tribunadanoticia.com.br

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Rio Tibagi mais limpo

Mutirão retirou mais de 600 quilos de lixo do Rio Tibagi. 300 mudas de árvores nativas também foram plantadas para resgatar a mata ciliar.

O dia do rio, 24 de novembro, foi marcado de forma especial em Tibagi. Logo cedo, um grupo com aproximadamente 50 pessoas se reuniu às margens do rio Tibagi para retirar dejetos da água. De acordo com dados da secretaria municipal de turismo e meio ambiente, aproximadamente 600 quilos de lixo foram recolhidos. Os participantes do mutirão, também plantaram 300 mudas de árvores nativas às margens do rio.

Para recolher o lixo, o grupo usou botes de raffiting. Nas corredeiras, ao invés de adrenalina, os participantes encontraram muitas garrafas pets, sacolas plásticas e todo tipo de dejeto. O lixo recolhido foi encaminhado para a associação municipal de catadores. Depois de separado, boa parte seguiu para empresas de reciclagem.

O dia ainda contou com palestras educativas e foi encerrado com uma peça teatral organizada pela ONG Patrulha ecológica do rio Tibagi (PERT). A peça, “água, a vida por uma gota”, traz o Tibagi como um velho ancião que observa a atitude dos homens. Durante o espetáculo o rio aparece poluído e sem mata ciliar. “O objetivo é conscientizar a população a preservar e resgatar os mananciais degradados”, explica Alisson Batista, idealizador da peça.


Campanha de reciclagem

A secretaria municipal de turismo e meio ambiente aproveitou o dia do rio para lançar oficialmente a campanha municipal de separação e coleta de lixo. A iniciativa, inédita no município, pretende estimular a população a não jogar lixo orgânico e reciclável no mesmo recipiente.

Para informar como fazer a separação do lixo reciclável corretamente, funcionários da secretaria irão promover palestras educativas nas escolas estaduais e municipais. Um folheto informativo já foi elaborado e deve começar a ser distribuído em breve.

Além disso, o município irá disponibilizar um caminhão equipado só para recolher o lixo “limpo”, plástico, papel, vidro e metal. O caminhão percorrerá as ruas da sede do município todas às quintas-feiras. O projeto começa a funcionar na primeira quinta-feira de dezembro, dia 5.

Todo lixo recolhido será encaminhado para a associação municipal de catadores.

Nenhum comentário: