tribunadanoticia.com.br

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Técnicas alternativas diminuem uso de químicos na Horticultura

Caldas substituem uso de defensivos agrícolas

Há dois anos Josiane Padilha da Silva, de 17 anos, frequenta as aulas do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR), pelo Território Caminhos do Tibagi. Ela é do município de Ortigueira e leva a formação técnica como oportunidade de desenvolver a propriedade rural de sua família. Após contato com novas formas de produção na Horticultura, Josiane vai implantar uma horta orgânica para utilizar os recursos disponíveis da propriedade. A ideia é render a seus produtos o conceito de livres de defensivos agrícolas utilizando caldas para combater as pragas e doenças.

As técnicas alternativas podem garantir uma produção de qualidade e sem químicos. São formas saudáveis de assegurar a distância, por exemplo, do pulgão. “Basta usar pimenta e água, neste caso”, conta Josiane. Para espantar a lesma que também destrói as plantações, a empreendedora diz que usa chuchu com batata e alho com flor de cravo combatem pragas e doenças. “Todas estas técnicas aprendi durante as visitas que realizamos junto ao pessoal do PEJR e agora poderei aplicá-las na nossa horta”, comenta.

Josiane antecipa que a produção será vendida para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), conhecido como Compra Direta, em que o governo do Estado compra do agricultor familiar os produtos usados na alimentação escolar e em entidades de assistência social. “A implantação já está acontecendo desde o julho em Tibagi”, indica, acrescentando que a não utilização de produtos químicos na horta assegura também uma alimentação mais saudável. “Todos que consumirem essa produção ou trabalharem nela têm, assim, mais qualidade de vida”, pontua.

Dicas: tipos de caldas

Alho com flor de cravo de defunto: utilizada no combate as pragas e doenças

Pimenta e água: combate de pulgão

Fumo e água: combate as pragas

Chuchu com batata: combate a lesma

Nenhum comentário: