tribunadanoticia.com.br

sábado, 26 de fevereiro de 2011

O EMPRESÁRIO ZÉLIO DEBAS E SEU FILHO JULIAN DEBAS TRAZEM NOVA TECNOLOGIA DE PLANTIO DE TOMATES

Julian e seu pai Zélio Debas.

Zélio Debas em sua lavoura na localidade de Gavião Bonito em Reserva.
Sofia Debas em sua Cozinha Industrial.

O empresário e agricultor reservense Zélio Debas e seu filho Julian Debas trazem para Reserva uma nova tecnologia de plantio de tomate. Zélio Debas e um dos primeiros produtores de tomates em Reserva e tem realizado várias viagens e assim conheceu novas tecnologias, uma delas permite diversificar épocas de plantios, o que já vem acontecendo em suas lavouras de tomate em épocas diferenciadas nas quais não há plantio da cultura na região. O novo método de plantio do Tomate determinado permite ao agricultor a redução dos custos em 30 % dos gastos com o plantio.
Com essa nova tecnologia Zélio obteve ótima produtividade em suas lavouras e consequentemente conseguiu comercializar seus produtos com excelentes preços, escapando da concorrência causada pelo excesso do produto no mercado e com isso manteve seus empregados com trabalho o ano todo.
Nas lavouras de Zélio e Julian Debas, o plantio de tomates acontecem três vezes ao ano, sendo elas no início dos meses de Janeiro, Agosto e Novembro onde é aplicado o plantio em época diferenciada do Tomate com qualidade determinado.
Zélio e seu filho Julian além do plantio da cultura do Tomate, também plantam as lavouras de Pimentão, milho, soja e feijão, eles vem conquistando uma rentabilidade anual excelente e geram 50 empregos diretos e 50 empregos indiretos que também ajudam a aquecer o comércio reservense. Mas para isso acontecer Zélio Debas vem atuando no mercado conseguindo importantes contatos com outros estados. Já Julian Debas além de administrar as grandes áreas de lavouras também dedica- se ao 3º ano do Curso de Agronomia do Cescage- Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais. Segundo Julian ele optou por estudar agronomia porque além dos conhecimentos que ele já tem quer conseguir um melhor desempenho e uma melhor produtividade em suas lavouras.

COZINHA INDUSTRIAL

O tino empresarial da família não para somente em Zélio e Julian Debas que são importantes produtores de Tomate da região. Sofia Debas, esposa de Zélio também possui uma cozinha industrial, onde ela faz vários tipos de conservas, deliciosos bolos e salgados para aniversários e festas. Assim diversificando a renda da família.

Nenhum comentário: