tribunadanoticia.com.br

domingo, 14 de agosto de 2011

FORTE CHUVA DE GRANIZO ASSUSTA RESERVENSES QUE TAMBÉM TEM GRANDES PREJUÍZOS

Cerca de 15 mil pessoas e 4 mil moradias, escolas, postos de saúde e estabelecimentos comerciais, esse foi o resultado da Chuva de Granizo que atingiu Reserva, por volta das 18 h 30 de terça- feira, dia 09 de Agosto. A partir da manhã de quarta- feira dia 10 de agosto a cena que se via em Reserva era pessoas trabalhando sobre as casas sem cobertura e diversas lonas servindo como proteção provisória em todos os bairros da cidade. Apesar dos estragos a Defesa Civil não registrou desabrigados ou desalojados. O granizo também atingiu parte da área rural do município, principalmente a localidade de Anta Gorda, onde 15 produtores de tomate tiveram lavouras afetadas.
O prefeito de Reserva Frederico Bittencourt Hornung, (Neto), ficou muito abalado com o fato e falou sobre os estragos. “ A chuva atingiu a cidade toda. 3500 das 5 mil e poucas casas foram atingidas. Mesmo as telhas de Eternit de 6 milímetros, mais grossas que o normal, não agüentaram, nunca vi isso. Em 1987 também teve uma chuva grave, mas de menor intensidade” disse o prefeito. O granizo também amassou latarias e quebrou para- brisas de carros e matou pássaros. Apesar do susto e dos danos materiais apenas duas pessoas se feriram gravemente. O prefeito decretou Estado de Emergência.
A tempestade durou de 5 a 7 minutos, mas tempo suficiente para provocar muitos estragos. As pedras grandes eram do tamanho de ovos de galinha. Algumas pessoas foram pegas de surpresa e sofreram escoriações ao serem atingidos pelo granizo. As pedras furaram os telhados e chegaram ultrapassar forros de PVC. Vidros de janelas também foram quebrados.
O 2º Grupamento de Bombeiros e a Defesa Civil montaram uma força- tarefa para ajudar os moradores. 60 homens e mulheres integrantes das duas unidades em Ponta Grossa, Castro, Palmeira e outros municípios dos Campos Gerais vieram em Reserva na terça- feira dia 09 de agosto. Eles distribuíram mais de 100 rolos de lona naquela noite, mas o material acabou e pela manhã de quarta- feira dia 10 uma nova carga de lona foi conseguida, junto aos bombeiros da região e também de Curitiba. As equipes dos Bombeiros se concentraram no Colégio Estadual Manoel Antônio Gomes, (CEMAG), e foram divididas para fazer o levantamento dos estragos pelos bairros e entregar lonas a população. O mutirão de apoio em Reserva foi coordenado pelo Major Luiz Grummt, da Defesa Civil ele informou que a força- tarefa não tem prazo para terminar.
Várias pessoas fizeram filas pela manhã de quarta- feira dia 10 de agosto em frente as lojas de Materiais de Construção para comprar telhas, os estoques das lojas não foram suficientes para atender a população. O vice- prefeito Aleixo Lopata proprietário da Remacol teve que controlar a entrada dos clientes para evitar tumulto e garantir telhas para todos.
O Prefeito Frederico Bittencourt Hornung, conversou por telefone com o Governador Beto Richa para pedir ajuda e que o governo enviasse de 25 a 30 mil telhas de cimento e amianto para atender as pessoas.
Na quarta- feira dia 10, a prefeitura conseguiu adquirir telhas para atender as famílias mais necessitadas. De acordo com o prefeito seria necessário uns 15 dias para todas as famílias fossem atendidas.
Os moradores de Reserva viveram momentos de pânicos no início da noite de terça- feira, dia 09 de agosto, quando a chuva de granizo atingiu a cidade. Teve gente que se escondeu dentro do guarda- roupa, outra dormiu sentada na cama, com o guarda- chuva aberto ao lado.
O Granizo deixou residências sem água e energia elétrica, danificou móveis, eletrodomésticos e roupas.
O granizo que caiu em Reserva também prejudicou o abastecimento de água em diversas casas. A Sanepar informou que isso aconteceu porque os cavaletes, (suportes de relógio), se romperam.
A Defesa Civil informou que os prejuízos maiores foram com as coberturas das casas, no entanto, não esta descartada a possibilidade de se lançar uma campanha para arrecadação de colchões, roupas e alimentos, uma vez que os estragos nos telhados fez com que a chuva alagasse o interior das residências, danificando os pertences.

Candido de M. Gomes.

Nenhum comentário: