tribunadanoticia.com.br

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Florestas da região favorecem produção de abelhas africanizadas

Projeto sustentável de jovem de 16 anos melhora a qualidade e aumenta

a produtividade do mel

Com apenas 16 anos, o jovem Rodrigo da Silva já está pensando em seu futuro no campo e, mais que isso, implantando uma iniciativa sustentável na propriedade de sua família. Ele participa do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) no Território Caminhos do Tibagi e trouxe das aulas práticas a ideia que vai aumentar e melhorar a qualidade do mel em sua chácara no município de Ventania.

Como a família já trabalha há sete anos com abelhas africanizadas e tem uma pequena estrutura, seu projeto é para aumentar mais 20 colmeias, fazer crescer também a produção e ainda melhorar a qualidade do mel.

Ele explica que para melhorar a qualidade do produto vai utilizar as legislações do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que abrange toda a área de higienização. O crescimento da produção depende de um manejo mais adaptado à sua realidade e às legislações ambientais. “Preservar o meio ambiente, cuidando das matas nativas e das nascentes para que as abelhas tenham uma melhor produção é imprescindível”, avalia.

Segundo Rodrigo, a propriedade já conta com grande proporção de mata nativa, eucalipto e recursos hídricos que vão influenciar muito na produção do mel. “Isso foi um dos motivos que me levou a escolher esse projeto”, comenta.

Nenhum comentário: