tribunadanoticia.com.br

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Prefeitura faz mutirão para ajudar vítimas de temporal

Casa teve telhas arrancadas devido ao temporal

Funcionários das secretarias de obras, transportes, do corpo de bombeiros comunitários e representantes do Conselho Municipal de Defesa Civil (CONDEC) passaram o final de semana e o início desta segunda-feira (12), amparando vítimas e solucionando os problemas estruturais causados pelo temporal que atingiram o município na última sexta-feira (9). Os trabalhadores envolvidos na ação emergencial distribuíram telhas e lonas para as famílias que tiveram suas casas destelhadas. O mutirão também foi responsável pela limpeza de ruas e cortes de árvores.

A chuva acompanhada de rajadas de ventos fortes começou em Tibagi por volta das 17:30 horas. Em menos de 10 minutos os estragos já eram visíveis. Árvores foram arrancadas, casas destelhadas e ruas alagadas. A cidade inteira ficou sem energia elétrica e água por mais de 18 horas. De acordo com o superintendente da Copel em Telêmaco Borba, Cláudio Vedan, a interrupção da distribuição de energia aconteceu devido à queda de árvores sobre a rede. “Árvores inteiras foram arremessadas sobre a rede de transmissão entre os municípios de Tibagi e Telêmaco Borba, danificando postes e fios. Equipes de plantão trabalharam durante todo o final de semana para solucionar o problema”, justifica.

Nas proximidades do centro de eventos de Tibagi, oito postes de distribuição de energia elétrica não resistiram ao vendaval e cederam. Na localidade de Fazendinha, entre os municípios de Tibagi e Ventania, uma floresta de pinos teve mais de 100 árvores arrancadas. No centro da cidade o corpo de bombeiros registrou 13 quedas de árvores. O caso mais grave aconteceu na vila São José, onde uma árvore caiu sobre uma casa. Por sorte ninguém ficou ferido. A vila, por estar em uma das regiões mais altas da cidade foi a mais atingida. No local, aproximadamente 20 casas foram destelhadas.

De acordo com a secretária de obras e urbanismo, Rita Maristela Ribeiro, o mutirão deve continuar durante toda a semana. “Estamos com uma equipe grande cortando árvores e limpando as ruas. Já adquirimos telhas para as famílias que tiveram suas casas atingidas. Esse trabalho deve continuar pelo menos até o final de semana”, afirma.

Novo temporal

Se depender das previsões do Instituto Meteorológico Simepar a região pode sofrer novamente com ventos fortes e temporais. De acordo com informações do meteorologista Tarcísio Valentim, nuvens carregadas devem se formar sobre o município a partir da próxima quarta-feira (14). Na sexta, o tempo volta a ficar firme na região. Mesmo com as chuvas as temperaturas, durante o feriado prolongado continuam elevadas. A mínima prevista é de 14°C na quarta. A máxima pode chegar aos 28°C no sábado.

Nenhum comentário: