tribunadanoticia.com.br

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

FÓRUM REGIONAL DEBATE AVANÇOS ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS EM TODO O ESTADO

O Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná encerrou na última quinta-feira (25), em Francisco Beltrão, a primeira etapa de encontros realizados em oito regionais do estado. Foram duas semanas de reuniões buscando informações e traçando projetos que deem condições de criar ambientes favoráveis para as micro e pequenas empresas. Os encontros também ocorreram em Apucarana, Londrina, Maringá, Pitanga, Ponta Grossa, Cascavel e Laranjeiras do Sul, abrangendo regiões do Vale do Ivaí (AMUVI), Médio Paranapanema (AMEPAR), Setentrião Paranaense (AMUSEP), Centro do Paraná (AMOCENTRO), Campos Gerais (AMCG), Oeste do Paraná (AMOP), Sudoeste do Paraná (AMSOP) e a Cantuquiriguaçu.


Criado desde 2008, o Fórum vem trabalhando ativamente nesses dois últimos anos com legislação, obtenção de crédito, capacitação de mão de obra, abertura de novas empresas com a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Rede SIM), compras governamentais, entre outros.

Para Ercílio Santinoni, secretário em exercício da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná, e secretário técnico do Fórum, essa consolidação no interior vai possibilitar a criação de milhares de empregos e de oportunidades para os jovens que hoje têm que sair das suas cidades em busca de trabalho em municípios de médio ou grande porte. “As micro e pequenas empresas são as grandes geradoras de empregos com carteira assinada no país. Temos muito interesse em fortalecer esse importante setor da economia brasileira e paranaense. A industrialização do interior é uma das metas do governador Beto Richa”, salienta.

A ideia é que a cada dois meses representantes dos fóruns regionais se reúnam com técnicos e coordenadores do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), para trazer as demandas de cada região e assim levar essas propostas para serem avaliadas nas audiências públicas. “Podemos dizer que estamos numa nova fase, onde o empresário é ouvido pelo governo. A partir de agora todos os canais de comunicação estão abertos. Isso tem surtido bastante efeito e tem sido bem avaliado pelos empresários”, afirma Santinoni, que participou de grande parte das aberturas dos fóruns nestas duas semanas.

Durante os fóruns, também foi escolhido, em cada município, um Coordenador Técnico do Fórum Regional – representante da iniciativa privada. Para Ercílio, os encontros foram produtivos. “Sentimos uma grande receptividade por parte das entidades de representação empresarial. Saímos das reuniões com uma estrutura de coordenadores que se comprometeram, além de trabalhar juntamente com os empresários da região, levar para o fórum estadual as demandas geradas nessas reuniões”, afirma.

O Fórum paranaense é considerado referência nacional e foi utilizado como modelo por outros estados. Os encontros reuniram representantes da iniciativa privada, sindicatos, entidades, entre outros.

Nenhum comentário: