tribunadanoticia.com.br

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

RESERVA-PR:: SAÚDE- AUTOMEDICAÇÃO

Vamos saber um pouco mais sobre os problemas relacionados com a automedicação, mas o que vem a ser automedicação, ocorre quando o paciente toma a iniciativa de utilizar um medicamento por conta própria e risco, sem ajuda de nenhum profissional responsável.

 A intoxicação por medicamentos ocupa o 1º lugar no ranking de intoxicações no Brasil, sendo que, desses intoxicados, 18% vem a óbito. Hoje em dia os principais medicamentos que causam intoxicação são os calmantes, antigripais, antidepressivos e antiinflamatórios.
Uma das principais causas dessas intoxicações é o abuso de propagandas relacionadas a novos medicamentos, mostrando-os como a solução para todos os problemas, e na verdade escondem suas reações, suas interações, ou seja, só mostram o que há de bom e escondem o lado ruim do medicamento, outra causa seria, quando um amigo ou vizinho comenta, "eu tomei aquele remédio e pra mim foi ótimo, tome também que você está igual eu estava", ou seja, é através da indicação de conhecidos, que também, desconhecem, na maioria dos casos as reações adversas que podem ocorrer, podemos citar também a dificuldade ou falta de tempo de ir consultar um médico, o medo de ficar doente, etc.
Os problemas decorrentes da automedicação são vários também, primeiro devemos destacar as intoxicações já citadas, gastos desnecessários com remédios, interações entre medicamentos ou mesmo com alimentos, tornando-os menos eficazes, resistência bacteriana, e um fato que é muito importante, é que a automedicação alivia sintomas leves e passageiros, mascarando às vezes doenças mais graves.
Importante também destacar, sempre ouço a pergunta se medicamentos fitoterápicos não tem problema tomar em excesso, na verdade, como os outros, eles também são medicamentos, e todo e qualquer medicamento tomado em excesso pode causar danos à saúde, toda substância que pode curar, pode tornar-se um veneno, tudo depende da dose usada.
Algumas dicas para usar corretamente os medicamentos são:
*Cuidado com conselhos de conhecidos, porque o que é bom para um pode não ser para outro.
*Sempre procure informações de profissionais responsáveis como o seu médico ou farmacêutico de confiança.
*Sempre respeitar os horários de tomar os remédios.
*Sempre tomar os remédios com agua.
*Não usar medicamentos vencidos ou com alteração de cor ou cheiro e mantê-los na embalagem original, evitando lugares úmidos e quentes (cozinhas e banheiros).
*Em caso de qualquer reação indesejável, como dor, enjôo, tonturas, avise seu médico.

A matéria é de Autoria do Farmacêutico Juliano Leniar.

Nenhum comentário: