tribunadanoticia.com.br

sexta-feira, 30 de março de 2012

RESERVA-PR::PARÓQUIA REALIZA ÚLTIMA PROCISSÃO DA QUARESMA ANTES DA SEMANA SANTA

A Paróquia Meninos Jesus encerrou na manhã desta sexta-feira (30), a última procissão penitencial antes da Semana Santa. Com apoio dos catequistas e acólitos, os ajudantes do sacerdote,  cerca de 90 pessoas participaram da caminhada pelas ruas do centro da cidade.
Desde a primeira sexta-feira da Quaresma, eventos como este foram feitos ao amanhecer. O vigário Martinho Hartmann, ainda na Igreja, orou junto com as pessoas, ainda estava noite. Com cantos e orações, católicos fizeram a Via Sacra pelas ruas Generoso Marques, Floriano Peixoto, Quintino Bocaiuva e Avenida Coronel Rogério Borba, rezando o terço. Voltando à igreja, o padre leu uma carta de São João Crisóstomo e abençoou o povo. Foi oferecido um café da manhã.
Segundo Martinho, a prática  da procissão religiosa vem da antiguidade, principalmente da idade média. ‘’Elas [as caminhadas] nos convidam a um fortalecimento da fé, em um primeiro aspecto. Mas também  uma meditação da Paixão, a vida  de Jesus e de tudo aquilo que ele viveu.
Para ele, a participação popular deve ser ressaltada nesse projeto rumo a Páscoa. ‘’As adesões do povo que vieram se organizaram, pois todos os dias tinha uma equipe responsável. A grande motivação que ainda nos levam  nesse tempo, é a união dos cristãos que se dá nesses momentos de oração’’, acrescenta.
Um dos participantes também ressalta o valor da experiência de fortalecimento da fé. ‘’Foi ótimo participar. Tirar-nos um pouco do comodismo, muitas vezes no friozinho da madrugada, do quentinho de casa. Pra mim foi excelente, pois fazemos penitência, rezamos mais. Às vezes nossas orações são fracas de motivação. Nesse momento de Quaresma e Páscoa, são grandes momentos para melhorar nossa fé’’, comenta Alberto Costa, auxiliar de cartório. 
Domingo
No Domingo de Ramos será feita uma passeata sobre o tema da Campanha da Fraternidade, que esse ano discute a saúde pública, às 17h, com saída no Bairro Cruzeiro.
Alan Prodelik

Nenhum comentário: