tribunadanoticia.com.br

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Reativada Ascamp e tibagiano é aclamado presidente




Associação de Câmaras de Vereadores dos


Campos Gerais reuniu mais de 50 legisladores



Em reunião na Câmara de Vereadores de Tibagi, a Associação das Câmaras Municipais dos Campos Gerais (Ascamp) foi reativada nesta sexta-feira (6) com a aclamação de nova Diretoria e Conselho Deliberativo. Aristeu Ribas (DEM), presidente da Casa de Leis tibagiana, é o novo representante da entidade que congrega 18 municípios da região. O encontro promovido em parceria com a União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) teve a participação de 70 pessoas, entre elas pelo menos 50 vereadores, o prefeito Sinval Silva (PMDB) e os deputados federal Wilson Picler (PDT/PR) e estadual Plauto Miró Guimarães Filho (DEM).


Com chapa única inscrita, a votação foi dispensada e a diretoria assumiu mediante aclamação. O novo presidente relembrou o trabalho que vem realizando desde que assumiu a cadeira no Legislativo, em janeiro, para retomar as ações da entidade. “Essa associação é importante porque leva conhecimento e capacitação que tanto nós precisamos, fortalece nossas empreitadas, dá peso às nossas reivindicações. Estamos caminhando naquilo que propusemos quando nos candidatamos”, enfatizou Aristeu.


O presidente da Uvepar, Bento Batista da Silva, vereador de Juranda (PR) e também presidente da União de Vereadores do Brasil (UVB), elogiou a iniciativa da Câmara de Tibagi para reintegrar os vereadores da microrregião e falou do prazer da atividade da vereança, destacando que o vereador é muitas vezes o “parachoque da comunidade”, já que é o representante direto da população, que mais próximo está dos cidadãos e de suas necessidades. Ele também reforçou que os vereadores devem, de forma organizada, cobrar maior presença do Legislativo Estadual nos municípios.


O prefeito de Tibagi, também representante da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, ofereceu o apoio da Prefeitura e da AMCG para a associação. “Essa troca de experiências que começa a acontecer com a integração dos vereadores é muito importante para o desenvolvimento da nossa região”, definiu Sinval.


Apoio também foi ofertado publicamente pelo deputado federal Picler ao assumir o compromisso de destinar emenda parlamentar para a construção de uma sede para a Ascamp. “Basta que a entidade seja reconhecida como de utilidade pública e eu poderei separar o recurso. Meu gabinete está à disposição de vocês”, anunciou. Ele ainda discursou sobre a relevância da qualificação dos vereadores através dos cursos que serão ofertados pela entidade. “Nesse mundo em que vivemos não há espaço para falta de instrução, para falta de conhecimento”. Na opinião do parlamentar, o vereador precisa estar preparado porque é o “elemento mais próximo do poder, que é o povo”.


O deputado Plauto também reforçou a necessidade do vereador buscar informação para saber como atuar frente aos desafios. “Que a Ascamp sirva como instrumento para preparar vereadores e assessores em palestras e qualificações para o bom exercício da função”.



Outras autoridades que compuseram mesa no evento foram Sebastião Mainardes Júnior (DEM), presidente da Câmara de Ponta Grossa; Ana Maria Holleben, vereadora que representou a presidente do PT/PR Gleisi Hoffmann e o presidente de honra da Ascamp, vereador na 9ª legislatura em Reserva, Wilson de Holleben (PMDB), além de Euclides Aires Martins, ex-vereador em Tibagi e ex-vice-presidente da Ascamp e Pedro Denczuk Filho (PTB), vereador em Prudentópolis.



Palestras


O Encontro Regional da Asscamp iniciou pela manhã e seguiu até o final da tarde, com várias palestras. O papel do vereador na comunidade foi tema da fala de Cláudio Antônio de Brito. O prefeito Sinval Silva apresentou o programa Recicla Tibagi, hoje referência nacional na correta gestão de resíduos urbanos. Após almoço, Hélio Jost, consultor jurídico da Uvepar, abordou o tema ‘Recursos Administrativos junto ao Tribunal de Contas’. Em seguida, ‘o poder da comunidade organizada’ foi tema da palestra com Jonias de Oliveira e Silva, consultor jurídico da Uvepar e diretor da Pontual Consultoria Pública.



Asscamp


Fundada em 1987, já teve o próprio presidente da Câmara de Tibagi, Aristeu, como presidente. Agrega os municípios: Cândido de Abreu, Castro, Carambeí, Curiúva, Imbaú, Imbituva, Ipiranga, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.


A missão da Asscamp inclui busca por recursos, realização de treinamentos, palestras, intercâmbios, maior representatividade e poder de decisão, afinar relação com governos e divulgação. A associação estava desativada há pelo menos cinco anos.



Diretoria


Presidente: Aristeu Ribas (DEM) – Tibagi


1º Vice-presidente: Antonio Levi Napoli Pinheiro (PMDB) – Castro


2º Vice-presidente: Sebastião Mainardes Júnior (DEM) – Ponta Grossa


1º Secretário: Pedro Ivo Bueno (PPS) – Carambeí


2º Secretário: Ivano Cherobim (PMDB) – Palmeira


1º Tesoureiro: Paulo Sérgio de Lara (PSC) – Ventania


2º Tesoureiro: Capistrano Pato da Cunha (PMDB) – Jaguariaíva



Conselho Deliberativo


Presidente: Ilson Egler Pedroso de Oliveira (PSC) – Carambeí


1º Secretário: Jaime Bracisievrcz (PMDB) – Ventania


2º Secretário: Luiz Agnaldo da Silva (PDT) – Imbituva


Membros de: Piraí do Sul, Jaguariaíva, Ipiranga, Telêmaco Borba, Imbaú, Cândido de Abreu, Curiúva, Teixeira Soares, Ortigueira, Ponta Grossa, Imbituva, Reserva, Tibagi e Porto Amazonas.



O presidente nato (ou presidente de honra) continua sendo Wilson de Holleben, de Reserva. Já os integrantes do Conselho Consultivo Suprapartidário serão escolhidos conforme as indicações dos partidos políticos nos municípios.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tibagi

Nenhum comentário: