tribunadanoticia.com.br

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Amparo terá nova rede de distribuição de água

Até março do ano que vem, o distrito de Alto do Amparo, área rural de Tibagi, receberá uma nova e moderna rede de distribuição de água.

Um convênio firmado entre a Prefeitura e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), vai permitir a construção de 4.850 metros de rede de distribuição de água, atingido 100% das residências da sede do distrito e de localidades próximas.

Além da ampliação da rede, o convênio prevê também a perfuração de um novo poço artesiano no Alto do Amparo. “Hoje quem administra a distribuição de água no distrito é a Prefeitura. Até março de 2008 essa responsabilidade será da Sanepar. Para possibilitar essa mudança vamos investir em obras construindo um novo poço artesiano e ampliando a rede de distribuição. O objetivo é acabar com o problema de interrupção no abastecimento que atinge a localidade”, afirma o gerente regional da Sanepar em Telêmaco Borba, Ademir Quintino da Fonseca. O investimento total no Alto do Amparo chega a R$ 210 mil.

Convênio prevê ampliação da rede de esgoto

A Prefeitura de Tibagi também assinou outro convênio com a Sanepar para ampliar a rede de esgoto na cidade. Em breve mais 5 mil metros de rede de esgoto e 215 ligações prediais serão executadas. Toda a obra, na sede do município, deve consumir aproximadamente R$ 240 mil.

Hoje, Tibagi possui 72% de cobertura de rede de esgoto, quase o dobro da média nacional. Depois das obras, que devem começar em março do ano que vem, o percentual de cobertura na cidade pode chegar a 95%. “A ampliação da rede de esgoto transformará Tibagi na segunda cidade do Paraná com maior cobertura, perdendo apenas para Cornélio Procópio que possui hoje 97%”, explica Fonseca. Segundo ele, as obras de ampliação da rede de esgoto devem ser concluídas em Novembro de 2008. “O governador já autorizou a obra e assinatura desse convênio garante os recursos. As obras começam em março do ano que vem e devem ser concluídas em no máximo 8 meses”, finaliza

A Sanepar também pretende construir em Tibagi duas novas estações de tratamento de esgoto. Uma na vila São José e outra no bairro Santa Paula.

Nenhum comentário: