tribunadanoticia.com.br

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Trem de luxo faz viagem inaugural pelos trilhos do Paraná

O Great Brazil Express fez nesta terça sua viagem inaugural pelos trilhos do Paraná



O prefeito de Tibagi Sinval Silva e a secretária de turismo Cecília Nanuzi Pavesi representaram o município na primeira viagem do trem de luxo pelas estradas de ferro do estado.

O trem de luxo Great Brazil Express realizou sua primeira viagem pelos trilhos do Paraná nessa terça-feira (6). Considerado o primeiro trem de luxo da América Latina, o Great Brazil conta com decoração exclusiva, que remete ao ar tropical do Brasil colônia. Internamente, poltronas de couro largas, ar condicionado e serviço de bar garante conforto aos turistas. A viagem de trem pelas cidades mais emblemáticas do Paraná faz parte de um pacote turístico de 10 dias que será comercializado exclusivamente nos países da Europa. Quem se interessar pela viagem terá que desembolsar R$ 6 mil.

Entre os passageiros da viagem inaugural, autoridades, do Governo Federal e Estadual, prefeitos dos municípios que fazem parte do projeto e representantes de agências de viagens e de operadoras de turismo. O trem chegou em Guarapuava perto das 15 horas, vindo da cidade de Cascavel. “Guarapuava tem muita história e belas paisagens para oferecer aos turistas”, diz o Prefeito Fernando Carli. Segundo ele, há 53 anos, a chegada do primeiro trem de ferro à cidade trouxe o desenvolvimento econômico. “Hoje estamos presenciando a chegada de um trem de luxo que irá potencializar o turismo em nossa Região”, afirma.

O prefeito de Tibagi, Sinval Silva também participou da viagem inaugural. Apesar de não ter ferrovia, a cidade foi inserida no pacote turístico internacional devido aos grandes atrativos que possui. “Os turistas europeus irão de trem até Castro e depois seguem de ônibus para Tibagi. Aqui conhecem o cânion guartelá e passam uma noite na pousada Itaytiba. Também estamos negociando com a organização para que o grupo almoce em restaurantes da cidade”, explica Sinval.

No Paraná, o Great Brazil Express percorre a ferrovia no trecho que vai de Castro a Foz do Iguaçu. O trajeto da viagem inaugural é o mesmo do roteiro oferecido aos turistas nos pacotes internacionais, que começam operar em abril de 2008. O programa de turismo é resultado de uma associação entre a Serra Verde Express e a operadora de turismo belga Transnico. De acordo com o presidente da Serra Verde Express, Adonai Arruda, os pacotes para a viagem até agosto de 2008, já estão vendidos. “A aceitação na Europa está excelente, devido à nova visão do turismo, voltada às paisagens do interior”, aponta.

Os organizadores acreditam que o pacote trará mais de 2 mil turistas por ano ao Paraná.

Nenhum comentário: