tribunadanoticia.com.br

domingo, 29 de janeiro de 2012

CURITIBA-PR:: EXPLOSÕES- MP- PR BUSCA MAIS SEGURANÇA PARA USUÁRIOS DOS CAIXAS ELETÔNICOS

Frente a notícias de explosões em vários terminais bancários localizados em estabelecimentos comerciais, em diferentes regiões do Estado, especialmente em Curitiba e Região Metropolitana, afetando a segurança dos consumidores que os utilizam, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da capital instaurou inquérito civil a fim de apurar que medidas estão sendo tomadas para promover a segurança dos usuários.

“Observamos que, diferentemente da estrutura existente nas agências bancárias, em shoppings, lojas, órgãos públicos e outros locais de acesso público em que são instalados esses terminais, não há qualquer planejamento ou adaptação para o aprimoramento da segurança”, ressalta a promotora de Justiça Cristina Corso Ruaro, responsável pelo inquérito civil (nº 0046.11).

O Ministério Público enviou ofício à FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, para que, no prazo de dez dias preste esclarecimentos sobre os fatos noticiados, esclarecendo quais providências foram tomadas para garantia da segurança dos consumidores. Também convocou a entidade representativa do setor bancário para audiência no dia 23 de fevereiro, em Curitiba, a fim de debater o assunto.

A Promotoria ainda oficiou a Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIVIGILANTES), Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (SINDICOMBUSTÍVEIS) e Associação dos Municípios do Paraná (AMP), para que, também no prazo de dez dias, prestem informações sobre a ocorrência de explosões a caixas eletrônicos nas dependências de seus associados.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, na capital e região metropolitana, só neste ano, já houve pelo menos nove ataque com explosivos a caixas eletrônicos. No ano passado, 49 caixas eletrônicos teriam sido alvo de ataques, na grande maioria por meio de explosões.

As informações são da Assessoria de Imprensa do MP do Paraná.

Nenhum comentário: