 de julho de 2011

HOJE FORAM DEFINIDAS AS EQUIPES QUE DISPUTARÃO AS OITAVAS DE FINASI

Hoje foram definidas as equipes que disputarão as partidas das oitavas de finais do Campeonato Municipal de Futebol Suíço, são dezesseis equipes que disputarão vaga para as quartas-de-finais da competição.

Veja os resultados:

1º Jogo – 13:30 horas – Cap. F.C. W x O Palmital

2º Jogo – 14:30 horas – Naice F. C. 02 x 04 São José

3º Jogo – 15:30 horas – Reserva FM 03 x 00 Madeireira Resinus

4º Jogo – 16:30 horas – Palestra F.C. W x O Santa Cruz

OITAVAS DE FINAIS – Domingo – 07/08/2011

1º Jogo – 13:30 horas – FAP x RESERVA FM

2º Jogo – 14:30 horas – BAR DO PILAR x SANTA CRUZ

3º Jogo – 15:30 horas –Ô POTÊNCIA x CAP

4º Jogo – 16:30 horas – ARTE E CONCRETO x SÃO JOSÉ

OITAVAS DE FINAIS – Domingo – 14/08/2011

5º Jogo – 13:30 horas – SAPÉ x CICLES CIDADE

6º Jogo – 14:30 horas – PALMEIRINHA x PINHAL CHATO

7º Jogo – 15:30 horas –JJG x UNIÃO NELSON LOPATA

8º Jogo – 16:30 horas – SINHÁ ANA x GAROTOS UNIDOS

Saiba mais Aqui

sábado, 30 de julho de 2011

POLÍTICA- DEPUTADOS FRANCISCHINI E HERMAS JÚNIOR EM RESERVA


Deputado Estadual Hermas Brandão Júnior.

Vereador Alisson Hornung Martins, Deputado Federal Fernando Francischini e Ivo Izet Florentino e seu filho.

O Deputado Federal Delegado Fernando Francischini, (PSDB), conhecido pelo seu trabalho no combate as drogas e o crime organizado e o Deputado Estadual Hermas Brandão Júnior, (PSB) aliados do Governador Beto Richa, estiveram em Reserva, no Pesque Pague Debas no início da tarde de sexta- feira,dia 29 de Julho.
Os deputados receberam votação no município e vieram em Reserva agradecer o apoio de seus grupos políticos, de seus eleitores e também ouvir as demandas da região.
Reuniram com os deputados, pré- candidatos, vereadores, lideranças da oposição e convidados.
Depois do encontro em Reserva, Francischini seguiu para Ponta Grossa onde participou de palestra sobre segurança pública na Câmara Municipal.

CIRETRAN DIVULGA RELATÓRIO DE SERVIÇOS PRESTADOS A POPULAÇÃO


Equipe da Ciretran de Reserva.

Com o funcionamento da 101 ª Ciretran a população reservense conquistou vários benefícios quando se refere a emissão de documentos de veículos e também os processos para fazer a habilitação.
No setor de veículos com um período de 3 dias a transferência esta concluída e o documentos emitidos, antes demorava 15 dias. No setor de habilitação o usuário começa o seu processo na Ciretran de Reserva e apenas vai na cidade de Telêmaco Borba para fazer exames de vista e já vai agendado o dia. Isso agora é uma facilidade para a população da cidade de Reserva diz Fernando Bueno – Chefe da 101ª Ciretran.
Fernando Bueno informa que desde o dia 16 de maio de 2011 até hoje a Ciretran tem uma média de 50 a 60 atendimento no dia e informa também que no setor de veículo são emitidos 733 documentos de veículos, entre um emplacamento, transferência, segundas vias, comunicação de venda e outros serviços de informações.
Já no setor de Habilitação foram realizadas 75 renovações de CNH, 50 emissões de CNH definitivas, 9 emissões de segunda via de CNH e uma apostila de primeiros socorros para prova. Total de 135.

EMPRESAS- FUSION INFORMÁTICA, INTERNET E GAMES EM NOVO ENDEREÇO

Em breve a Fusion Informática, Internet e Games para melhor atendê- lo estará atendendo em suas novas instalações na Avenida Coronel Rogério Borba, 531 ao lado da Charming Jóias e em frente a Calçados Juventude próximo a Praça da Matriz.
A Fusion oferece serviços de Assistência Técnica, Hardware, Software, Redes, Impressões- FAX, Acessórios, Recargas de Cartucho e Playstation.
FUSION- FONES: (42) 3276- 1643 / 99310769 / 84041470 LUCAS- lan.fusion@hotmail.com

FUTSAL- EQUIPES RESERVENSES ENFRENTAM CÂNDIDO DE ABREU

Na noite de Sexta- Feira, 29 de Julho no Ginásio de Esportes Francisco Alves Martins, (Chicão) as equipes da ADR Futsal e a equipe Sub 17 do Colégio Cemag fizeram partidas amistosas com as equipes de Cândido de Abreu.
Às 19:30 horas houve a partida de Futsal sub 17 e a equipe do Colégio Cemag perdeu para a equipe de Cândido de Abreu por dois gols a um.
Já as 20:30 horas houve empate em um gol entre as equipes da ADR Futsal e Cândido de Abreu.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

EMPRESAS-ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE RESERVA FAZ CONVÊNIO COM À CAIXA ECONÔMICA FEDERAL


Vaneide A. de Oliveira- Presidente da Associação Comercial de Reserva assina o Convênio com a Caixa Econômica Federal.

Diretoria da ACERE e Gerentes da Caixa Econômica Federal de Telêmaco Borba.

Associados da ACERE.

Na noite de quarta- feira, 27 de Julho na Câmara Municipal, a Associação Comercial, Empresarial de Reserva- ACERE, reuniu seus associados para participarem de um coffe- break.
Na ocasião a Associação Comercial, Empresarial de Reserva- ACERE, assinou um convênio aporte e também houve a apresentação de linhas de créditos e outros negócios para as empresas oferecidos pela Caixa Econômica Federal, foram demonstrados pelo Sr. Alceu Miranda de Mello- Gerente Geral, Luis Fernando Cil Bibanco- Gerente Empresarial, Igor A. Campos- Gerente de Pessoa Fisicas e Antonio Carlos Benevides- Assistente Comercial, todos da Agência de Telêmaco Borba.
No mesmo evento houve a apresentação pelos senhores, Renato Cezar Izuvaidak- Gerente e Edson Luiz Inak da cidade de Irati que apresentaram aos associados os serviços oferecidos pelo Grupo ACC- Assessoria de Cobranças através da parceria com a Associação Comercial de Reserva. De acordo com eles o Grupo ACC é especializado em cobranças, atua no mercado há 23 anos, com sede própria em Guarapuava e mais 21 escritórios nos Estados do Paraná e Santa Catarina, com mais de 2000 clientes. O Grupo ACC tem o objetivo de atender os anseios da sociedade como um todo: os contratantes com a recuperação das dívidas, os clientes inadimplentes com a recuperação do crédito na praça e, recuperando- o para o mercado consumidor.
De acordo com Vaneide A. de Oliveira- Presidente da ACERE o convênio com a Caixa Econômica Federal ofereçe linhas de créditos com taxas de juros mais baixos aos associados e a parceria com o Grupo ACC- Assessoria de Cobranças que agora estará presente em Reserva é outro diferencial que a Associação Comercial de Reserva oferece a seu associados.

POLÍTICA- DEPUTADO FEDERAL FERNANDO FRANCISCHINI VISITARÁ RESERVA NESTA SEXTA- FEIRA DIA 29


Deputado Federal Fernando Francischini.

O Deputado Federal Fernando Francischini, (PSDB) conhecido pelo seu trabalho no combate as drogas e o crime organizado estará em Reserva nesta sexta- feira dia 29 de Julho reunido com seu grupo político e convidados. O local do Evento será no Pesque Pague Debas as 14 horas.

SAÚDE-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE ANCONTECERÁ NESTA SEXTA- FEIRA, (29) EM RESERVA

Nesta Sexta- Feira, dia 29 de Julho, acontece a Conferência Municipal de Saúde em Reseva. O evento será no Baggio´s Eventos.
A Conferência de Saúde abordará propostas para a área da Saúde com todos os segmentos da sociedade e pretende definir as diretrizes para a area da saúde para os próximos 4 anos em Reserva. A conferência é aberta a todos e a participação da população é muito importante .

quarta-feira, 27 de julho de 2011

POLÍCIA PRENDE ASSALTANTES

Nos primeiros minutos desta terça-feira, dia 26/07, em contato com a equipe Policial, a vítima informou que estavam em sua residência localizada no Assentamento Sinhá Ana, quando elementos bateram em sua porta, pedindo auxílio mecânico, estes em dado momento arrebentaram a porta, adentrando na residência e amarraram a vítima, sua esposa e sua filha de 07 anos, fazendo ameaças. Os elementos estavam encapuzados e armados com revólver, espingarda e um simulacro de pistola, onde ao revirarem a casa não encontrando dinheiro, subtraíram então um veículo VW Santana, 02 celulares, 01 aparelho DVD, 01 aparelho Toca CD, e se evadiram. Nesse momento policiais militares se deslocaram com sentido ao local, onde foram localizados dois elementos nas proximidades de um veículo abandonado, estes foram identificados como Valdir Gonçalves Machado, 21 anos e Edineu Machado de Almeida, 33 anos, e levados para reconhecimentos, os mesmos foram identificados como sendo os autores. Deslocando até a residência de Valdir foram localizados os celulares, o revólver, o simulacro e com o terceiro elemento Valdinei dos Anjos da Silva 21 anos, foram localizado também os aparelhos CD e o DVD, a equipe policial deslocou até a cidade de Tibagi, no Bairro Ricetti, na casa da irmã de Valdir, onde foi localizado a espingarda, ainda no mesmo município, foi localizado na localidade Pinheiro Seco, o veículo VW Santana, onde todos foram encaminhados à Delegacia local para os procedimentos cabíveis.

terça-feira, 26 de julho de 2011

ESPORTES- SECRETARIA DE ESPORTES DE RESERVA ABRE INSCRIÇÕES PARA CAMPEONATOS DE FUTSAL

À Secretaria Municipal de Esportes de Reserva informa que estão abertas até o dia 26 de Agosto as inscrições para o VII Campeonato Reservense de Futsal, para o VI Campeonato Municipal de Futsal para Veteranos e para o III Campeonato Reservense de Futsal Feminino.
A previsão para o início dos campeonatos é no começo do mês de setembro e a bola vai rolar nas noites das Sextas- Feira, no Ginásio de Esportes Francisco Alves Martins, ( Chicão).
A Secretaria de Esportes espera repetir o sucesso da competição como aconteceu durante os 6 anos nas edições anteriores.
As inscrições e maiores informações podem ser realizadas através dos telefones: (42) 8401- 5267 / 9980 9718 / 8844 5248.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

POLÍCIA APREENDE COCAÍNA EM RESERVA

Após receber denúncia anônima, que uma pessoa estaria transportando Cocaína em seu veículo Corsa Vermelho, placas, AOW 2920, pela rodovia Pr - 441, e que este estaria vindo da cidade de Ponta Grossa, com destino ao município de Reserva, no sábado, 23/07, às 17 horas, foi realizado pela Polícia Militar, um bloqueio na rodovia nas proximidades da localidade de Barra Mansa. Ao abordar tal veículo, a P.M constatou ser S. E. F., maior de idade, em revista localizou em seu bolso 01 bucha de Cocaína, 01 pedra grande de Crack e certa quantia em dinheiro, no interior do veículo foi encontrado mais uma bucha de Cocaína, deslocando até sua residência, foi localizado na gaveta do seu guarda roupas um frasco de PVC contendo mais 19 envólucros de cocaína. Em outro quarto foram localizado 283 pacotes de cigarros, oriundos do Paraguai. Nesta busca domiciliar, ainda foram encontradadas 02 espingarda, 45 cartuchos deflagrados Cal. 38, 05 cartuchos intactos Cal. 38, 01 cartucho intacto Cal. 7,62, 02 cartucheiras, vários frascos contendo munições para caça (espoleta, pólvora, chumbo), este material e os outros objetos e foram encaminhados à 56ª DRP para os procedimentos cabíveis. Durante a busca, a P.M ainda foi informada pelo denunciado que tinha repassado uma arma de fogo a seu companheiro Nenê, a P.M. então deslocou até a casa deste, onde o mesmo ao perceber a presença da Polícia Militar, veio a evadir-se tomando rumo ignorado.

VII ENDURO CIDADE DE RESERVA


Integrantes da Equipe Cai na Trilha e pilotos no momento da entrega da premiação.

Os pilotos reuniram- se no final da tarde de domingo no Baggio`s Eventos para acompanhar a divulgação dos resultados e assistir a entrega da premiação.

A Equipe Cai na Trilha realizou no sábado e domingo, dias 23 e 24 de Julho o VII Enduro Cidade de Reserva, competição válida pela 9ª e 10ª etapas do Campeonato Paranaense e 7ª e 8ª etapas da Copa Cidade de Vila Velha de Enduro de Regularidade de motos 2011. À abertura do evento aconteceu na noite de sábado dia 23 de Julho com o Show de Felipe & Kahuã no Baggio`s Eventos onde a festa fez animou um grande público.
Como era esperado, Reserva recebeu um grande número de pilotos de várias regiões do estado. Participaram da prova em Reserva pilotos de União da Vitória, Irati, Guaraniaçu, Piraquara, Guarapuava, Matinhos, Londrina, Balsa Nova, Campo Largo, Apucarana, Balneário Camboriu, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Quatro Barras, Curitiba, Piên, Castro, Pinhais, São Mateus do Sul, Bocaiúva do Sul, Imbaú, Sengés ,Teixeira Soares, Cascavel e Imbituva.
A prova teve duração de 7 horas de muita adrenalina, iniciou- se de manhã de domingo,dia 24 na Cidade, no Baggio`s Eventos e os 100 pilotos passaram pelas localidades de Areia Preta, Gavião Bonito, Palmeirinha, Palmital. Foram 160 km de trilhas. O retorno foi a tarde no Baggio`s Eventos na cidade.
Os pilotos que participaram da prova, ficaram muitos satisfeitos e parabenizaram os integrantes da Equipe Cai na Trilha pela organização e por prepararem trilhas e mais trilhas com aquelas descidas de sempre que fizeram os pilotos matar a vontade de acelerar.
As categorias disputadas foram a Master, Senior, Junior, Over 40, Novatos e Trail Turismo.
O resultado e a premiação aconteceu por volta da 18 h 30 min no Baggio`s Eventos com a presença dos pilotos.
Resultados- Veja os primeiros colocados e suas respectivas categorias: -1º colocado, Master: Moacir Durau da cidade de Balsa Nova. -1º colocado Senior: Anderson Mülher da cidade de Guarapuava. - 1º colocado Júnior: Vitor Augusto Simião, (Guto), da cidade de Quatro Barras. -1º colocado Novatos: Joelson Francisco Lamoglia da cidade de Curitiba. – 1º colocado Over 40: Marcos Cesar Szyminovicz da cidade de União da Vitória. – 1º colocado Trail Turismo: José Denilson da Sllva da cidade de Sengés.

EQUIPE CAI NA TRILHA


Competição organizada pela Equipe Cai na Trilha foi um sucesso.

Integrantes da Equipe Caí na Trilha.

domingo, 24 de julho de 2011

ENDURO FEST NO BAGGIO`EVENTOS

Na noite de sábado, 23 de Julho aconteceu o Enduro Fest no Baggio´s Eventos, casa de grandes eventos em Reserva. A Festa foi um sucesso com o Show de Felipe & Kahuã. A festa bombou e teve um grande público e fez a abertura do VII Campeonato Paranaense de Enduro.
Confira alguns registros da festa.

Felipe & Kahuã.

Mestiço, Camila, Gisele e Valdir.

Papa, Jean, Sheldon, Marquinhos, Fábio, Babão, Lucas, Roberto e Claytinho.

Fernando, Lucas, Edinéia, Marina, Marcos e Carol.

Marcão, Pedrinho, Claidson, Bobi e Valdecir.

Raquel, Tati, Andréia, Luzinete e Thaiza.

Márcio, Xarope e Emerson.

Suzane e Ivan.

Tiago, (Gão) e Mestiço.

Thais,Luis Paulo, Marcos, Dani, Carol e Solange.

Junior Baggio e Assyres Baggio.

Paula, Rafael, Ivo, Bernadete e Airton.

Zé Luis, Thaísa, Gustavo, Mabilly e André.

Lucas, Murillo, Zé Luis e André.

Zé Luis, Luis Fernando e João Vinícius.

Tiago, Fernando, Célio, Jorge e Lucas.

Tiago, Andréia e Lucas.

Fábio, Edinéia, Carol e Jean.

VEJA OS RESULTADOS DOS JOGOS DE HOJE PELO SUÍÇO

Veja os resultados dos jogos que aconteceram neste domingo válidos pela 11ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol Suíço:

1º Jogo – 10:00 horas – Palmital 01 x 06 São José

2º Jogo – 13:30 horas – Garotos Unidos/JJG 05 x 01 Juventus

3º Jogo – 14:30 horas – Vira Copos 00 x 03 União/Nelson Lopata

4º Jogo – 15:30 horas – Posto BV x Bar Santa Cruz - Partida Não Aconteceu

5º Jogo – 16:30 horas – Cicles Cidade 00 x 04 Pinhal Chato

PRÓXIMA RODADA

12ª Rodada - Domingo - 31/07/2011

1º Jogo – 13:30 horas – Cap. F.C. x Palmital

2º Jogo – 14:30 horas – Naice F. C. x São José

3º Jogo – 15:30 horas – Reserva Fm x Madeireira Resinus

4º Jogo – 16:30 horas – Palestra F.C. x Santa Cruz

Veja Mais Aqui

sexta-feira, 22 de julho de 2011

CLASSIFICADOS

Vende-se


- Um Fogão Elétrico importado dos EUA, (na caixa).
- Uma Geladeira Comercial com frente de vidro.
- Uma Câmera filmadora Sony, filma direto no Mini-Dvd,( Dvd pequeno)


Tratar com Celso Araujo nos fones: (42) 8825-3780 e 9989-6029

DUPLO HOMICÍDIO NO ESPIGÃO PRETO

Na manhã, desta quinta-feira dia 21/07, aconteceu um duplo homicídio no bairro do Espigão Preto, interior do município de Reserva. As vítimas estavam caídas em uma estrada rural que dá acesso a estrada principal que liga Leonardos a Rio Novo. Uma das vítimas, Eurides Ferreira Oliveira, 24 anos, apresentava 07 perfurações na região da face, já a outra vítima José Carlos Pedroso, 23 anos, também apresentava 02 perfurações na cabeça. Além das perfurações por arma calibre 380, ambos sofreram degolamento. Segundo informações da Polícia Militar as vítimas eram suspeitas de realizarem assaltos a propriedades rurais da região.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

RIO NOVO RECEBE INVESTIMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL


Marquinhos e o Prefeito Neto na Rua Cicero Ayres de Melo que recebeu pavimentação com calçamento.


Nilton Codik, Wanderlei dos Santos Vieira e o Prefeito Neto no Campo de Futebol onde esta sendo realizado melhorias.


O Distrito de Rio Novo vem sendo beneficiado com investimentos da administração muncipal. Uma das conquistas que os moradores estão recebendo é o calçamento da Rua Cícero Ayres de Melo e a terraplanagem do Campo Municipal de Futebol do distrito, obras concluídas.
Marquinhos, um dos lideres da localidade diz que Rio Novo está de parabéns e assim como em outras regiões do município de Reserva, em Rio Novo também vem sendo realizadas várias obras como o calçamento das ruas, a construção da Pista de Laço Municipal e as melhorias do Campo Municipal de Futebol.
Já os senhores Nilton Codik e Wanderlei dos Santos Vieira, (Presidente da Associação Vale do Rio Novo) também estão muitos satisfeitos com os investimentos e a atenção que o Prefeito Neto sempre teve com a população do distrito.
Na tarde do sábado dia 16 de Julho o prefeito Frederico Bittencourt Hornung , (Neto), esteve presente no Distrito de Rio Novo onde aproveitou para acompanhar o andamento das obras e ouvir as reivindicações dos moradores e informou que além do calçamento da Rua Cícero Ayres de Melo que já esta concluído, mais um trecho da Rua Vereador Epitácio de Almeida que em breve receberá pavimentação com calçamento. De acordo com Neto a administração municipal está investindo em Rio Novo valor bem próximo a R$ 100. 000, 00 (Cem mil Reais) em obras .

EQUIPE CAI NA TRILHA PROMOVE 7º ENDURO CIDADE DE RESERVA

A Equipe Cai na Trilha realiza nos dias 23 e 24 de Julho o 7º Enduro Cidade de Reserva, competição válida pela 9ª e 10ª etapas do Campeonato Paranaense e 7ª e 8ª etapas da Copa Cidade de Vila Velha de Enduro de Regularidades de Motos de 2011.
De acordo com Adriano Chaves, da Equipe Cai na Trilha, Reserva receberá a presença um grande número de pilotos de todas as regiões do estado como aconteceu nas edições anteriores.
A prova será realizada em Reserva atendendo aos pedidos de vários amigos que ao terminarem a competição do ano passado empunharam a bandeira para Reserva sediar o Campeonato Paranaense neste ano de 2011.
A equipe que organiza o evento em Reserva completa 10 anos e para comemorar, preparou um roteiro parecido com o do ano passado, com aquelas descidas de sempre, trilhas e mais trilhas esperam por pilotos que gostam de matar a vontade de acelerar.
Fazendo parte do evento na noite de 23 de Julho, (Sábado), promete ser muito animada para toda a galera a partir das 23 horas com o Show Nacional de Felipe & Kahuã no Baggio`s Eventos.

PARANÁ- DADOS DO LIGUE 180 MOSTRAM RECLAMAÇÕES SOBRE O ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA

"Quase metade das reclamações (44%) está relacionada ao atendimento prestado por delegacias comuns; 26%, ao Serviço de Atendimento ao Cidadão – 190; e 17%, às Delegacias da Mulher."

O Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais, realizou levantamento das reclamações relativas ao Paraná registradas na Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, no ano de 2010. Produzido com base em dados enviados mensalmente pela Central de Atendimento, o estudo sistematiza as informações por município, comarca e tipo de denúncia. A pesquisa tem como objetivo mapear e divulgar as demandas estaduais, e servir de subsídio às Promotorias de Justiça para medidas visando a melhorias na rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

As reclamações registradas no ano passado chegaram ao número de 279, vindas de 86 municípios do Paraná. Quase metade das reclamações, 44%, foi com relação ao atendimento prestado por delegacias comuns; 26%, ao Serviço de Atendimento ao Cidadão – 190; e 17%, às Delegacias da Mulher. Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais, procurador de Justiça Alberto Vellozo Machado, o maior índice de reclamações sobre os órgãos não especializados reflete a necessidade de qualificação dos profissionais que atuam na área: “Entender as vulnerabilidades e as especificidades da matéria só é possível na medida em que as pessoas são qualificadas para aprender isso”.

Comparado aos demais municípios onde houve reclamação, Curitiba concentra mais de um quarto das denúncias, com 65 reclamações de mau atendimento. Foz do Iguaçu fica em segundo lugar, com 13; seguida de Ponta Grossa, com 12; Maringá com 11; Colombo, com 10; e Londrina e São José dos Pinhais, com 9 reclamações cada. Cerca de 40% das reclamações partiram da Região Metropolitana de Curitiba.

Reclamações freqüentes - Dos tipos de reclamações registradas pela Central de Atendimento, a omissão do Serviço de Atendimento ao Cidadão – 190 ocupa o primeiro lugar, com 74 denúncias. Diversos relatos descritos nas planilhas do Ligue 180 exemplificam o problema, especialmente sobre o desconhecimento da Lei Maria da Penha por parte dos profissionais, a falta de providências em relação ao agressor e a falta de comparecimento no local da violência. Em um dos casos, os policiais afirmaram que poderiam comparecer ao local somente em caso de assassinato da vítima. Outra afirmação, reflexo da falta de conhecimento da legislação, é de que a intervenção pode ser feita somente pela Delegacia da Mulher, com testemunhas e provas físicas da agressão, como hematomas e lesões.

A recusa do registro de Boletim de Ocorrência e a falta de providências a partir da notícia do fato estão entre os problemas mais recorrentes, com 59 e 50 casos, respectivamente. Tendo por base as observações registradas, o levantamento concluiu que um dos motivos para a falta de providências é a proximidade entre o acusado e os policiais. Em alguns casos, os profissionais se negaram a tomar qualquer iniciativa utilizando como argumento o fato de que o agressor é “conhecido e trabalhador”. Mesmo nas delegacias especializadas, a falta de resposta quanto à solicitação das medidas protetivas de urgência e o não comparecimento do agressor à delegacia são recorrentes.

A culpabilização da vítima também aparece como reclamação constante. Há relatos de situações em que a vítima é tratada com deboche, desconfiança e de forma agressiva por parte dos policiais. Em um dos casos, a ofendida informou ter sido humilhada e ameaçada por um sargento, que se recusou a registrar o Boletim de Ocorrência sob o argumento de que ela “não tinha decência e tinha que apanhar mesmo”.

“A dificuldade de acesso a um bom atendimento diz respeito à tentativa de preservação de valores sectários, de preconceito”, pondera Alberto Vellozo, que vê na determinação de novos regimes legais, combinado ao avanço na formação cultural das pessoas com relação à mulher, um caminho para melhorias no atendimento às vítimas de violência.

Melhoria no atendimento - A atuação do Centro de Apoio dos Direitos Constitucionais para buscar melhorias no atendimento às mulheres vítimas de violência tem início com o envio mensal dos dados do Ligue 180 aos setores responsáveis das Policias Civil e Militar, para averiguações e providências. Dependendo da gravidade ou urgência, encaminha-se imediatamente às Promotorias de Justiça da localidade de onde partiram as denúncias.

A partir da necessidade de conhecer toda a rede de atenção para a elaboração de um diagnóstico do assunto, desde 2010 o Centro de Apoio compõe a Rede Interinstitucional de Atenção à Mulher em Situação de Violência (RiaMulher) e integra seu Grupo de Trabalho Executivo. Entre as ações prioritárias da Rede estão a articulação para a assinatura do Pacto de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, a revitalização do Conselho Estadual da Mulher e ações de divulgação da RiaMulher.

Em uma destas reuniões, quando houve apresentação preliminar do levantamento em questão, verificou-se que o envio das informações aos setores responsáveis vem tendo efetividade, haja vista uma situação de melhoria de fluxo relatada pela delegada-titular da Delegacia da Mulher de Curitiba, Daniela Antunes Andrade. Entretanto, ela afirma que a intervenção nos casos de mau atendimento é feita com mais eficácia quando a denúncia traz informações completas, como a identificação do profissional e a data da ocorrência.

Outro fator importante no enfrentamento, segundo a delegada, é a articulação em torno da RiaMulher, por se tratar de um espaço que reúne mensalmente diversos órgãos públicos estaduais e municipais, instituições da sociedade civil e de classe, além de movimentos sociais e organizações feministas. O diálogo direto entre as partes envolvidas no enfrentamento da violência contra a mulher torna a Rede uma articulação estratégica e de apoio ao trabalho. “É um espaço essencial para que possamos conhecer a atuação de cada órgão, saber das atribuições para poder encaminhar as demandas ao lugar certo. Assim o processo se torna mais dinâmico e ágil”, avalia Daniela.

No âmbito do Ministério Público, o Centro de Apoio realizou reuniões com outros setores que desempenham ações pontuais ligadas à temática e ao asseguramento dos direitos nas relações de gênero, como o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminal, Promotoria de Justiça da Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Curitiba, e ainda com a Polícia Militar e a Corregedoria da Polícia Civil.

Sobre o Ligue 180 - A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 é voltada especialmente às mulheres vítimas de violência, com atendimento sigiloso, 24 horas do dia, de segunda a domingo. O serviço funciona em âmbito nacional e de forma gratuita, por meio de uma parceria da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e as empresas Embratel, Eletronorte, Eletrobrás, Furnas e do Disque Denúncia do Rio de Janeiro.

Demanda antiga dos movimentos feministas e de organização que atuam no contexto de mulheres em situação de violência, o serviço cumpre a função de encaminhar os casos para os serviços especializados e de fornecer orientações sobre seus direitos legais e alternativas para que a mulher possa se proteger do agressor.

Dados divulgados no dia 3 de julho pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República revelam que, entre janeiro e julho deste ano, o Ligue 180 recebeu 15.436 denúncias sobre violência vindas de paranaenses. São Paulo ficou em primeiro lugar no ranking, com 47.107 denúncias, enquanto o Paraná ocupa a sexta posição entre as unidades da federação que mais registraram queixas na central. Em comparação com o mesmo período de 2010, o serviço 180 registrou alta de 112%, com 343.063 atendimentos em todo país neste ano.

Para Alberto Vellozo, é necessário que haja segurança para que a mulher vítima de violência possa fazer a reclamação, e para isso o serviço precisa ser receptivo. “Toda a organização de atendimento em torno da violência contra a mulher tem que dar também essa condição da pessoa fazer a reclamação. E nós temos que partir do pressuposto de que o local onde ela vai fazer a reclamação funciona, e em termos gerais é isso que o 180 também possibilita conferir”, afirma o procurador de Justiça.

Além da indicação dos limites da atuação no sistema de segurança pública, as informações apontadas no levantamento sobre as reclamações revelam a permanência de valores machistas nos diversos órgãos ligados ao enfrentamento da violência contra a mulher: “Os dados do Ligue 180 também servem como reflexão da eficiência desses serviços de atendimento, e mesmo como elementos para verificarmos como anda a mentalidade com relação à questão de gênero”, aponta Alberto Vellozo.

Assessoria de Comunicação MP-PR

CRACK- CNPG VAI LANÇAR CAMPANHA DE COMBATE ÀS DROGAS NO PAÍS

"MP Brasileiro quer intensificar ações para fomentar políticas públicas de enfrentamento ao problema da drogadição".

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) está preocupado com o crescimento de consumo de drogas, principalmente o do crack por crianças e adolescentes, especialmente em áreas conhecidas como “Cracolândias”, que se proliferam em diversos pontos do País. Em função deste grave problema, o Ministério Público Brasileiro está trabalhando no fomento de políticas públicas voltadas à área de saúde, que garantam tratamento ao usuário. Outro objetivo é assegurar a volta do dependente químico em recuperação ao convívio familiar, bem como a sua reinserção à sociedade, num processo de resgate de sua plena cidadania.
Dentro dessa filosofia, o CNPG preparou uma Campanha Nacional de Combate às Drogas. Uma vinheta sobre o tema começa a ser exibida hoje (13), em rede nacional, pela TV Record. O objetivo é alertar a sociedade sobre o efeito devastador que a droga causa na vida de crianças e jovens, levando, muitas vezes, à prostituição e criminalidade, afetando toda a estrutura familiar.
A Campanha ainda visa a mostrar como o Ministério Público atua para minimizar esse problema de saúde nacional. No CNPG, essa questão vem sendo acompanhada pelo Grupo Nacional de Defesa dos Direitos Humanos (GNDH).
Atuação local - Saúde - No Paraná, o Ministério Público Estadual tem um projeto estratégico multidisciplinar denominado “Plano Integrado de Atuação do Ministério Público do Paraná no Enfrentamento à Drogadição”. Ele envolve quatro áreas da instituição, ligadas à Saúde, Educação, Direitos Constitucionais e Criança e Adolescente.
Na área da Saúde, o projeto envolve três passos principais. O primeiro deles é a identificação dos consumidores e de quais são as drogas mais usadas, por meio dos Serviços de Vigilância de Saúde municipais. Esse diagnóstico deverá ser feito nas estruturas municipais do SUS, induzido pelos promotores de Justiça de todo o Estado, que solicitarão o levantamento e a sistematização dessas informações. O segundo passo é identificar os equipamentos, as ações e os serviços disponíveis no sistema de atenção básica à saúde dos municípios, referentes à prevenção, promoção e tratamento de doença mental decorrente do uso de álcool e drogas, com ênfase no crack. Na terceira etapa, já com o diagnóstico das demandas e dos serviços disponíveis, o Ministério Público acompanhará as providências necessárias no sentido de adequar a rede, quando necessário, ao quanto dela se espera em termos de atenção à saúde.
“O papel do Ministério Público é induzir essa movimentação, com o norte na atenção básica. Nosso foco é a porta de entrada do serviço de saúde, que deve estar preparada para atender e encaminhar quem apresenta o problema. A ideia é que a pessoa busque ajuda no posto de saúde ou no CAPS - Centro de Atenção Psocissocial - e não espere um maior comprometimento de sua saúde para procurar atendimento”, diz o procurador de Justiça Marco Antonio Teixeira, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Saúde Pública. Ele lembra que, independentemente do projeto estratégico, as Promotorias de Justiça, inclusive a de Curitiba, já têm diversas ações judiciais propostas visando a obtenção de leitos para internação de pessoas com comprometimento da saúde mental decorrente do uso de álcool e drogas, ações referentes ao financiamento da saúde mental no estado e várias investigações ligadas à prestação de serviços na área, além do acompanhamento das internações psiquiátricas involuntárias. Há três anos, o MP constituiu um grupo de trabalho sobre saúde mental, que também reúne o Conselho Regional de Medicina, a Sociedade Paranaense de Psiquiatria, a Universidade Federal do Paraná e a Secretaria de Estado da Saúde. “O grupo tem feito uma série de análises de modelos de atendimento, tendo inclusive descartado alguns, por inapropriação técnica. Também tem pressionado o Estado a concluir o Plano Operativo, envolvendo Estado e municípios, para gerenciar, financiar e executar ações para usuários de drogas. O Plano foi feito e aguarda aprovação pelo Ministério da Saúde, em Brasília”.
Assistência Social - Na área de direitos constitucionais, o Ministério Público Estadual adotou duas linhas de ação. Uma tem relação com o projeto estratégico citado e outro com as estratégias da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (Copedh), uma das comissões ligadas ao Grupo Nacional de Defesa dos Direitos Humanos (GNDH), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG). A Copedh definiu três focos de atuação para o MP Brasileiro: uma visando o fortalecimento do SUAS - Sistema Único de Assistência Social; outra para o fortalecimento dos Conselhos estaduais e municipais anti-drogas; e um terceiro visando a criação de comitês para análise e discussão da publicidade relacionada a álcool, drogas e medicamentos.
Dentro do projeto estratégico do MP-PR, as ações ligadas à área de direitos constitucionais visam o fortalecimento da rede de atendimento de assistência social. O objetivo é a construção de uma sistemática de monitoramento, apoio e fiscalização à implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Paraná, a fim de assegurar aos usuários da política o exercício pleno dos direitos socioassistenciais. Coordenada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais, com a parceria de todos os promotores de Justiça que atuam na área, a iniciativa tem entre os objetivos práticos a ampliação do número de equipamentos de proteção social básica e especial no Estado (CRAS - Centros de Referência de Assistência Social e CREAS - Centros de Referência Especializados de Assistência Social). Dentro desse panorama, pretende-se, por exemplo, verificar se os municípios paranaenses têm instaladas unidades de CRAS e CREAS, de acordo com as leis e regulamentos, se os serviços estão sendo prestados efetivamente e se há equipe técnica adequada. “Estamos nos baseando no ´Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack’, que, dentre outras ações articuladas em várias esferas de governo, prevê justamente o co-financimaneto federal para a instalação desses equipamentos”, afirma o promotor de Justiça Fábio Bruzamolin Lourenço. Uma das metas do projeto do MP-PR é que, até 2012, todo município paranaense tenha pelo menos um CRAS e que os municípios com mais de 50 mil habitantes estejam atendidos por um CREAS.
Criança e Adolescente e projetos educativos – Na área da Educação, o MP-PR está acompanhando o que a Secretaria de Estado da Educação está fazendo em relação ao enfrentamento às drogas, sobretudo ao crack, no sistema de ensino. O Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Educação solicitou à Secretaria informações sobre o plano de ação do Estado na área, e foi atendido, com o relato, pela Diretoria de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria, das ações ligadas a grupos de estudos, oficinas, eventos e outras formas de capacitação feitas para as escolas, no sentido de prevenção e combate ao uso de drogas ilícitas.
Na área específica da infância, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente, do MP-PR, tem trabalhado em diferentes frentes, em conjunto com os demais Centros de Apoio: na Educação, no aprimoramento das ações de combate à evasão escolar, que é fator de proteção em relação ao uso de substâncias entorpecentes; na Saúde, cobrando dos gestores unidades e propostas específicas voltadas ao tratamento de crianças e adolescentes usuários, levando em conta a sua peculiar condição de desenvolvimento. Também tem dado atenção específica em relação ao sistema socioeducativo, ao tratamento oferecido aos adolescentes cumprindo medidas privativas de liberdade e também no aprimoramento e articulação das parcerias necessárias entre o sistema socioeducativo em meio aberto e o sistema de saúde. O CAOP também tem feito trabalho contínuo de acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos Conselhos Municipais e Estaduais dos Direitos das Crianças e Adolescentes, órgãos responsáveis pela deliberação das políticas públicas voltadas para a área da infância e juventude.
“Nossa intenção é reunir esforços nas diversas áreas de atuação da instituição, para acompanhar, cobrar e orientar, se for o caso, a correta elaboração e efetiva execução das políticas públicas necessárias ao combate às drogas”, afirma Marcos Bittencourt Fowler, gestor do projeto estratégico do MP-PR.

Assessoria de Comunicação MP-PR

domingo, 17 de julho de 2011

RESULTADOS DOS JOGOS DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUÍÇO DESTE DIA 17

Veja os resultados dos jogos que aconteceram pelo Campeonato Municipal de Futebol Suíço, válidos pela 10ª Rodada:

1º Jogo – 10:00 horas – Naice F.C 01 X 02 CAP F.C

2º Jogo – 13:30 horas – Sapé 02 x 01 Assentamento Menino Jesus

3º Jogo – 14:30 horas – Laranjeiras 00 x 01 Palmerinha

4º Jogo – 15:30 horas – Sinhá Ana 02 x 01 Parma

5º Jogo – 16:30 horas – JJG W x O Lageado

6º Jogo – 17:30 horas – Palestra 00 x 03 Reserva FM

Saiba mais Aqui

sexta-feira, 15 de julho de 2011

NO FINAL DE AGOSTO RESERVA CONTARÁ COM SUA 4ª AGÊNCIA BANCÁRIA

Neto e Elienai, o futuro gerente do Bradesco em Reserva


-
A 4ª agência bancária tem data prevista para ser inaugurada em Reserva. Desta vez será o Banco Bradesco a implantar uma agência na cidade, que já conta com a Cooperativa de Crédito Sicredi, Banco Itaú e Banco do Brasil.

Em visita que fez ao prefeito Neto, na manhã de hoje, Elienai Borges de Melo, o futuro gerente do Bradesco em Reserva, informou, que o dia 30 de agosto é a data prevista para ser inaugurada a Agência na cidade. Segundo Elienai o encerramento da concessão que o Bradesco firmou com os Correios é o motivo que norteia a abertura de outras 900 agências Bradesco no Brasil. De acordo com ele 100 destas serão instaladas no Paraná. Na região, além de Reserva, Tibagi, Ortigueira e Curiuva são as cidades onde o Bradesco implantará novas agências de imediato e futuramente o próximo município beneficiado será Imbaú.

Elienai afirma que o Bradesco vem para ser uma nova opção para os reservenses, com o diferencial de poder competir com os outros bancos para sempre oferecer as menores taxas ao cliente.

"Há poucos dias recebi um telefonema de diretores da empresa comunicando sobre a intenção do Bradesco de se instalar na cidade, e agora através do gerente Elienai fico satisfeito em saber que uma Agência de um dos maiores bancos da América Latina será inaugurada na cidade, isso só comprova o excelente potêncial econômico que nossa cidade possui, pois além dos bancos ainda conta com outras empresas financeiras" destaca o prefeito Neto.

Pessoas físicas, comerciantes, agricultores e industriais serão o público alvo da empresa na cidade. Todos os comércios que existem em Reserva serão visitados por um reprensentante do Bradesco que vem para oferecere aos mesmos todo o potencial de uma grande instituição financeira. Em Reserva, a agência Bradesco será instalada na Rua Getúlio Vargas próxima à Igreja Presbiteriana.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Não adianta tentar fugir...

Do passado ou do presente, nem do futuro. Eles estarão sempre juntos de nós, seja para o bem ou o mal. Nem sempre o passado foi tão ruim assim para que tenhamos tanta vontade de dele fugir, assim como o presente não deve ser visto tão mau e nem devemos ficar esperando um futuro ainda pior. Quantas vezes já se ouviu o conselho de que devemos esquecer o passado, de que águas passadas não movem moinhos, de que quem vive do passado parou no tempo, e assim por diante. E normalmente também tudo vem seguido de que devemos tocar a vida em frente porque só o futuro interessa e importa, enquanto o mais estranho é de que dificilmente falam do presente. Como se fosse possível passar do passado para o futuro sem ele, o presente. E é justamente nele que está a maior importância desta conjugação de tempos da vida. Seria a mesma coisa do que se pensar em uma laranjeira só com os galhos, os frutos, e esquecer da floração. Ou de uma roseira com os espinhos e as flores, fazendo de conta de que os botões nunca existiram. Me pergunto se seria possível pensarmos em nós, nascendo e morrendo, sem a vida? Quase impossível. Então, se o passado foi o nascer, o futuro será o morrer... Hoje e agora, será simplesmente o viver. Realmente, não adianta tentar fugir do passado ou do presente, e nem do futuro. Cada um tem seu tempo em nosso tempo, e cada um tem seu presente no seu presente. Nós seres humanos somos pateticamente enganados pelos ciclos de nossos tempos. Muitos querem fazer questão de fugir do passado, e nele se escudam para também se esconder do futuro que nem sabem quando e como virá, se chegar. Mas poucos ou quase nenhum tem em conta o presente, que o presente lhes dá. E o pior! Se esquecem de O merecer!

-
Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta Coluna está em mais de oitenta jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior. No You Tube acesse a Fala Sério! Em vídeo através do ajorgefalaserio. Contatos ajrs010@gmail.com

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE- 21 ANOS

"MP-PR celebra aniversário do ECA com seminário sobre redes de proteção e cartilha para prefeitos"

Na quarta-feira, 13 de julho, data que marca os 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Ministério Público do Paraná, através do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente, realiza o seminário “Cidades que protegem: formando as redes municipais de proteção a crianças e adolescentes”. Voltado integrantes do MP-PR, magistrados, estudantes e profissionais que atuam ou têm interesse na área da Infância e Juventude, o evento se propõe a aproveitar o aniversário do ECA para discutir a base legal, a relevância e os procedimentos necessários à implantação de redes municipais intersetoriais e multidisciplinares que permitam, de fato, a plena efetivação dos direitos infanto-juvenis assegurados pela lei e pela Constituição Federal.
O seminário também é direcionado aos prefeitos de todo Estado. Para esse público, inclusive, será lançada a 2ª Edição, revisada e atualizada, do manual “Município que respeita a criança”, que contém orientações aos gestores municipais para fazer valer o princípio constitucional da prioridade absoluta à criança e ao adolescente. “É importante que os gestores públicos se conscientizem da necessidade de priorizar a criança e o adolescente nos planos e programas de governo, com o indispensável reflexo no orçamento dos mais diversos órgãos públicos e setores da administração pública, tal qual determinam a Lei n. 8.069/90 e a Constituição Federal”, diz o promotor de Justiça Murillo José Digiácomo, do CAOP da Criança e do Adolescente.
As inscrições para o seminário são gratuitas e limitadas e devem ser feitas junto ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), do MP-PR, na internet, no endereço http://www.ceaf.mp.pr.gov.br/. “Convidamos todos a participar e a divulgar nosso evento. Afinal, a plena efetivação dos direitos infanto-juvenis depende não apenas da conscientização e empenho dos gestores públicos, mas também de todos nós”, diz o promotor de Justiça. O evento também será transmitido em tempo real, via webcast, na página do MP-PR (www.mp.pr.gov.br). Haverá espaço para participação do público que estará presente e por e-mail, com mensagens para os endereços caopca@mp.pr.gov.br e ceafmp@mp.pr.gov.br.
Para mais informações, o telefone do CEAF é o (41) 3250-4189. O do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente é o (41) 3250-4703.

Assessoria de Comunicação MP-PR

segunda-feira, 11 de julho de 2011

RIQUEZAS- RESERVA PRODUZ NO CAMPO R$ 271, 4 MILHÕES EM 2010

De acordo com os resultados de uma versão preliminar divulgada nesta semana pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), o Valor Bruto da Produção Agrícola, (VBP) do município de Reserva alcançou, R$ 271, 4 milhões em 2010.
Ainda com dados deste levantamento o município de Reserva se destaca como município que mais produziu no campo na Região dos Campos Gerais com uma grande produção de soja e milho, a exemplo de Palmeira e Ponta Grossa.

POLÍCIA APREENDE ARMA DE FOGO NO JOSÉ LACERDA

Neste domingo, 10/07, às 20 horas, a equipe policial, recebeu uma denúncia anônima via COPOM da Companhia, que um indivíduo estaria armado com um revolver, no Bar do Geraldo, localizado na Rua Principal do Distrito de José Lacerda, deslocando até o local, os policiais militares abordaram vários elementos, e encontrado na cintura de Aparecido da Silva, a arma de fogo, um revólver Taurus calibre 38, e municiado com 06 cartuchos intactos, ao mesmo foi dada Voz de Prisão, e o mesmo foi encaminhados à 56ª Delegacia Regional de Polícia para providencias.

domingo, 10 de julho de 2011

RESULTADOS DO CAMPEONATO DE FUTEBOL SUÍÇO DE 2011

Neste domingo, 10/07, aconteceram as partidas válidas pela 9ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol Suíço. Nessa rodada ainda aconteceram outras duas partidas referentes a rodadas anteriores, que não aconteceram devido as chuvas.

1º Jogo – 15:30 horas – Madeireira Resinus 01 x 10 Santa Cruz

2º Jogo – 13:30 horas – Unidos da Vila 01 x 04 Bar do Pilar

3º Jogo – 14:30 horas – FAP 06 x 00 Real Fortaleza

4º Jogo – 15:30 horas – Alfa Beneficiamentos 02 x 02 Ô Potência

5º Jogo – 16:30 horas – Arte e Concreto W x O Novo Horizonte

6º Jogo – 17:30 horas – Bar Santa Cruz 00 x 03 Cicles Cidade

Veja mais AQUI

sexta-feira, 8 de julho de 2011

POLÍCIAS REALIZAM MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO

Às 10 horas desta terça-feira, 07/07, as Polícias Militar e Civil, deslocaram até a Rua B, no Jardim Paraná, até a residência de A. S. R., irmão do Traficante “Lau”, onde foram apreendido vários objetos eletrônicos de origem duvidosa, e outros produtos de furto. Na ocasião Alex confirmou ter adquirido vários objetos de uma pessoa de Delis, sendo que este esteve quando esteve no Destacamento de Polícia Militar, e informou que deixou vários objetos na casa de Lau e de seu irmão Alex, em troca de Crack. Foi dado Voz de Prisão, a Alex, e este foi encaminhado até a Delegacia local para as providências.

PERTURBAÇÃO DE SOSSEGO, DESATO E RESISTÊNCIA À PRISÃO

Às 23h15min da segunda-feira, dia 06/07, em patrulhamento de rotina, ao abordar o veículo VW/ Voyage, placas ADH 5791, o qual estava com o som alto, perturbando o sossego alheio por onde passava, o condutor D. R. de O., 26 anos, recusou a abordagem e começou a agredir a equipe policial com chutes, socos e proferindo ameaças, sendo este dominado e algemado, foi conduzido à Delegacia de Polícia local para devidas providências, na Delegacia se recusou entregar os documentos de porte obrigatório, foi constatado que a placa de identificação do veículo estava sem lacre, também com a característica alterada (rebaixado). Sendo lavrado Termo Circunstanciado, e o veículo conduzido ao pátio do Destacamento de Polícia Militar para devidas providências. A ocorrência foi atendida na Avenida Coronel Rogério Borba.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

CASAS FAMILIARES RURAIS DA REGIÃO RECEBEM EQUIPAMENTOS


Evento que reuniu representantes de 7 Casas Familiares Rurais da Região contou com a presença do prefeito Neto, do Acessor do Deputado Assis do Couto e de lideranças ligadas a área da Agricultura.

Na quarta- feira, dia 07 de Julho na sede da Casa Familiar Rural de Reserva, representantes das Casas Familiares Rurais de Reserva, Figueira, Altônia, Pitanga, Grandes Rios, Rosário do Ivaí e Ortigueira, reuniram-se para participar da entrega de equipamentos de informática e outros que foram adquiridos através de parceria entre as Casas Familiares Rurais e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Paraná- IFPR/ Telêmaco Borba e foi viabilizado pelo Deputado Federal Assis Miguel do Couto, (PT), que na ocasião foi representado pelo seu acessor Altair.
No mesmo dia o Prefeito de Reserva, Frederico Bittencourt Hornung, (Neto), que estava presente no evento, entregou para a Casa Familiar Rural de Reserva um veículo Uno. O evento foi prestigiado pelas lideranças ligadas a área da agricultura e também pelo prefeito e vice- prefeito de Grandes Rios.
As lideranças das Casas Familiares Rurais aproveitaram a presença do acessor do Deputado Assis do Couto, para agradecer pela viabilização do projeto e também reivindicar que o deputado em Brasília tenha uma atenção a agricultura e especialmente pelas Casas Familiares Rurais, (CFRs).

terça-feira, 5 de julho de 2011

LIGA CONFIRMA ADR NA 6ª COLOCAÇÃO DA COPA CIDADE

A Liga de Futsal dos Campos Gerais divulgou nesta semana a classificação geral do 2º Turno da Copa Cidade do primeiro semestre de 2011. No primeiro turno a equipe após ser desclassificada nas semifinais terminou o turno inicial na 5ª posição.
Veja quem foram os 6 melhores do 2º turno:


1º) AAJ/Pontasul Indústria Metalúrgica – 22 pts.


2º) Bardal Contábeis - 21 pts.


3º) Fórmula Sport/Prefeitura Municipal de Piraí do Sul – 16 pts.


4º) Prefeitura Municipal de Carambeí – 15 pts.


5º) Águia Sistemas – 12 pts.


6º) Associação Desportiva Reservense – 9 pts.


Veja postagem no blog da LFCG AQUI

PITIÇO TERMINA TURNO COMO VICE ARTILHEIRO

O ala esquerdo Pitiço, artilheiro da ADR com 15 gols marcados,terminou o 2º turno como vice-artilheiro da Chave Ouro, atrás somente do ala Véio do Pontasul que anotou 23 gols. Mestiço com 11 gols, Vinícius e Cezinha com 10 gols cada, Reginaldo com 7 gols e Gerson com 5 gols foram os principais artilheiros da equipe.

Veja mais Aqui

ACADEMIAS DA 3ª IDADE SÃO INSTALADAS EM RESERVA - PR

Desde os primeiros dias deste mês de julho, a Prefeitura Municipal instalou em 4 pontos da cidade aparelhos da Academia da 3ª Idade - ATI.
A Praça Central, a Praça do Bairro Cruzeiro, o Ginásio de Esportes Francisco Alves Martins e a Praça próxima a Clínica da Mulher e da Criança foram os locais beneficiados com esses equipamentos. Inicialmentes estes equipamentos estão sendo mais utilizados pelas crianças, que brincam e assim se exercitam nesses aparelhos.

POLÍCIA PRENDE POR TRÁFICO

Nesta segunda-feira, dia 04/07, as 17h30minutos, a equipe policial recebeu a informação de que a pessoa de E. A. R., vulgo “Lau” em companhia de F. A. de M., estariam se dirigindo para o “Clube de Campo Piscina” para buscar drogas para comercializarem; e que estariam em um caminhão Ford / F-350 de cor bege. Diante das denúncias foi solicitado o apoio da polícia Civil, onde foi utilizado um automovel descaracterizado para campanar os referidos indivíduos, momento em que foi avistado o caminhão saindo do local indicado, sendo o mesmo abordado e após revista minuciosa foi localizado no interior do caminhão um frasco de fermento contendo 55 (cinquenta e cinco) pedras de substância semelhante a “Crak” e uma pochete contendo R$557,00 (Quinhentos e cinqüenta e sete reais). Diante dos fatos foi dada voz de prisão a Eraldo e Fabiano por Tráfico de Drogas, sendo ambos encaminhados a 56ª DRP para providências, juntamente com o caminhão Ford /F-350. Lau, é conhecido como o patrão das drogas na região. Essa apreensão foi realizada em trabalho conjunto entre as polícias Civil e Militar de Reserva.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

EDIÇÃO Nº 65 ESTÁ NA WEB

Veja as páginas da edição deste dia 05 Aqui

MP- PR DIVULGA ESTIMATIVA DO DÉFICIT DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto institucional pretende estimular a criação de vagas

Banner da Campanha do MP-PR

Estima-se que quatro em cada dez crianças paranaenses não frequentam a pré-escola. O dado é de levantamento feito pelo Ministério Público do Paraná, que mostra que a maioria absoluta dos municípios paranaenses não possui a totalidade das vagas para atender todas as crianças de 4 e 5 anos. Para as crianças mais novas, a situação é ainda pior. Apenas 134 mil das 564 mil crianças com idade entre 0 e 3 anos que vivem no Estado frequentam as creches. Ou seja, de cada dez crianças nessa faixa etária, sete estão fora da rede municipal de ensino.
O relatório do MP-PR foi elaborado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Educação (CAOPEduc), em conjunto com a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional (SUBPLAN). A pesquisa revela ainda que, dos 399 municípios do Paraná, 20 apresentam déficit de vagas superior a 75%; em 118 cidades, o índice varia entre 50% e 75%; e em outros 128, estaria entre 25% e 50%.
Esses dados surgiram após a comparação entre o número de matrículas na pré-escola (segundo o MEC/Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) e o número de crianças de 4 e 5 anos que residem em cada município do Estado (projeção do IBGE para 2010). O mesmo foi feito com as crianças de 0 a 3 anos. Seguem anexos os levantamentos por idade escolar.
“Trata-se de uma projeção muito próxima da realidade, pois está baseada em pesquisas oficiais. Como temos notado que esses dados não vêm se alterando muito nos últimos anos, temos condições de estimar a realidade futura”, afirma a promotora de Justiça Hirmínia Dorigan de Matos Diniz, coordenadora do CAOPEduc.
Obrigatoriedade em 2016 - Fazer com que os Municípios criem nos próximos quatro anos novas vagas para a Educação Infantil é uma das principais metas do MP-PR. Para isso, no dia 8 de junho, a instituição lançou, por meio do CAOPEduc, a campanha “100% Pré-Escola e Creche para Todos”, que integra o conjunto de ações do projeto estratégico institucional para a área da educação.
Pelo projeto, as Promotorias de Justiça de Proteção à Educação deverão atuar junto às Prefeituras, a fim de cobrar o desenvolvimento de um Plano de Ampliação das Redes Municipais de Ensino, de modo que, até o início ano letivo de 2016, o Paraná atenda todas as crianças em idade escolar, como estabelece a Constituição Federal. A Emenda Constitucional nº 59 tornou obrigatória a freqüência escolar a partir dos 4 anos de idade no Brasil.
Espera-se que até o fim deste ano, seja possível levantar quantas e quais cidades apresentaram uma proposta de ampliação gradativa da educação infantil. O acompanhamento deverá ser feito anualmente, até que sejam criadas vagas suficientes para atender todas as crianças do Paraná.
A coordenadora do Centro de Apoio explica que quando a obrigatoriedade da pré-escola entrar em vigor, em 2016, o controle das crianças com mais de 4 anos que se encontrarem fora da escola se tornará mais fácil. Mas para a faixa etária de 0 a 3 anos, a dificuldade de mapear a demanda desconhecida permanecerá. “O problema é saber quantas das que estão sem creche precisam realmente de vagas, uma vez que muitas famílias não matriculam as crianças nesta etapa da vida por opção. Temos uma grande dificuldade em identificar a real demanda por vagas em creche, pois só conseguimos saber que faltam vagas quando os pais procuram o Conselho Tutelar ou o Ministério Público para fazer valer o direito do filho. Caso contrário, dependemos de informações dos municípios, que nem sempre têm interesse em fornecer tais dados”, afirma.
Atuação do MP-PR - De acordo com relatório do programa que reúne as informações sobre a atuação extrajudicial do MP-PR (PRO-MP), entre novembro do ano passado e maio deste ano, foram registrados 689 procedimentos da instituição envolvendo a Educação Infantil. Quase 600 deles são pedidos individuais de vagas. Em pelo menos 23 municípios foram instaurados procedimentos coletivos para apurar a falta de vagas na rede municipal de ensino.

domingo, 3 de julho de 2011

CONFIRA OS JOGOS DO PRÓXIMO DOMINGO NO MUNICIPAL DE SUÍÇO

Saiba os jogos que acontecerão no próximo domingo, dia 10/07, válidos pela 9ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol Suíço.

1º Jogo - 10:00 horas - Madeireira Resinus x Santa Cruz

2º Jogo – 13:30 horas – Unidos da Vila x Bar do Pilar

3º Jogo – 14:30 horas – FAP x Real Fortaleza

4º Jogo – 15:30 horas – Alfa Beneficiamentos x Ô Potência

5º Jogo – 16:30 horas – Arte e Concreto x Novo Horizonte

6º Jogo - 15:30 horas - Bar Santa Cruz x Cicles Cidade
Veja Mais Aqui

RODADA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL SUÍÇO É ADIADA

Devido as chuvas, a rodada deste domingo do Campeonato Municipal de Futebol Suíço, que estava previsto para acontecer no Campo Municipal de Futebol do Bairro de Lurdes foram adiadas e acontecerão nas rodadas seguintes da competição.