tribunadanoticia.com.br

segunda-feira, 14 de maio de 2012

RESERVA ULTRAPASSA 19 MIL ELEITORES

Fila no último dia para regularizar situação eleitoral/ foto Candido de Matos

O município de Reserva já contabiliza aproximadamente 19.163 eleitores, segundo recente relatório divulgado pelo Cartório Eleitoral após o fim do período para fazer títulos, transferir de local ou solucionar pendências referentes às eleições deste ano.

A partir de 17 de abril o número de pessoas procurando a Justiça Eleitoral foi aumentando de maneira gradativa ao fim do prazo, nove de maio. Enquanto em dias normais, o número atendimentos fica em torno de oito eleitores; em dias atípicos chega a 20.

Os plantões no feriado de 1º de Maio e no fim de semana que antecedeu o termino do prazo [cinco e seis de maio] foram atendidos 53 pessoas. A maior ocorreu nos três último dias, em que grandes filas se formaram. No dia 9 houve distribuição de senhas e atendimento depois do horário previsto.

‘’Atendemos a população com as portas abertas até às 18h. Depois distribuímos as senhas para os que permaneceram. O último saiu já era dez da noite’’, conta Rogério Ribas, servidor da Justiça Eleitoral.  

No total de 323 eleitores regularizam ou fizeram títulos de eleitores entre seis a nove de maio. Quem perdeu o prazo deve ir ao Cartório Eleitoral buscar orientação. Uma das possibilidades que ele tem, é justificar seu voto no dia da eleição.

‘’Caso ele tenha faltado aos três últimos turnos, o de 2008 e os dois de 2010, ele perderá o título. Aos outros que não vieram prazo pode justificar só em outubro’’, esclarece Ribas.

Mais de 860 títulos foram cancelados no município.

O próximo passo do Calendário Eleitoral será a liberação para as convenções dos partidos a partir de junho.

Nenhum comentário: