tribunadanoticia.com.br

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Livro resgata história de ruas e famílias tibagianas

Nylzamira Cunha Bejes e o prefeito Sinval Silva durante o lançamento do livro Teu nome é uma história

A Biblioteca Pública de Tibagi foi palco no último domingo, 25, para o lançamento do livro “Teu nome é história”. A obra da escritora Nylzamira Cunha Bejes, apresenta biografia e genealogia de todas as pessoas que nomeiam ruas, praças e prédios públicos da cidade. Pessoas que participaram da história e do progresso do município e foram homenageadas por leis municipais.

Na presença de autoridades legislativas, do poder executivo e de representantes de familiares constados no livro, o prefeito Sinval Silva (PMDB) destacou a importância da obra no resgate da cultura tibagiana. “Esse é um material de referência para qualquer pessoa que quiser saber da nossa história. Tibagi é um dos únicos municípios do Brasil, onde todas suas ruas, praças e outros espaços são nomeados com benfeitores que nasceram ou moraram em Tibagi e de alguma forma contribuíram para o crescimento da cidade”, ressalta.

A obra é resultado de mais de dez anos de pesquisa - contrariando os desejos da autora - e conta a vida dos cidadãos, cujos nomes intitulam logradouros públicos do município. “Pensava que em seis meses estaria com o livro concluído, mas passaram-se dez anos para terminar. Exigiu muita pesquisa e merece destaque a genealogia das pessoas estudadas”, relata.

A bibliotecária Nylzamira retrata a historia de Tibagi com peculiaridades vividas pela própria autora ou baseada em fatos descritos pelo seu pai, Aguinado Guimarães Cunha, no período de 1930 até 2007. Em mais de 500 páginas, uma riqueza de informações e detalhes dos homenageados.

A autora

Nylzamira Cunha Bejes, nascida em Ponta Grossa, pertence a várias academias de letras, de poesia e de cultura. Também integra o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, ocupa a cadeira 30 da Academia de Letras dos Campos Gerais. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná, concursada na Biblioteca Pública do Paraná, exerceu a profissão por 35 anos. Poetisa tem outras publicações: “Teu nome é poesia” e “Sonetos em Curitiba”.


Texto: Peter Allan

Nenhum comentário: