tribunadanoticia.com.br

terça-feira, 11 de outubro de 2011

TIBAGI-PR - Tibagi receberá 15 unidades do 'Morar Bem Paraná'

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) anunciou a construção de 853 novas moradias para a região dos Campos Gerais. São 623 casas urbanas e outras 230 rurais que fazem parte do programa Morar Bem Paraná. Em Tibagi, 15 unidades serão construídas na área rural para beneficiar produtores da agricultura familiar. Prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) assinaram o convênio em reunião com o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, na última sexta-feira (7), em Ponta Grossa.    A parceria com a Caixa Econômica é a fórmula de sucesso do programa habitacional do Estado, na opinião de Chaowiche. “Habitação é o sustentáculo para o resgate social e, se não fosse a Caixa, o Morar Bem Paraná não teria esse sucesso que já estamos conquistando. Temos o mesmo objetivo, que é levar dignidade a quem ainda vive em condições precárias”, disse.
Sinval Silva (PMDB), prefeito de Tibagi, ressalta que as moradias atendem a uma demanda específica no meio rural. “Vamos deixar 15 famílias em melhores condições porque é muito importante que continuem no campo. Temos de dar condições para se viver bem no meio rural”. Sinval relembra que outras muitas conquistas colaboram para a permanência dos agricultores em suas propriedades. “Hoje não existe praticamente ninguém sem energia elétrica, melhoramos as estradas rurais, oferecemos internet gratuita inclusive no campo, o transporte escolar vai a todas as localidades – tudo isso significa mais qualidade de vida no campo”, frisou.
As casas em Tibagi terão dois modelos, de 40 e 52 m², e beneficiarão famílias com renda de até R$ 15 mil ao ano e que vivem em moradias com condições precárias. As inscrições devem ser feitas nos escritórios da Emater, que tem sede na praça Leopoldo Mercer, na cidade, e também nos dois distritos rurais: Caetano Mendes e Amparo.
Convênios
Foram assinados convênios para casas urbanas nas cidades de Arapoti, Ivaí, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Reserva, Sengés e Ventania, totalizando 623 unidades. Já os convênios de casas rurais vão beneficiar 230 famílias das cidades de Arapoti, Carambeí, Castro, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
Programa Morar Bem Paraná
É o programa que define a nova política habitacional do Estado e que garantirá o atendimento a 100 mil famílias paranaenses nos próximos quatro anos. O programa abrange medidas de regularização fundiária, financiamento para construção de novas unidades e melhoria de moradias urbanas e rurais. O Morar Bem Paraná será implementado por meio de cooperação técnica da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) com a Caixa Econômica Federal.
Programa Morar Bem Paraná Rural
O programa Morar Bem Paraná Rural vai atender, nos próximos quatro anos, dez mil famílias com casas novas e outras quatro mil com reformas e ampliações. É uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Caixa Econômica Federal e Cooperativas de Agricultores.
Os recursos, provenientes do governo Federal através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), podem chegar a R$ 25 mil por casa, dependendo da renda familiar do agricultor. O governo do Estado também pode entrar com subsídio para complementar a mão de obra.
Mais habitações em Tibagi
O prefeito Sinval Silva realça ainda que outros programas habitacionais estão em andamento para dar conta da demanda em Tibagi. “No próximo mês devemos formalizar um novo convênio com a Cohapar para a construção de 40 casas populares no distrito de Caetano Mendes”, anuncia.
Segundo Sinval, as moradias serão construídas em área já cedida pela Prefeitura à Cohpar, atrás da subprefeitura do distrito. “O terreno já tinha sido doado mas houve atrasos no repasse de recursos e procurei a Cohapar para retomar essa área. Foi então que eles revisaram os projetos e resolveram executar a obra que em breve irá para licitação”, relembra.
Outro projeto vai atender também os moradores do distrito de Amparo, com 40 moradias numa área próxima à subprefeitura de São Bento. “Estamos destinando outro terreno num novo processo, para o próximo ano, propondo mais 40 casas”, antecipa.
No meio urbano, a expectativa do prefeito é por construir 450 casas em parceria com o Movimento União Por Moradia Popular (MUPMP) com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), com projeto já em andamento. “Nesta sexta-feira (15), em Curitiba, assinaremos o convênio com o União Por Moradia. Estamos agora concluindo o projeto para ver se realmente cabem as 450 unidades nos dois terrenos que repassamos, cumprindo assim a nossa meta”, indica.
Quanto aos projetos já executados, Sinval ressalta o Programa EcoMoradia que entregou 62 moradias ecológicas na cidade a famílias de baixa renda. “E queremos construir outras para fechar 150 moradias até o final do ano que vem”, pontua. “Estamos no caminho certo da habitação. Tibagi tem tudo para deixar de ter problema com moradia”, finaliza.

Nenhum comentário: