tribunadanoticia.com.br

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

TIBAGI-PR: Força Verde Mirim realiza viagem técnica a Morretes e litoral

Vinte e quatro alunos do Programa Força Verde Mirim do Colégio Irênio Moreira Nascimento participaram no último final de semana (19 e 20) de uma atividade diferente. Juntamente com o diretor e pedagogas do colégio e os agentes da Polícia Ambiental os alunos visitaram Curitiba e Morretes com um passeio de trem da empresa Serra Verde Express, além das praias paranaenses.

Logo na chegada em Curitiba os alunos receberam instruções sobre disciplina antes do passeio de trem onde foram guiados com informações gerais sobre o bioma, mata atlântica, patrimônio histórico, serra do mar e relevo da região até a chegada em Morretes. “Pudemos experimentar o barreado que é um prato típico da cidade e conhecemos também o centro histórico”, conta a agente mirim Isabel Cristina Prado Aleixo.
Leri Ribeiro, gerente de Meio Ambiente explica que esta é a segunda turma a ser formada em Tibagi. “No ano passado foi uma turma do Colégio Leopoldina e desta vez foi o Colégio Irênio. É muito interessante, pois além do conhecimento que eles adquirem sobre muitos aspectos de preservação do meio ambiente, proporcionamos viagens como esta em que muitos alunos tiveram a primeira oportunidade de conhecer a praia, por exemplo”.
No alojamento do Corpo de Bombeiros da Praia Santa Terezinha os alunos receberam noções de primeiros socorros. “Outro detalhe importante foi a explicação que eles receberam sobre a importância da preservação e proteção do bioma de restinga nas praias, que é o conjunto de formações vegetais que revestem as areias litorâneas, desde o oceano até as primeiras encostas do mar”, conta Leiri. “A gente participa do dia a dia do trabalho da polícia e dos bombeiros e sentimos o compromisso da preservação do meio ambiente. A viagem foi muito legal e todos os colegas gostaram muito”, avalia o agente mirim João Vitor Gomes Antunes.
O programa Força Verde Mirim em Tibagi tem o apoio da Polícia Ambiental de Curitiba, Batalhão do Corpo de Bombeiros da Praia Santa Terezinha, Itáytyba Ecoturismo, Colégio Irênio Moreira Nascimento, Serra Verde Express, Restaurante Madalozo em Morretes, Restaurante Cumbuco em Pontal do Sul e Prefeitura de Tibagi.
Para sempre
Na opinião do prefeito Sinval Silva (PMDB), a viagem técnica marca para sempre a vida dos alunos. “Com o aprendizado junto à Força Verde Mirim, serão adultos mais responsáveis, conectados com as exigências de um novo modelo de desenvolvimento pautado pela sustentabilidade. Tenho certeza de que teremos cidadãos mais bem preparados”, diz.
Letícia Albuquerque, secretária de Meio Ambiente, completa que a transformação das crianças e adolescentes envolvidos no projeto é visível. “Além de conhecerem outros lugares e terem ensinamentos práticos sobre meio ambiente, tornam-se mais conscientes de seu papel na preservação dos recursos naturais. Os novos agentes ambientais farão toda a diferença no futuro. Para a Prefeitura, apoiar a Força Verde Mirim é um grande investimento”, afirma.
FVM
Desenvolvido pelo Batalhão de Polícia Ambiental do Paraná, com patrocínio da Prefeitura de Tibagi e do Itáytyba Ecoturismo, o programa de educação ambiental tem um ano de atividades com encontros quinzenais, viagens técnicas e muito aprendizado em defesa da natureza.
No programa, os adolescentes são preparados para atuar em defesa de um planeta sustentável. Tibagi foi escolhida para sediar o FVM por ser cidade turística e referência na questão ambiental. “O objetivo é a preservação ambiental, a conscientização socioambiental. Os adolescentes tornam-se multiplicadores dessa consciência”, complementa Letícia.
Todos os integrantes do programa recebem uniformes de agentes ambientais e bloquinhos de autuação contra infratores. São envolvidos em campanhas de conscientização e promovem a divulgação das ações corretas junto à comunidade.
As aulas acontecem aos sábados e em contraturno escolar e contemplaram conhecimentos específicos sobre crimes ambientais, reciclagem, consumo consciente, flora, fauna, agrotóxicos, poluição e datas cívicas.

Nenhum comentário: